Reaproveitando embalagens

reciclagem de embalagens

Na semana passada, perguntei aqui no blog se alguém tinha sugestões sobre coisas bacaninhas para se fazer com embalagens. A ideia é reaproveitar objetos que são interessantes e podem ter utilidade, mas que acabam indo para o lixo por inércia. Várias leitoras mandaram dicas. Olha só!

pote de creme

A Karin sugere fazer decoupage nos recipientes de lenços, para deixá-los com uma cara bem original,transformando em porta-treco, porta-papéis, etc. “Como biscuiteira, também reaproveito embalagens forrando com massa de biscuit e crio em cima! Mas nunca reutilizei embalagem assim grande, então não sei como ficariam!”, conta.

A Alessandra de Souza, que tem uma filha de um ano e meio, explica que só compra as embalagens maiores que, depois de vazias, servem para guardar tesouras, colas e restos de tecido (pequenos retalhos), ou seja, viraram porta-trecos. “Até mesmo os meus carregadores de celular ficam nelas”, fala. Mas uma utilidade bem bacana que a Alessandra encontrou foi a de furar o fundo delas (pequenos furos), colocar seixos, depois terra adubada e transformar em vasos para plantas ornamentais ou ervas (para chás e de uso culinário). “As pessoas, ao verem o destino que dou, sempre acabam me pedindo e, assim, dificilmente vão parar no lixo”, explica. A Lenita sugere que os furos no fundo sejam feitos com prego aquecido.

pote de sorvete

A Flávia, mãe da Mariana, de quatro meses, passou por este mesmo dilema. Ela usa aquela embalagem cilíndrica para guardar algodão, presilhas, enfim, coisas pequenas… O diferencial é por fora: a Flávia encapa com paninho bordado (ela adora ponto cruz) ou em patch (seguindo o trocador e protetor de berço que ela mesma fez).

A Samara enviou o link de caixas de lenços retangulares que foram transformadas em baús de tesouro que serviram de lembrança para uma festa de aniversário com o tema piratas. O modelo é diferente dos que normalmente se encontra no Brasil, mas é interessante a possibilidade de pintar, colar pedrarias e transformar em algo totalmente novo. Talvez estas brasileiras maiores possam virar cestinhas de pic-nic, numa espécie de McLancheFeliz – com comidinhas, brinquedinho, copo, talheres plásticos e guardanapo.

botões

A Patricia Flamini, assim como várias outras leitoras, usa para colocar o novelo de lã. “Eu uso como porta novelo de lã e acho ótimo, pois mantem o novelo limpo e o buraquinho serve de guia para o fio”, explica. A Carla Sander sugere colar fios de lã ao redor dos potes, para ficar mais estiloso.

Por sinal a Carla, mãe de três filhotes lindos, tem várias sugestões sobre o que fazer com as embalagens. “Para o balde grande, fiz uma capa com sobras de tecido, tudo em quadrinhos e deixei no atelier como lixeirinho charmoso para os retalhinhos, fiapos e linhas dos cortes e da máquina de costura”. Outro balde dos grandes ela forrou com a ajuda das crianças, colando recortes de revista, para esconder a cara azul-celeste (lixou antes levemente para grudar melhor a cola) e nele guardam lápis de cor e giz de cera, todos aqueles que já se perderam da caixa original.

baby wipes - recycle

Na casa da Carla, os potes grandinhos já viraram até balde para brincar na areia da praia. “Usamos cola colorida para desenhar neles… No dia foi um sucesso, depois a cola saiu inteirinha…”, lembra. Com o pote pequeno ela faz do mesmo jeito que com as lãs, mas para acondicionar as linhas de crochê, que são menos volumosas. “Agora estou fazendo um novelo de tiras de tecido e ele vai para o pote de lenço umedecido!”, avisa. O pote pequeno ela já transformou também em porta sabão em pó.

A Andreia Cristina Ramos conta sua experiência: “Eu usei um pote de lenço umedecido grande, encapei com eva fazendo furos com agulha quente e passando barbante fino colorido para costurar o eva no pote. Fiz vários bichos com eva também e montei um cenário de floresta.
Cortei o fundo do pote, coloquei fantoches na mão e usei o pote como palco das histórinhas, com a minha mão saindo de dentro do pote… Meus alunos amaram a invenção!”, lembra.

Outra sugestão para usar com crianças: a Maíra Fontoura criou um jogo totalmente personalizado. “Havia guardado uma destas embalagens grandes de lenços e, quando na escola do meu filho pediram que a gente inventasse um jogo ou brinquedo feito com sucata, tive esta ideia! Utilizei o pote plástico como prática embalagem para guardar o jogo, forrei com contact. Para as peças, utilizei tampas de Nescau. Imprimi fotos dos coleguinhas e formei os pares. Assim, eu e meu filho criamos um criativo e ecológico jogo de memória! Fez o maior sucesso na escola!”, conta.

jogo da memória com tampas de Nescau

A Andrea Oliveira aproveitou um dos tubos de sabonete lí­quido para colocar o álcool que ela usa na cozinha e para o que ela deixa na área de serviço. “Outro eu uso para borrifar água nas plantas que precisam disso e outro para usar com fungicida ou água com detergente para acabar com pulgões e outras pragas que, às vezes, acometem minhas plantinhas”, explica.

sabonete líquido

A Cidinha Araújo monta kits com um tubo de sabonete líquido e uma toalha bordada. A embalagem de sabonete é customizada com tecidos, fitas e contas e ainda recebe um cartão. Ela faz os kits para vender, mas sugere que se possa customizar os potes que se tem em casa de forma parecida.

A Kátia enviou alguns links, com algumas das fotos que ilustram este post.

Várias outras leitoras escreveram também, com as mesmas ideias ou com sugestões parecidas. A todo mundo que participou, muito obrigada!!! E quem tiver fotos ou links e quiser ver publicado aqui, é só entrar em contato pela Caixa de Sugestões ou pelo e-mail: bananacraft@gmail.com Vale fotos de outras embalagens recicladas, como algumas das que ilustram este post :)

Para saber mais:
-Caixas retangulares transformadas em baú de tesouro
-Pote retangular forrado e com flor

-Pote retangular com laço
-Pote redondo com laço
-Jogo de memória da Maíra
-Lembrancinhas que a maíra fez com embalagens de cup noodles
-Kit de banheiro com ilustrações divertidas
-Pote com botões colados
-Pote de creme
-Cestinha feita com pote de sorvete

5 ideias sobre “Reaproveitando embalagens

  1. Maíra

    Oiee, adorei este post! Ainda mais que vi meu jogo estampado também! mandei outras sugestões… potinhos de macarrão instantâneo e balde de massa corrida. Parabéns pelo Site. Adoro as dicas! bjs

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>