Reproduzindo moldes e figuras de feltro

Comigo é bem comum acontecer de eu gostar muito de um molde ou de uma figura de feltro que vejo na internet ou em alguma revista que não vem com molde. Por isso, criei – se é que eu posso chamar assim – um sistema de reprodução de moldes de feltro, até mesmo para figuras que, originalmente, não foram feitas nesse material.


No primeiro caso que vou mostrar aqui para vocês, eu salvei uns moldes no blog da Rosa, o Moldes (veja o link lá no final deste post). Imprimi eles em papel adesivo, cortei cada coelho e escolhi qual ia fazer primeiro.

Como queria apliques bem pequenos, imprimi exatamente no tamanho que a Rosa postou. Recortei e aproveitei umas sobrinhas de feltro para colar o adesivo. Primeiro colei a parte maior, que fica “por fora”. Em seguida, desgrudei do feltro, recortei de novo e colei em outro pedaço, para cortar o colorido das orelhas.

O bom de fazer coisas bem pequenas é que a gente aproveita todas as sobras. Mas precisa ter paciência para cortar, colar e costurar pecinhas mini.

Minha cara de coelho ficou assim, antes dos detalhes. Para manter unidas as partes de feltro verde na parte rosa, eu usei cola universal de artesanato. Assim tudo fica no lugar enquanto eu me preparo para costurar. Mas antes de fazer esta parte, vou mostrar uma outra dica, para quando você quer copiar o molde a partir de uma foto.

A foto que deu origem a essa impressão aí de cima eu copiei do Flickr (link abaixo). Imprimi, cortei e colei no feltro. Recortei cada parte duas vezes, porque fiz o pintinho fofinho, recheado com fibra siliconada. A partir daí, segui os mesmos passos da carinha de coelho. Recortei a foto, fui usando meu “molde” de acordo com a ordem de fora para dentro para cortar o feltro e depois costurei.

E aqui está: a carinha de coelho e o pintinho no ovo. Claro que mudei um pouco cada um, porque não gosto de ficar fazendo cópia pura e simplesmente. Fiz com a minha cara, do jeito que eu gosto. Mas aproveitei as idéias alheias, que foram uma grande inspiração. Vale lembrar: ninguém gosta de ser copiado. Nem você, nem eu, nem ninguém! Mas usar uma boa idéia, imprimindo nela o seu jeito, isso é outra história, bem mais honesta e correta. E sempre é preciso citar as fontes, mesmo quando o que estamos fazendo é uma releitura. Ok? ;)

Para ver mais:
-Moldes – o blog da Rosa (a mesma que faz o Tessituras, que já falamos aqui)
-Feltinlove

25 ideias sobre “Reproduzindo moldes e figuras de feltro

  1. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Tutorial de cupcake de feltro

  2. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Uma seleção de moldes de bichinhos de feltro

  3. hanayra da rocha

    quero agradecer por você compartilhar essas idéias, e gostaria de saber que tipo de cola devo usar e se acostura e da forma tradicional com linha e agulha foito a mão. obrigada.

    Responder
  4. Daniele Autor do post

    Hanayra, eu prefiro usar cola universal para artesanato, encontrada em lojas para artesanato. Para fazer as costuras, utilizei linha de bordado, daquelas vendidas em meadas e usadas para ponto cruz.

    Responder
  5. Marilua

    Ola!
    Estou começando na arte do feltro, e estou com dificuldade de encontar molde ou risco de flores bichinhos etc.. existe revista somente de risco ou site disso.
    Gostaria de ajuda e dicas para lidar com feltro.
    obrigado pela atenção, beijinhos.

    Atenciosamente
    Lua

    Responder
  6. Pingback: BananaCraft » Manta com aplicação de feltro

  7. CATARINA

    Ola pessaol,amei seu pintinho, estou com uma ideia de fazer um pintinho em um ninho, para lembrancinha de nascimento.
    assim que fizer lhe mando a foto.
    bjs
    um dia abençoado

    Responder
  8. Angelina Dias

    Estou com dificuldade em encontrar no mercado riscos e moldes de joanihas e vi que vc tem uma linda!
    Só que eu queria uma maior e que fosse deitada, entende?
    Se puder mande prá mim?
    Sou do RJ e trabalho com bordados e customizações, bolsas, bijus, enfim, muita coisa.
    Parabéns pelo seu blog! Muito interessante!

    Um abraço, Angelina

    Responder
  9. margarida maria diniz altieri

    Estou comecando trabalhar com feltro,sou uma senhora de 60 anos.Comprei revista de feltro mas me atrapalho toda para tirar os moldes,pois um fica sobreposto ao outro.Uso papel manteiga,depois passo para cartolina,depois para o feltro.Gostaria de saber sua opiniao.Bjs e muito obrigada

    margarida

    Responder
  10. tania

    olá, gostei muito de suas dicas
    gostaria de saber se pode me enviar o molde de um sapo, um lobo, um velho e 3 meninas, para que eu possa fazer um trabalho de escola para meu filho, ou uma indicação de onde encontrar desde já agradaço
    tania

    Responder
  11. helaynne

    olá gostaria de obter um molde de pintinhos saindo do ovo….serão lembrancinhas de nascimento do meu sobrinho.sou principiante nesta arte e você é uma das poucas que se preocupa em inovar e auxiliar novos artesã…..por favor se puder envie-me um molde com estes motivos.
    desdejá agradeço a atenção e te desejo boa sorte.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>