Como transformar uma calça jeans numa saia

saia jeans

Você já viu dezenas de calças jeans sendo transformadas em saias pela internet afora. Eu também. Vi tanto que não resisti e tive que tentar também. E, como você está vendo, consegui! Foi fácil e resultado me agradou, mas usei alguns truques que talvez você queira saber, antes de tentar fazer isso em casa também.

saia jeans

A primeira coisa que se tem que prestar atenção é no tipo de jeans. Quanto mais grosso ele for, mais trabalho vai dar para costurar com uma máquina doméstica, como a minha. Pensando nisso, eu separei para esse projeto uma calça de um jeans bem fininho, quase um chambray. Teria funcionado com jeans comum? Teria, sim, mas seria mais difícil de costurar as partes com várias camadas de tecido.

saia jeans

Segundo ponto: se as pernas da calça forem muito justas, sua saia vai ficar com aquele famoso triângulo, na parte em que será preciso sobrepor o gancho da calça para criar a saia em si. Como eu não gosto daquela emenda que diz: “olha só, eu era uma calça e virei uma saia!!!”, a calça que usei para essa transformação tinha as pernas largas. Não era pantalona, mas quase. Com isso, consegui uma saia reta, que não denuncia a sua origem.

saiajeans4

Isso porque eu pude cortar fora essa parte triangular do gancho e, ainda assim, tive tecido suficiente para fazer uma costura reta na frente e outra atrás e a saia servir em mim depois de pronta. Esse, claro, é o maior segredo na hora de customizar uma calça para virar uma saia. Você precisa ter certeza de que vai ter pano suficiente. Como a minha calça era baratinha, não tive muito medo de errar (se não desse certo, paciência…).

Por fim, um último conselho: desmanche as costuras ao invés de cortá-las fora. Isso vai proporcionar tecido extra para as costuras que você vai precisar fazer na saia. Se eu tivesse cortado, provavelmente não teria conseguido fazer a minha saia servir em mim.

saiajeans5

Com tudo isso em mente, você vai precisar descosturar a calça, cortar as pernas no comprimento que deseja para a sua saia (deixando margem para a bainha inferior), alinhavar uma costura reta na frente e outra atrás, provar, cortar todo o extra de tecido que tiver (incluindo os fatídicos triângulos do gancho), provar de novo e só então partir para a costura.

saiajeans6

Eu fiz a minha saia em menos de duas horas e gostei da experiência. Principalmente porque eu queria uma saia reta de jeans e não encontrava nada parecido nas lojas no momento. Não deve ser tendência, imagino… Com a customização, não só consegui o que queria como ainda economizei.

saia jeans

Na pressa de fotografar, eu nem passei a saia pronta uma última vez. Mesmo assim, é possível notar que ela ficou com cara de saia e não de calça jeans reformada, como a maioria dos casos que eu vi na internet. Nada contra esses outros modelos de customização, só que eu não queria algo assim para mim no momento.

saia jeans

Acho que estava com vontade de me divertir um pouco internamente com o pensamento de que vou usar algo totalmente reaproveitado e ninguém vai saber. Porque é legal reciclar e tal quando os outros ficam sabendo disso e também é interessante quando só você sabe.

saiajeans9

Agora você está pensando: “o que essa bolsa está fazendo aí, tão aparecida?” Eu explico. Ela não tem nada a ver com a história, mas como era bonitinha e já foi para doação, fiquei com vontade de usar essa foto aqui no blog, em sua memória. Uma espécie de homenagem póstuma, eu diria ;)

 

Para saber mais:

-A calça que virou saia foi comprada na Renner

-A bolsa que foi para doação é da Accessorize

-12 maneiras de reaproveitar calça jeans velha

-Detonando um jeans

-Jeans de criança customizado

-Reaproveitando e se divertindo

Uma ideia sobre “Como transformar uma calça jeans numa saia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>