Tutorial: como forrar uma caixa de mdf com tecido

caixademdfforrada1

Um monte de gente tem dúvidas sobre como forrar objetos de mdf – ou de madeira – com tecido. Então eu aproveitei que tinha uma caixa aqui pedindo desesperadamente para ser reaproveitada e fiz um tutorial bem simples, com todas as dicas para quem quer forrar uma peça de mdf com tecido. Olha só!

caixademdfforrada2

A caixa é aquela que eu recebi de presente da Brilhante, lembra? Ela é toda de mdf, com divisões internas e branquinha, como eu gosto. Só precisava mesmo de um trato na tampa, para ficar mais fofa e com menos cara de brinde. A saída? Forrar com tecido, claro. Porque, eu devo dizer, não conheço material mais fácil para se trabalhar do que tecido. Ele não cria bolhas horrorosas, como o papel quando entra em contato com a cola. Ele não rasga fácil como o papel. E ele tem estampas muito variadas, tanto quanto o papel.

caixademdfforrada3

Para forrar a minha tampa, escolhi um tecido japonês com porco-espinho, árvore, cogumelo e outras fofurices. Ele é bem encorpado, parece uma sarja. Então eu, burramente, achei que, quando colado, ia encobrir com perfeição a impressão que havia na tampa. Ledo engano. Quando eu olho com bastante cuidado, vejo, por baixo do tecido, algumas cores da logomarca. Então, não faça como eu. Por mais que o seu tecido seja bacana, grosso e tal, pinte a superfície antes de forrar. Porque a cola umedece o tecido e ele fica mais transparente, sempre!

caixademdfforrada4

Colar o tecido é simples, principalmente se você contar com a ajuda de um pincel velho. Eu gosto de misturar um pouco de água na cola, porque fica mais fácil de espalhar. A proporção de cola e de água é variável, de acordo com a espessura da cola. Quanto mais grossa ela estiver, mais água vai precisar. No geral, eu acho que três partes de cola para uma de água é uma boa medida. (Eu já estou tão acostumada que faço a mistura de olho, mas se você nunca fez isso, é bom usar uma tampa ou medidor velho como base).

caixademdfforrada5

Geralmente, eu uso cola branca da marca Cascorez (a embalagem mudou, a minha era velha e até já terminou). Mas o que você realmente precisa prestar atenção é que a cola tem que ser “adesivo pva extra”. A palavra EXTRA é importante, porque ela indica que a cola é mais grudenta do que as escolares que todo mundo tem em casa. Então, na hora de comprar, tem que pedir cola branca extra, não importa a marca. E você encontra na Leroy Merlin, em ferragens, lojas de materiais de construção, armarinhos e lojas de material para artesanato, papelarias e até em alguns supermercados.

caixademdfforrada6

Primeiro, você espalha a cola no mdf (pintado previamente, por favor, para não dizer depois que eu não avisei que o tecido vai ficar um pouco transparente, viu?). Depois que está bem colado e seco – seca rápido – você espalha cola misturada com água também sobre o tecido, para ele ficar protegido e não sujar tão fácil.

Nota: o ideal é que, depois de a cola estar bem seca, você passe uma demão de verniz transparente, para proteger ainda mais. Eu pulei essa parte, por total preguiça.

caixademdfforrada7

Para o acabamento nas bordas, você corta o tecido com tesoura ou com cortador de tecido ou até um estilete bem afiado. Eu prefiro a tesoura, por puro costume. Nesse caso, como queria fazer uma bossa, não me preocupei com isso, porque forrei a borda com viés xadrez, dobrado ao meio e colado com a cola branca.

caixademdfforrada8

caixademdfforrada9

Antes de terminar de colar o viés, colei também um pedaço de uma renda de algodão vintage que tenho faz um tempão e que era da minha mãe. Por sorte, ela comprou a peça fechada e ela está rendendo bastante para mim. Para colar a renda, fiz do mesmo modo do tecido e do viés: mistura de água com cola branca espalhada com pincel.

caixademdfforrada

Para o viés colar certinho, eu usei o peso de um dicionário grande. Lembra quando chamavam dicionário de amansa burro? Aqui ele foi uma espécie de prensa-cola ;)

caixademdfforrada10

caixademdfforrada11

O resultado da mistura de tecido fofo, viés xadrez de acqua com branco e renda de algodão só podia ser bom =)

caixademdfforrada12

Para deixar o interior mais bonitinho, forrei o fundo da caixa com papel de presente. Para colar, usei fita dupla face.

caixademdfforrada13

Depois foi só repor a divisória que a caixa estava pronta de novo.

caixademdfforrada14

Como dentro dela já havia uma divisão perfeita para guardar cartões de visita, isso definiu seu novo uso. (O compartimento servia, originalmente, para acondicionar o pen drive em formato de cartão que trazia o release do sabão Brilhante.)

