Lata de tinta forrada com papel

lata de tinta - reciclagem

Quem gosta de fazer pinturas em casa, sempre acaba com latas de tintas vazias. Eu acho o maior desperdício jogá-las fora. Ainda mais as pequenas, que podem se transformar em ótimos porta-canetas ou pincéis. Como eu estava justamente precisando de lugares mais adequados para dispor esses objetos sobre a minha mesa, decidi forrar algumas latas com papel.

reciclagem - lata de tinta

As latas vazias precisam ser limpas, para que alguma sujeira, adesivo ou sobra de tinta não acabe prejudicando o resultado final. Como elas sempre têm logomarcas, fotos e outros elementos de cores fortes na parte externa, é preciso pensar no tipo de material que você vai usar para forrá-las. Se você optar por papel grosso, ou escuro e liso, pode forrar direto. Mas se escolher tecido, papel claro ou decotapes, por exemplo, precisa antes cobrir as imagens que já estão nas latas.

reciclagem - lata de tinta

O jeito mais tradicional de fazer isso é pintando as latas com uma ou mais demãos de primer, que não descasca e até permite que as latas sejam pintadas em seguida. Mas estava querendo fazer algo mais rápido e prático, então decidi colar uma folha de adesivo branco sobre as latas, para encobrir o rótulo pintado nelas.

lata de tinta - reciclagem

Depois de medir a lata, cortei o adesivo e colei, tomando cuidado para que não se formassem bolhas de ar. Em seguida, cortei o papel de embrulho no tamanho correto.

reciclagem - lata de tinta - papel de embrulho

Para colar o papel de embrulho sobre o adesivo, optei por usar fita dupla face. Ela não forma bolhas, não faz sujeira e é bem fina, ideal para quando não se quer deixar marca de cola. Grudei um pedaço de fita dupla face em toda a lateral da lata, prendi o papel de embrulho, dei a volta na lata, esticando bem e prendi a outra extremidade do papel na lata, com mais um pedaço grande de fita dupla face.

lata de tinta - papel - reciclagem

Fácil e rápido de fazer, este é um projeto que pode servir para reciclar tanto as latas (você pode aproveitar também as de conservas, achocolatados, sopa, leite condensado…) quanto papéis ou retalhos de tecido. E pode usá-las tanto no atelier quanto no escritório, no quarto das crianças, na cozinha, na lavanderia…

Para saber mais:
-Castiçal de lata
-Reciclagem: gaveteiro feito com caixas de suco
-Reciclagem: vidros forrados com tecido viram vasos
-Tutorial: porta-canetas reciclado

10 ideias sobre “Lata de tinta forrada com papel

    1. Daniele Autor do post

      Alessandra, se você lavar logo que a tinta acabar – com ela ainda fresca, fica bem mais fácil. Se deixar secar, realmente é chato. Aí, a saída é colocar água dentro e deixar um bom tempo, até a tinta amolecer e soltar. Claro que isso só funciona com tintas a base de água.

      Responder
  1. Pingback: BananaCraft » Latas viram vasos

  2. Pingback: Tweets that mention BananaCraft » Lata de tinta forrada com papel -- Topsy.com

  3. Ursula Lany Meissner

    Gostei muito deste trabaho em latas de tinta vazias.
    Gostaria de saber como faço para deixar as latas de tinta bem limpas e sem cheiro
    para poder usá-las em artesanato.
    Abraço grande Ursula

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>