Reciclagem: carimbos de e.v.a.

carimbosdeeva8

Eu sempre quis fazer carimbos de e.v.a., porque imaginava que eram muito mais fáceis de produzir do que os esculpidos em borracha escolar que eu costumo fazer. Pois agora que eu testei os de e.v.a., tenho certeza de que são realmente muito mais fáceis, rápidos e – em alguns casos – mais eficientes. Dá uma olhada no tutorial, faça os seus e depois mande as fotos para a gente ver 😉

Material necessário:

-Tampas de embalagem de Omo Líquido (ou de qualquer outra embalagem que você tenha para reaproveitar)
-Retalhos de e.v.a.
-Fita dupla face
-Lápis
-Tesoura
-Tinta para carimbo
-Papel
-Fita adesiva estampada (decotape) e fita de tecido para decorar

carimbos de eva

Na verdade, eu ainda não tinha feito carimbos de e.v.a. porque nunca tinha onde fixar o e.v.a. – e eu queria algo que fosse reaproveitado, para não ficar desperdiçando. Olhando para umas embalagens de Omo líquido vazias e para a tampa da embalagem que eu usei para fazer o meu vaso forrado com tecido, tive a ideia de reaproveitar as tampas como base para os meus carimbos.

carimbosdeeva3

Então tudo que eu tive que fazer com elas foi lavar bem, para tirar todos os resíduos do sabão.

carimbosdeeva4

Depois, em retalhos de e.v.a., eu risquei por fora da parte menor da tampa, para ficar com o diâmetro certinho e poder desenhar já num tamanho que coubesse na tampa. Escolhi silhuetas simples (uma nuvem, uma maçã e um passarinho), para poder recortar o e.v.a. depois.

carimbosdeeva5

Recortei as formas desenhadas e colei uma em cada tampa, com fita dupla face.

carimbosdeeva6

O olho do passarinho eu fiz apertando uma caneta esferográfica sem ponta sobre o e.v.a. A asa eu fiz com a ponta do lápis, apertando bem para marcar o e.v.a.

carimbosdeeva7

Para deixar os carimbos mais fofos, enfeitei as laterais das tampas com fita de algodão xadrez e com decotape. Na de maçã, colei decotape de maçã. Na de nuvem, decotape de nuvem. Como eu não tinha decotape de passarinho, usei uma de rendinha 😉

carimbosdeeva1

 

carimbosdeeva9

Adorei o resultado e a rapidez com meus carimbos ficaram prontos. Até as crianças conseguem fazer e é uma reciclagem bacana, que aproveita tampas de embalagens e restos de e.v.a.

 

Para saber mais:

Reciclagem: embalagem de sabão líquido vira vaso para flores

Omo

Carimbos feitos a mão

Carimbo na borracha do lápis

[fbcomments]

64 ideias sobre “Reciclagem: carimbos de e.v.a.

  1. priscilla barros

    dani, sou do tipo de pessoa que fica quebrando a cabeça, tentando achar um novo uso para algo que iria ser descartado.

    adorei a sua ideia e a decotape de nuvem!

    beijão

    1. Daniele Autor do post

      É muito fácil de fazer, Regiane. E você sempre pode aproveitar a ideia para fazer carimbos maiores, usando outras tampas.

  2. Marina

    Oi Dani!! Sempre espio o seu blog, mas nunca comento!!! Adoro artes, tudo que é craft, e principalmente coisas que a gente mesmo faz e cria. Esta semana no meu blog estou fazendo um “especial Faça Você Mesmo”, colocando idéias bacanas deste tipo que pego em outros blogs, dando os créditos, é claro. Gostaria de saber se posso colocar esse seu dos carimbos de E.V.A no post de amanhã ou quinta feira. Aguardo sua visitinha e sua resposta!

    Beijo e parabéns pelo blog. Sempre cheio de mil idéias!!!

    Marina

    ninademarina.blogspot.com

  3. Vanessa

    Dani, ficaram tão lindos!!! Amei a dica, mas como uso o Ariel no lugar do Omo, vou fazer com as tampas dos amaciantes porque aquela tampa dosadora é muito grande. Beijos 😀

  4. Jessy

    Ameiiii,
    realmente muito criativo…
    Parabéns… adoro reciclagem.

