Carimbos feitos a mão

Carimbos exclusivos, com seu tema preferido, não são problema para quem tem um mínimo de habilidade para esculpir. Borrachas escolares comuns são a base para esta divertida maneira de personalizar livros, álbuns, scrapbooks, correspondências e o que mais a sua imaginação sugerir.


A princípio, qualquer tipo de borracha serve, embora aquelas plásticas, que quase não esfarelam, sejam as melhores. Você também vai precisar de um estilete e de um lápis de escrever. Escolha um desenho – pode ser impresso ou feito a mão, depende das suas habilidades – e transfira-o para a borracha.

A maneira mais rápida de fazer isso é virar o papel e “pintar” o verso da figura tendo a borracha como base.

É preciso tomar cuidado para o desenho não ficar com alguma parte fora da borracha! Quanto menor o trabalho, maiores devem ser os cuidados e mais difícil fica.

Com o desenho já na borracha, começa o processo de esculpir. Não existe uma regra para isso. Você vai ter de encontrar o jeito mais simples e mais fácil, de acordo com seu estilo de trabalho – acredite, rapidinho você vai ter um.

É preciso ter paciência e escolher um local bem iluminado, para não cortar fora nenhum detalhe da figura.

Eu prefiro começar belas bordas da borracha e depois fazer o centro do desenho, mas isso também é algo que você vai definindo com a prática.

Tome cuidado para não cortar a borracha demais, para não ter perigo dela quebrar no meio.

Quanto mais detalhes tiver o seu desenho, mais difícil será para fazer o carimbo. Para quem está começando, o ideal são desenhos bem simples, sem nada para esculpir no interior, apenas as bordas.

Também é importante não deixar nenhuma aresta saliente, para que ela não interfira no resultado final.

Para conferir se não tem nenhum pedacinho extra de borracha, o melhor é dar uma carimbada e conferir o resultado.

No meu caso, você pode notar que tem algumas sujeirinhas de tinta na borracha, fora do desenho. É só usar o estilete e tirar essas marcas fora, cuidando para deixar mais baixo que o desenho do carimbo.

Carimbe outra vez e confira o resultado. Caso ainda tenha alguns pontos, tire fora.

A foto acima mostra a quantidade de lixo gerada. Não é muito, mas é bom ter um lixo de mesa por perto, para evitar espalhar restos de borracha pela casa.

Agora é só sair carimbando por aí! E uma última advertência: estiletes podem ser perigosos, nunca utilize-se contra a sua própria pele. Ah, e fazer carimbo é um ato que vicia. Acredite, eu sei do que estou falando. :)

36 ideias sobre “Carimbos feitos a mão

  1. Marcela

    Ahhhh que lindo.
    Mas se eu tentar esculpir alguma coisa perco a borracha ou um dos dedos.
    Adoreeeei a sandalinha. É fofa.
    Vou ler mais. Vou ler mais.
    Vou linkar você no meu blog.

    Responder
  2. borbolets

    eu simplesmente amei… e vou tentar fazer um pra mim… quando fizer vou fazer um post e linkar vc , ok?
    Estou adorando o seu blog… eita parceira boa!
    Parabéns!

    Responder
  3. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » São João e as festas juninas

  4. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » The Ink Pad, uma loja de carimbos

  5. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Inspiração hoje tem nome: Zutano - Um site no estilo faça-você-mesmo, dedicado às pessoas que adoram coisas feitas a mão!

  6. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Kit Carimbo: Final de semana - Um site no estilo faça-você-mesmo, dedicado às pessoas que adoram coisas feitas a mão!

  7. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Carimbos de números - um achado vintage - Um site no estilo faça-você-mesmo, dedicado às pessoas que adoram coisas feitas a mão!

  8. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Carimbos de Natal - Um site no estilo faça-você-mesmo, dedicado às pessoas que adoram coisas feitas a mão!

  9. Marta Pimentel

    adorei a idéia dos carimbos, vou fazer vários pra mim!!
    me lembrou uma atividade que tinha em um livro meu da 4} série, onde o carimbo era feito em uma batata cortada pela metade. mas no caso a batata melava o papel e não ficava perfeito. parabéns pelo blog tão criativo!!
    beijos

    Responder
  10. Pingback: BananaCraft » Kit carimbo: cliparts de animais, frutas, corações e pincéis

  11. Pingback: BananaCraft » Dia das Mães: cartão para fazer em casa

  12. Pingback: BananaCraft » Kit Carimbo: flores para o Dia das Mães

  13. Marcele

    Dani, tava aqui tentando fazer os carimbos, mas nem comecei e já tive problemas… Não entendi como tranfiro os desenhos para a borracha. Eu tentei rabiscando mas nao deu em nada. Pode me explicar melhor como transferir? Um bjo.

    Responder
  14. Pingback: BananaCraft » Carimbos feitos com bandejas de isopor

  15. Ingrid

    Olá, estava procurando como fazer um sinete carimbo, para lacre de cera, para envelope, e encontrei o seu site. Sei que não é a mesma coisa, mas como vi que é um site voltado ao artesanato, resolvi te perguntar se vc sabe como fazer um sinete de forma artesanal, porque achei o preço um pouco alto; e além disso, adoro inventar e fazer eu mesmo, embora meu forte seja o ponto cruz, adoro aprender coisas novas. Se puder me responder por e-mail, agradeço.

    Um abraço.

    Ingrid

    Responder
  16. Iva

    Gente que coisa incrivel. Estava eu a procurar um carimbo com de senho de alguma bijuteria, e nao consegui encontrar, foi quando pensei em uma maneira de fazer,, e achei seu blog. To encantada com tudo. Vou tentar fazer o meu e posto la no blog. Obrigada pela dica incrivel. bijous Iva

    Responder
  17. Pingback: BananaCraft » Tutorial: carimbos de EVA

  18. Melissa Mendes

    Olá, eu também encontrei o seu site graças à minha procura curiosa pela fabricação de sinetes. Acho que os carimbos artesanais podem mesmo servir, por isso obrigada. Mas, mesmo assim, se você tiver alguma dica sobre como fabricar os sinetes, poderia, por favor, mandar uma resposta pelo meu email ? Agradeço desde já, e parabenizo pelo site, é realmente lindo e bem-feito ;)

    Responder
  19. Pingback: BananaCraft » Para imprimir: adesivos de maçãs

  20. Pingback: BananaCraft » Carimbo feito com talo de aipo

  21. Pingback: DIY: lenços estampados com carimbos | Roupas Combinando

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>