Como colocar botão de pressão – tutorial

Eu adoro botões de pressão coloridinhos, de plástico. Eles deixam qualquer peça mais alegre e são super práticos. E como existem em várias cores, são perfeitos para dar acabamento em saquinhos, bolsas, carteiras, porta-coisas, etc, etc, etc. Eu acho que eles são tão bons que já coloquei até em uma pasta de plástico(!). Para aprender como colocar, siga o tutorial.

Você vai precisar de balancim, matriz e dos botões em si. O balancim é uma peça com cara de antiga, que precisa ser fixada em algum lugar. Eu usei um simples quadrado de madeira e resolvi o problema, mas já vi gente prendendo em bancos, cadeiras, mesas… Isso você é que decide. O balancim serve também para forrar botões e para colocar ilhóses e rebites.

No caso dos botões de pressão, são quatro matrizes e o botão também tem quatro partes. As duas que têm rosca, ficam na parte superior do balancim e as outras duas, na parte de baixo. São quatro partes porque o botão de pressão divide-se em duas partes e cada uma delas é formada, por sua vez, em duas partes. Parece confuso, mas não é! Como os botões são de plástico, as matrizes também são, para não danificar o botão na hora da fixação.

Os botões tem duas partes, chamadas de macho e fêmea. Mas como isso é meio estranho, gosto de pensar que na parte de baixo do balancim fica o acabamento, aquela parte que aparece mais e em cima fica a parte que prende o botão no tecido. E isso vale para os dois conjuntos de partes. Os botões encaixam direitinho nas matrizes, não tem como errar. As matrizes para a parte de baixo do botão – aquela parte que fica escondida quando o botão está fechado – têm a parte de cima laranja.

A parte de baixo do botão está colocada. Agora vamos para a parte de cima, aquela bonitinha, que aparece! As matrizes desta parte têm a parte de cima verdes, para você conseguir saber quem faz par com quem…

Como você pode ver, a parte do botão que tem o “pino” fica na parte de baixo do balancim.

Para conseguir mostrar melhor, coloquei o fechado aqui e aberto lá em cima, na primeira foto. E também coloquei os botões pelo lado errado do tecido, para que o contraste com o amarelo mostrasse melhor enquanto ele estava sendo colocado. Quando você for colocar botões, lembre-se de que o correto é o acabamento, a parte mais bonitinha, ficar no lado direito e esta parte de dentro, que você vê aí em cima, ficar no lado avesso.

Para saber mais:

-Passo-a-passo de como forrar botões, aqui no BananaCraft

-Como forrar botões só com a matriz – um mini tutorial de Bianchini

-A Fá Giandoso fez um tutorial de botões de pressão de metal

-Cartelas de botões forrados

31 ideias sobre “Como colocar botão de pressão – tutorial

  1. Daniele Autor do post

    Daniella, é uma matriz de borracha, especial para botões de pressão. Você precisa comprar a matriz e os botões com o mesmo diâmetro, para encaixar direitinho. Como os botões são da plástico, não dá para usar matriz de metal, pois estragaria os botões.

    Responder
  2. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Como saber o tamanho dos botões forrados - Um site no estilo faça-você-mesmo, dedicado às pessoas que adoram coisas feitas a mão!

  3. Kátia Nery

    Olá! Muito legal e informativo o seu Blog. Parabens!
    Gostaria de saber onde posso comprar esse balancim e as matrizes. Estou tendo muita dificuldade em encontrar.
    Se puder dar a dica ficarei muito grata.
    Um grande abraço e muita sorte em seu trabalho.

    Responder
  4. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Retrospectiva BananaCraft: Junho de 2008 - Um site no estilo faça-você-mesmo, dedicado às pessoas que adoram coisas feitas a mão!

  5. Pingback: BananaCraft » Tutorial: Como costurar uma camisa havaiana

  6. Paola Contiero

    Oi! Comprei uma máquina dessas e não consigo colocar os botões. Eles não ficam fixos. Será que estou fazendo algo de errado? Obrigada

    Responder
  7. Bruna

    Olá! fui comprar um balancim e fiquei em dúvida quando vi havia balancins de vários números diferentes. Vi números 6, 9 e outros. Vc sabe me informar a diferença ou se posso comprar qualquer um?
    obrigada
    Bruna

    Responder
  8. Clara Mesquita

    Oi!!Tento a um tempão e nao sei pq não consigo colocar esses benditos botões, sigo tantas tutoriais e no fim não dão certo!comprei a matriz 12 e botões 12, uma vez ela amassa os botões e quando coloco certo uma parte não encaixa na outra por causa do pino no meio!afff, o que é que eu faço!!!??
    Obrigada
    Maria Clara

    Responder
  9. Regiane

    Boa tarde, da mesma forma que você ilustrou os tamanhos dos botões de forrar você poderia fazer com os botões de pressão, um ex. o botão de calça plástica é que tamanho? A matriz para botão de pressão para metal eu poderia usar para o botão de plastico caso eu coloque uma proteção de espuma para não machucar o botão.