    Vou fazer com minha mocinha nesse feriado…

    Mas só uma duvida: Q tipo de tinta usa para carimbar?
    Só conheço preta e azul… quanta ignorância…rsrsrs

    bjs

    1. Daniele Autor do post

      Jessy, tem carimbeiras de cores bem variadas no mercado. Você encontra em papelarias, lojas para scrapbook e de material para artesanato.
      Bjs

  5. Carla

    Legal vc aproveitar as tampinhas de sabão, ficaram lindinhas mesmo… eu costumo usar todo tipo de tampinha de vários tamanhos, tudo que tem tampinha eu tiro e guardo pra fazer carimbinho com eva, mas com tampinha de sabão eu achei que não ia dar certo por causa da parte de dentro da tampa…não machuca a mão? ah, o que tipo de tinta vc usa pra carimbar, carimbeira mesmo? eu uso guache tb, por causa da variedade de cores…Beijinhos…

  6. Andreza

    Oiii!

    Parabéns pelo site! Visito sempre e mandei para minhas amigas que gostam de costura e arte.
    🙂
    Fiquei com uma dúvida: há algum fechamento na parte aberta da tampinha?Como vc fez?
    Beijos,
    Andreza.

  7. Adriana - Casa, Coisas e Sabores

    Nota dez para o reaproveitamento e para a praticidade desses carimbos fofos! Fiquei imaginando que pode ser uma ótima atividade para se trabalhar com as crianças.
    Não sou criança, mas vou fazer os meus 🙂
    Beijos, seu blog é ótimo!

  8. Luciene Rosi

    Adorei!!
    Recebi a dica dos carimbos lá no Pra gente miúda… e pensei: ” Olha a Dani arranjando uma reciclagens pras tampinhas!!” rs
    Vim logo que pude falar que adorei…
    Bjins

  9. Pingback: BananaCraft » Reciclagem: organizador de receitas

  10. Patricia Karina

    Olá:
    Há dois anos tentei fazer os carimbos de vocês, usando borrachas de apagar, mas achei difícil de esculpir, então criei esses de EVA, mas também é um material difícil de cortar sem rebarbas, e olha que tenho boa habilidade manual, por isso no meu tutorial (http://criatrecos.blogspot.com/2009/02/carimbos-com-tampas-de-pets_28.html) fiz com cortadores para facilitar a vida de quem tem dificuldades com a tesoura e/ou estilete. Ajuda bastante! Ah! Outra dica boa são fazer recortes com pedaços de sandálias de dedos (borracha), que inclusive apresentam lindas texturas e não precisa de base nenhuma. Espero ter contribuído.

  11. Sol

    To amando esse site!!!!!!!! vcs não tem noção a reflexão q eu faço sempre qdo acaba o amaciante, “O q posso fazer d útil com isso?” como não acho nada, coloco pra reciclar, ms o bom mesmo é reutilizar!!

  12. Monique

    Ótima idéia!!! eu to cheia de tampa de garrafa de refrigerante aqui em casa, vou ver se dá certo (já que elas são mais baixas).
    Na hora de limpar o eva, não fica manchado não? Afeta na hora de usar com outras cores?
    beijuu 🙂

    1. Daniele Autor do post

      A maior diferença vai ser no tamanho dos “carimbos”, Monique. Como as tampas de refrigerante são menores, você vai ter que recortar desenhos menores no e.v.a.

  13. Pingback: BananaCraft » Reciclagem: jogo de boliche

  14. Elane Cristina

    Nossa a sua idéia é simples e maravilhosa, adorei as idéias e com certeza a criançada vai se agradar com as diversas possibilidades de criação a partir de sua. Obrigada por ajudar a nós educadores a ter novas formas de tornar as aulas mais dinamicas.

  15. Fátima

    Oi Ana! Dando uma passeadapelo glog vi a idéia , vou coloca-la em pratica .Sei que os meus pequenos vão amar … Deus te ilumine novas idéias . .. Sem contar com os agradecimentos da mãe NATUREZA . Beijo grande no coração

  16. Pingback: Reciclagem: carimbos de e.v.a. » BananaCraft | Trabalhos Manuais no Jardim de Infância | Scoop.it

  17. Lucilia

    Ótima opção para fazer com as crianças nas aulas de arte. Estou sempre precisando de ideias novas para diferenciar as aulas e levar os alunos a desenvolver coisas com a reciclagem.
    Abraços…

  18. Pingback: Vale a pena ver de novo: 12 tutoriais para seguir em 2012 » BananaCraft

  19. Pingback: Os cinco posts mais comentados de 2011 » BananaCraft

  20. Waneressa Ignacio

    Ola tudo bem amei sua ideia e peço licença para compartilhar uma foto e seu link em meu blog pois amo compartilhar e amo reciclagem parabens pela genial ideia pois eu mesma vou me acabar nestes carimbos!!! Aproveito para te convidar a conhecer meu cantinho bjs e obrigada!

Os comentários estão fechados.