caixademdfforrada15

caixademdfforrada16

caixademdfforrada17

E essas seriam as últimas fotos deste post, mostrando que ela está sendo muito útil para guardar a papelaria do BananaCraft e alguns blocos e cadernetas. Por sinal, a caixa foi forrada no ano passado e eu não tinha mostrado aqui ainda por um bom motivo: achei que faltava algo e ainda não tinha resolvido o quê. Foi só em janeiro que eu decidi colar outra renda de algodão, bem mais larga, na lateral da tampa, que tinha ficado vazia demais.

caixademdfforrada18

Renda colada na lateral, agora sim a caixa está prontinha =)

caixademdfforrada19

 

 

Para saber mais:

-Roupa nova para lavar (quando eu ganhei da caixa de mdf)

-Brilhante

-Tutorial: cúpula de luminária forrada com tecido

-Reciclagem: embalagem de sabão líquido vira vaso forrado com tecido

-Tutorial: caderno forrado

-A minha casinha de passarinho forrada com tecido

-Tutorial: prendedor forrado com tecido

-Tutorial: quadro com moldura forrada e passarinho

-Customização: armário de madeira

-Placa de metal forrada com tecido

-Letras forradas com tecido

-Cascorez

26 ideias sobre “Tutorial: como forrar uma caixa de mdf com tecido

    1. Daniele Autor do post

      Eu tenho um monte desse viés estreito, Patrícia. Como não gosto muito de costurar com ele (prefiro o mais largo), acabo inventando novos usos :) E viés é ótimo para fazer todo tipo de acabamento, tanto em costura quanto em colagem.
      Bjs e obrigada =)

      Responder
  1. jud

    Perfeita Dani e super simpática!!!
    Também uso muito esta cola, acho muito eficiente, com ela forrei o banquinho com retalhos…
    A caixa “papeleira” vai servir muito !
    Beijos,
    Jud-artes.

    Responder
    1. Daniele Autor do post

      Cola branca extra é um item que não pode faltar aqui em casa, Judite! Uso em muitos tipos diferentes de projeto.
      Sempre quis forrar um banquinho com retalhos como você fez, mas ainda não consegui. Uma hora sai… =)
      Bjs

      Responder
  2. Liliane

    lindíssima….
    você tem a habilidade de explicar tudo tim tim por tim tim.
    isso é ótimo..
    este detalhe do extra na cola é super importante não é?
    grata pelo excelente tutorial.
    abraço e bom dia.

    Responder
  3. Fernanda Leão

    Muito obrigada pelas dicas, Dani… muito úteis.
    Por coincidência (ou não, né?) ontem mesmo eu resolvi forrar uma casinha de passarinho com tecido e me deu muito medo (tenho esse problema quando ainda não tenho prática em alguma técnica, fico travada!!!). No fim até que deu certo, mas ainda não fiquei totalmente satisfeita com o acabamento… o tecido desfiou um pouquinho e eu tive que colar uma fita de cetim para esconder. Vou fazer outras tentativas para aperfeiçoar. (E tirar foto da casinha para te mostrar!!!).
    Ahhh, já ia esquecendo de elogiar a caixa: ficou linda demais, fofa de tudo com esses detalhes em renda. Parabéns!!!

    Responder
    1. Daniele Autor do post

      Vou ficar esperando a foto, Fernanda!
      O ideal é passar uma boa quantidade de cola nas bordas, para evitar que o tecido desfie. Outra alternativa é passar uma demão de termolina no tecido, antes de colá-lo na peça. Com termolina, não desfia. Mas eu nunca uso, porque já me acostumei a fazer tudo só com cola mesmo ;)
      Obrigada!!!

      Responder
  4. Thais Melo

    Olá Dani!
    Adorei a caixinha, ficou linda!
    O tutorial parece ser bem fácil de fazer!
    Será que tem algum problema usar verniz transparente em spray ao invés do verniz transparente comum?

    Bjs
    Thaís

    Responder
  5. Camila - Pink Pig

    Essa papelaria linda merecia uma ‘casinha’ especial mesmo!!!
    Dani, compro muitos pedaços de viés pela beleza da estampa mas acabo não usando por ser estreito demais (tb gosto de costurar com o mais largo). Adorei a idéia de usa-los na caixa. Os meus já tem destino!
    bjs,

    Responder
  6. Roberta T. Martins

    Dani, sabe que sou fã assídua de seu blog. E tenho uma agenda bem antiga que pintei o tecido para encapá-la, e para impermeabilizá-la usei essa mistura que você deu a receita de três partes de cola para uma de água, acrescentando uma parte de álcool. Ela tá aqui resistindo até mesmo ao abandono, e olha que é de 95! Bjs

    Responder
  7. Andreia Frezarim

    Olá Dani!!!Dica preciosa,pois sempre fica um truque pra explicar.Amo tecido ,vou fazer uma cx.Gostoria so de saber qual verniz usar depois a base de agua ou outro tipo?

    Responder
  8. Joyce

    Para não usar tinta, pode-se cortar um pedaço de papelão branco e colar na tampa. O tecido vai por cima.
    Ótimo aproveitamento dos materiais! Adorei, como sempre!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>