    Responder
  10. Vera Mello

    Bom dia, parabens pelo blog, é muito ilustrativo e ja me ajudou muito. Comprei a balancin e hoje tentei colocar botao de pressao pela primeira vez, seguindo seu tutorial. Ficou direitinho, mas parece que não fecha direito por causa dos pinos do meio que batem um no outro. Vc acha que é uma questão de força? Fico com medo de exagerar e danificar o botão. Se vc tiver uma dica eu agradeço. Obrigada, Vera

    Responder
    1. Daniele Autor do post

      Pode ser uma questão de força, sim, Vera. Eu uso bastante força e funciona, nunca cheguei nem perto de quebrar um botão. A única vez que isso aconteceu foi porque o botão tinha uma falha. Boa sorte, espero que você consiga :)

      Responder
  11. erika malbranque!

    Oi tudo bem?? Primeiramente gostaria de agradecer o tutorial pois ele é muito bom!
    Adquiri um balancim da cardenas e consegui fazer diversos trabalhos usando este tutorial! Preciso de mais uma ajudinha se possivel! Gostaria de saber qual matriz é utilizada para colocar aqueles botons em havaianas e onde posso conseguir estes botons?

    Muito obrigado mais uma vez e até mais!!

    Responder
  12. Ana

    Olá tudo bem? Comprei um balancim e não consigo colocar os rebites, parecem que são duros demais e se soltam assim que tiro do balancim. Existem rebites que sejam mais macios ou estou fazendo algo errado.
    Abraços
    Ana

    Responder
  13. ana paula

    Olá, acabei de comprar o balancim, primeiro que não consgio que o botão macho ou fêmea fiquem presos em cima, e quando encaixo tudo por baixo mesmo, os pinos não amassam…o que será que acontece? bj e obrigada

    Responder
  14. REJANE

    AMADA, POR FAVOR, ONDE EU COMPRO ESSA MAQUINA DE BOTÕES? MENINA ESSES BOTÕES SÃO DAS ANTIGAS, EU ERA MENINA QUANDO MINHA MÃE FAZIA ROUPA E ME MANDAVA NO MERCADO COLOCAR OS BOTÕES. AI QUE SAUDADES! QUERO COMPRAR UMA DESSAS PARA COLOCAR EM ROUPAS DE BONECAS PORQUE EU NÃO SEI APREGAR FLESH(ZIPER) E PARA BONECAS SERIA O IDEAL.

    Responder
  15. Mariza Marcia Vilharquide

    Olá!
    Preciso de ajuda.
    Comprei um balancim graziano (aqui em recife, não achei o cardenas), e a matriz Ritas para colocar botão de pressão em roupas de bebe, mas os botões não são dessa marca, então a parte de cima não solta com facilidade, fica muito presa. Será que o problema é pq o botão não é da mesma marca da matriz?
    Obrigada
    Mariza

    Responder
  16. Cláudia=^.^=

    Como sempre esse site me ajudando bastante, acabei de colocar meu primeiro botão de pressão. Quebrei a cabeça e lendo os comentários vi q faltava força. Aí foi só correr pra o abraço…hehehe…deu tudo certo. Obrigada pelas dicas. Bjk

    Responder
  17. Nonato

    Olá, estava procurando informações sobre máquinas e botões de pressão para minha esposa e encontrei esse blog. Muito legal, fotos nítidas e explicação clara e precisa. Os links também são bastante úteis. Parabéns!

    Responder
  18. WILMA TOLEDO BRITO

    Ola adorei seus tutoriais. Estou seguindo passo a passo para colocar botão de pressão. De um lado deu cero, o que usamos matriz amarela, mas o outro lado não, ou amassa ou quebra. Estive lendo, e na cx de botões ritas, orienta para regular o balancim, mas não entendi como. vc tem uma dica? obrigada e parabens mais uma vez.

    Responder
    1. gabriel scifo

      eu acho que os botoes ritas nao prestam .Eu sou mais um que tambêm nao consegue ,Ou quebra o pino em lugar de rebitar .E os caras continuam vendendo. Se existe um jeito segredo de colocar essas m….deverìa vir um manual de instruçoes

      Responder
  19. Soraya

    Eu consegui comprar uma nessas casas que vendem coisas usadas, parece um ferro velho, rsrsrs, + tem de tudo! A minha é uma Graziano nº 8 e custou R$30,00 já adaptado num bbanquinho. Mto legal seu post, adorei!

    Responder
  20. ana

    olá gostaria de saber, quais os tipos de matrizes existentes e suas funções
    e para quais tipos de botões elas servem
    por favor, vocês podem me ajudar?
    desde já obrigada(o).

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>