Mais ideias para reciclar e reaproveitar embalagens

latas5

As leitoras do BananaCraft sempre têm boas ideias quando o assunto é reciclagem e reaproveitamento. Depois que eu perguntei aqui sobre o que fazer com latas vazias de batatas Pringles, latas de Nescau e outros potes e tampas, surgiram várias dicas. Como a ideia de prender latas numa tábua e transformá-las em um belo porta-trecos para a cozinha. A sugestão é da Marina e a foto é do Apartment Therapy.

portacanetas12

portacanetas13

pulseiras14

A Thaís Melo não perdeu tempo e já seus próprios crafts reaproveitando uma lata de Pringles. “Quando eu li o seu post sobre reaproveitar embalagens vazias, logo pensei em fazer um porta-canetas com uma lata de Pringles. Confesso que eu já estava precisando de um porta-canetas perto do meu computador, então não pensei duas vezes em tirar o projeto do papel, rs! Eu cortei a lata em três partes, mas só utilizei duas para o porta-canetas.  Forrei as duas partes com tecido usando cola própria para tecido e colei feltro por dentro das duas partes para ter um melhor acabamento.  Eu gosto muito de porta-canetas com mais de um compartimento porque eu gosto de guardar além de canetas e lápis todas as outras miudezas de papelaria, como clips de papel, borrachas, corretivos e apontadores. Eu não tinha ideia do que eu iria fazer com a parte da latinha que sobrou, mas depois de ler os comentários desse post, decidi recorrer à ideia das pulseiras!  Achei uma ótima sugestão! Então acho que é isso e antes de encerrar o e-mail gostaria de parabenizá-la pelo blog! Sempre com grandes ideias, inspirações e mil motivos para continuarmos a viver em um mundo cada vez mais craft!”, fala.

garrafacoca-cola1

A Scarlett Borelli enviou a foto de como reaproveitar garrafas vazias de Coca-Cola. “Que ótimas sugestões… Adoro ler seu blog. Eu também tenho as minhas sugestões para garrafas pets (só da Coca-Cola) transformam-se em potinhos com grande utilidade, como porta-trecos e embalagens para presentes – vale a criatividade”. Ela também enviou outras sugestões bacanas para reaproveitar tampinhas plásticas. Olha só:

luminariadetampinhas2

Luminária estilosa e…

relogiodetampinhas3

…relógio divertido e com ares retrô. Se alguém se animar a fazer, por favor, mande fotos que eu vou adorar ver como ficou =)

A Cristina pediu sugestões: “Eu trabalho com reciclagem e gostaria de fazer alguma coisa com a tampa de garrafa PET  e com a  lata de Nescau”. A lata de Nescau ainda não apareceu mesmo muito por aqui. Ideias???

rolosdepapel4

A Fernanda enviou uma sugestão ótima para reaproveitar rolos vazios, daqueles de papel manteiga, filme plástico ou sacos plásticos: “Fica perfeito para guardar papel de presente ou de scrap”, conta. A dica (e a foto) são do Apartment Therapy.

pringles6

Olha que belos exemplos de embalagens de presente feitas com tubos de Pringles. A dica é da Paola.

A Paula enviou dicas: “Com as tampinhas pequenas, sempre faço agulheiros de pulso, faço um cupcake miudinho e coloco elástico pra colocar no pulso. Com as maiores, eu faria agulheiros maiores também, ou daria uma boa enfeitada na parte de fora e colocaria uma folha de imã dentro pra prender clips ou agulhas e alfinetes”, sugere.

potedevanish

No ano passado, logo depois de eu ter criado o Kit Vaidade a partir de um pote de Vanish, a Bárbara me escreveu contando que usou a embalagem rosa vazia para colocar flores de bala de goma – jujuba – na mesa de um chá de bebê. Como eu ainda não tinha mostrado aqui, aí está mais uma boa ideia para embalagens em geral, principalmente as mais coloridas, que é na decoração de festas.

