Tutorial: quadro com moldura de papelão forrada com tecido

tutorial moldura de papelao forrada com tecido

Promessa feita, promessa cumprida. Ontem mostrei aqui o quadro que bordei com um relógio cuco em ponto cruz. Ele ganhou moldura forrada com tecido e, olhando assim, não dá para dizer que ela é feita toda de papelão, né? Pois é, papelão forrado com tecido. Fácil de fazer, quase de graça e com um belo resultado final. Olha só o tutorial.

 

tutorial moldura de papelao forrada com tecido

Quando eu fui ao supermercado, na semana passada, escolhi uma caixa de papelão, daquelas que eles deixam disponíveis, para os clientes que preferem levar os produtos nelas, ao invés de em sacolas. Foi de graça, claro. Recortei a base da caixa no tamanho que queria para o meu quadro. Presta atenção, na hora de procurar pela caixa, escolha uma que tenha o fundo inteiro, para que a moldura fique mais firme. A minha era uma daquelas de frutas, com o fundo inteiro, que lembra um engradado.

tutorialmolduradepapelaoforradacomtecido3

Para fazer a parte de cima da moldura, recortei as laterais da caixa nas medidas necessárias, de acordo com a parte de baixo e também com a largura que eu queria que ela ficasse.

tutorialmolduradepapelaoforradacomtecido4

Forrei a parte de baixo com papel branco, para que a cor do papelão não interferisse no resultado final, já que o étamine é branco e furadinho.

tutorialmolduradepapelaoforradacomtecido5

Com fita adesiva bem larga, fui colando os pedaços de papelão que cortei, para fazer a parte de cima da moldura. Passei a fita várias vezes e em direções variadas, para ficar bem firme.

tutorialmolduradepapelaoforradacomtecido6

Forrei essa parte também com papel branco, para que a cor do papelão não aparecesse por trás do tecido com que seria forrado.

tutorialmolduradepapelaoforradacomtecido7

Escolhi o tecido, passei bem e comecei a forrar a parte de cima da moldura.

tutorialmolduradepapelaoforradacomtecido8

Pelo avesso (dá para ver que o papelão foi forrado de branco), fiz um corte com a tesoura no centro do tecido e segui o corte, em sentido triangular, em direção aos quatro cantos internos da moldura.

tutorialmolduradepapelaoforradacomtecido9

Aí foi só dobrar esticar bem e colar cada parte com cola universal para artesanato, cortando os excessos de tecido.

tutorialmolduradepapelaoforradacomtecido10

tutorialmolduradepapelaoforradacomtecido11

tutorialmolduradepapelaoforradacomtecido12

A parte de cima da moldura, já forrada, ficou assim.

tutorialmolduradepapelaoforradacomtecido13

Grudei o étamine na parte de baixo da moldura de papelão, usando um pinguinho de cola universal para artesanato em cada ponta. Usei bem pouca cola porque, caso eu decida aproveitar o bordado futuramente para fazer outra coisa, vai ser fácil descolar e ele não será danificado.

Agora uma pausa. Enquanto colava o bordado na base da moldura, me distraí e não me dei conta de que o tecido estava com a borda lateral e não a retirei antes de centralizar. Continuei não prestando atenção ao foto, terminei de colar e não prestei atenção no bordado! Pois é, você já deve ter adivinhado: ele ficou descentralizado…

Eu poderia ter descolado e refeito, mas achei que podia ficar bonito assim mesmo, então fui em frente.

tutorialmolduradepapelaoforradacomtecido14

Como a parede da cozinha é de azulejos, azulejos bem resistentes e muito difíceis de furar. Então a moldura de papelão, além de ser algo que eu estava querendo fazer há tempos, veio bem a calhar, porque é leve e pôde ser grudada com fita dupla de grande resistência. Usei essa aí, da 3M, que comprei no supermercado.

tutorialmolduradepapelaoforradacomtecido15

Com a bandeirola enfeitando, mal dá para perceber que o bordado não foi enquadrado no centro. Mas se você olhar para baixo, nessa foto sem o patinho de crochê, vai perceber…

Mas, apesar do revés de não ter dado atenção a um detalhe tão importante, ainda assim adorei meu bordado, minha moldura de papelão forrada com tecido e meu quadro em geral. Ficou fofo!

13 ideias sobre “Tutorial: quadro com moldura de papelão forrada com tecido

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>