Tutorial: flor de tecido – Parte II

fabric flower tutorial

Como eu prometi ontem, hoje é a vez de mostrar como eu fiz o miolo da flor de tecido e como deixei as pétalas estruturadas, aproveitando para reaproveitar material. Neste caso, usei o fio de cobre de um transformador velho como alternativa para o arame. O fio durinho vai dentro das pétalas e assim fica fácil moldá-las para deixar com uma forma que imita melhor a natureza. Olha só a segunda parte do tutorial!

fabric flower tutorial

Meu miolo é, na verdade, uma flor de tecido, feita com uma técnica bem conhecida. Primeiro, eu cortei um pedaço de tecido com 20cm de comprimento e 5cm de altura. Com o tecido dobrado ao meio, fui fazendo pequenos cortes, da dobra até mais ou menos metade da altura do tecido – como na foto.

tutorial fabric flower

fabric flower

Depois é só ir enrolando o tecido pela parte que não foi cortada e costurar quando chegar no final. A florzinha vai estar pronta. Neste caso, o miolo.

fabric flower

O primeiro miolo ficou assim:

fabric flower

Eu fiquei meio na dúvida e, na hora, decidi fazer outro diferente. Não sei se já expliquei antes, mas meu plano era fazer duas flores. Então, antes de fazer o segundo miolo, eu resolvi mudar um pouquinho o projeto e dobrei o tecido mais uma vez, antes de enrolar para fazer a “flor”. O resultado foi uma espécie de rosa. Quando estava fazendo, preferi este segundo, mas agora, com as flores prontas, mudei de ideia e gosto mais do primeiro tipo de miolo. De qualquer jeito, o segundo ficou assim:

fabric flower

Agora vamos às pétalas e em como fiz para deixá-las estruturadas usando fio de cobre reaproveitado.

fio de cobre esmaltado

Para quem não conhece, essa coisa aí da foto de cima é um transformador com fio de cobre esmaltado. Ele foi retirado pelo meu marido de algum aparelho que não funcionava mais e, quando eu vi o fio bonitinho e fácil de manusear, me apoderei dele. É uma ótima alternativa para se usar no lugar de arame – mais bonito, de graça e perfeito para fazer projetos com contas e, neste caso, para estruturar as pétalas das flores e fazer também o cabo.

fabric flower

fabric flower

Com um alicate de corte, eu medi o tamanho da pétala ao dobro, deixei uma folga de uns três centímetros em cada ponta e cortei o fio de cobre. Com o fio dobrado no formato da pétala, enfiei-o dentro dela, deixando as pontas para fora. Estas pontas depois eu prendi no cabo – mas isso eu mostro amanhã.

fabric flower

fabric flowers

Para saber mais:
-Tutorial: flor de tecido – Parte I
-Tutorial: flor de tecido – Parte II
-Tutorial: flor de tecido – Parte III
-Tutorial: flor de tecido – Parte IV
-Tutorial: flor de tecido – Parte V
-Flor de tecido – alfineteiro ou o que a sua imaginação mandar
-Como fazer uma flor de tecido
-Tutorial: flor de tecido feita a mão
-Moldes de flores de tecido
-Passo a passo de flor de tecido – cravo
-Flor de tecido para enfeitar a casa

6 ideias sobre “Tutorial: flor de tecido – Parte II

  1. Pingback: BananaCraft » Tutorial: flor de tecido – Parte I

  2. Pingback: BananaCraft » Tutorial: flor de tecido – Parte IV

  3. Pingback: BananaCraft » Tutorial: flor de tecido – Parte III

  4. Ivanilde Coelho

    quero agradecer por compartilhar tantas idéias e sugestões. a for de tecido acima foi tema para a festa de Bodas de Ouro dos meus Pais, pois minha mãe é costureira e queriamos trabalhar com tecidos. foi o maior sucesso. fizemos arranjos para cada mesa e os convidados puderam levar para casa. ao todo foram confeccionadas mais de 1.000 flores, a famíia toda participou. Parabens e obridada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>