A Kharin Fuchs tem uma dúvida muito interessante, porque eu tenho certeza de que o objeto que ela quer reaproveitar tem muito potencial. “Quero pedir uma sugestão sobre o que fazer com pás de madeira de ventilador de teto que não tem mais funcionamento?” Dicas, ideias, sugestões? Deixa um comentário, manda um e-mail para bananacraft@gmail.com ou vai na Caixa de Sugestões :)

E algumas ideias que eu encontrei, seguindo os links enviados pelas leitoras:

floresplasticas11

Flores feitas com  tampas plásticas. Lindas, perfeitas para uma decoração divertida, como eu gosto. Acho que vou usar algumas das minhas tampas assim =)

joaninhas8

Tampinhas viram joaninhas e um vidro vazio (de Ovomaltine creme, por exemplo) se transforma no recipiente para guardá-las.

maca10

Garrafa pet cortada e transformada em maçã. Perfeitas! Ótima ideia para embalagens diferentes e criativas, sem gastar quase nada =)

sapos7

Tampinhas viram sapinhos divertidos, que podem ser ímãs, enfeites para pacotes de presente, móbiles…

tampinhasplasticas9

Olha que boa ideia para guardar itens muito pequenos (como peças de bijuteria, botões, glitter, etc): duas roscas do gargalo da garrafa, com suas tampas, viram um mini pote.

 

 

Para saber mais:

-Pringles

-Nescau

-Coca-Cola

-Apartment Therapy (dica da Marina e da Fernanda)

-Sugestões sobre como reaproveitar garrafa pet (link enviado pela Scarlett)

-Outra maneira de reaproveitar pet (link enviado pela Scarlett também)

-Luminária com tampinhas (outro link enviado pela Scarlett)

-Embalagem de presente com tubo de Pringles (dica da Paola)

-As ideias que eu mesma encontrei são todas daqui

17 ideias sobre “Mais ideias para reciclar e reaproveitar embalagens

  1. Regiane Garcia

    Nem agradeci pelo post de recilcagem anterior, onde vc publicou uma foto minha, sorry! Correrias loucas tem me tirado todo o tempo de internet. Amei as sugestões todas. Pessoas criativas fazem o mundo melhor! Bjos e obrigada

    Responder
  2. Mara Simmer

    Adorei as idéias, principalmente das latas na cozinha, vou fazer para minha mãe, por que é bem pratico mesmo, deixa tudo a mão.

    Tambem utilizo embalagens de leite ou suco (caixinhas) para fazer porta canetas, clips, fica bem legal, vou fazer um novo e envio a foto.
    Bju

    Responder
  3. Alethea

    Eu adoro fazer esses potinhos de coca-cola, tal qual a Scarlett Borelli! Tenho vários! Uso para guardar a fitas de tecido q uso no Scrap, separadas por dor… mas da pra usar pra muita coisa!!!

    Dá pra usar o bocal (gargalo) da garrafa para fechar saquinhos (feijão, pipoca, etc.): basta passar o saco por dentro do bocal (que fica parecendo um funil), abri-lo de forma a cobrir esse bocal e rosquear a tampa. Já viram? Tem várias imgs e textos por aí explicando.

    Tb dá pra fazer algo parecido com a “Garrafa pet cortada e transformada em maçã”: fazer o mesmo esquema, só que do tamanho de um rolo de papel higiênico para usá-lo como um porta-rolo (com um corte para passar o papel)…

    Bjs

    Responder
  4. Alethea

    Dani, posso dar uma sugestão? Colocar os links da seção “Para saber mais” já direcionando para a página do assunto, não a principal.

    Bjs!

    Responder
  5. Mª da Conceição S C de Almeida Krometsek

    Excelentes ideias!! Também adorei os links, principalmente o Pinterest. Grata por compartilhar estas maravilhas.

    Responder
  6. zel albuquerque

    as tampinhas de garrafas pets eu utilizo tanto para fechar sacolas como para fazer porta copos, descanso de mesa… ficam lindos!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>