Reciclagem: o que fazer com o papelão do rolo de papel higiênico

rolo de papelão - reciclagem

Muitas das coisas que a gente compra vêm enroladas em papelão: papel higiênico, papel toalha, filme plástico, papel alumínio, fita crepe, fita adesiva… E sempre que essas coisas acabam, o destino do rolo de papelão que tem lá no meio é o lixo. Um desperdício, porque é um objeto que pode ser reaproveitado e voltar a ter muita utilidade. Olha só!

reaproveitamento - reciclagem - rolo de papelão

Você é do tipo de pessoa que guarda embrulhos de papel usados? E as fitas que vêm neles? Se a resposta foi afrmativa, então já tem um bom uso para os rolos de papelão. Para as fitas, os de papel higiênico servem. Para os papéis, o melhor é usar rolos mais compridos, como os de papel toalha ou papel alumínio. Geralmente, os rolos de papel alumínio e filme plástico são feitos de papelão bem grosso e resistente e, por isso são os ideais para reaproveitamento.
Uma idéia bem bacana é forrar os tubos com sobras de tecido ou papel estampado, para deixá-los mais charmosos. É o caso do rolo de papel higiênico que foi forrado e serve para organizar fios de equipamentos elétricos. Uma boa pedida para o fio do ferro de passar e para o da máquina de costura.
Já mostrei aqui o que a Carla Sander fez com rolos de papelão: aproveitou para enrolar pedaços de fitas de cetim e galões, para depois pendurá-los. Neste caso, os rolos não precisam ser forrados e o melhor são mesmo os de papel higiênico, porque são menores.
Já com os rolos que vêm nas fitas adesivas, uma idéia é transformá-los em pulseiras. Primeiro, forre-os com manta acrílica, para ficaram acolchoados. Depois, cubra tudo com tecido. Para fazer o acabamento, cole uma fita de cetim larga na parte de dentro, para cobrir as bordas do tecido. Os rolos de fita crepe vazios podem se transformar em argolas para móbiles. Forrados da mesma maneira que para fazer pulseira, com tecido, ficam com um visual mais romântico e delicado. Pintados ou forrados com papel, podem ficar mais modernos.

Para saber mais:
-Como organizar rolos de fitas
-How to reuse papel rolls

15 ideias sobre “Reciclagem: o que fazer com o papelão do rolo de papel higiênico

  1. cidinha

    graças à pessoas como voce, nossa vida fica mais interessante,pois o que iria para o lixo vira utilidade; alem de cooperarmos com o meio ambiente,nos tornamos mais realistas diante da situação vivida por todos nós ,periodo de economia,de reaproveitamento,enfim ficamos mais conscientes do nosso papel neste planeta…obrigada pelas dicas maravilhosas

    Responder
  2. Daniele Autor do post

    Fabi, acho que eu também fiz esse palhaço, mas não lembro direito. Lembro que vivia tendo que colecionar o rolo do papel higiênico para fazer projetos na escola.
    Legal saber que você já fez isso, Fátima :)
    Cidinha, além de reciclar e de produzir menos lixo, ainda podemos aproveitar para fazer coisas bacanas para a casa :)

    Responder
  3. Marina

    Já guardei rolos de papel higiênico para fazer o corpinho de robôs e decorar a mesa de festa infantil, mas nunca pensei em guardar fios. Ótima dica.
    Rolos de fita durex pequenas, aquelas coloridas, são ótimas para decorar e usar como porta guardanapos… que viagem…
    Beijos

    Responder
  4. Pingback: What to do on Squidoo Willow? » I’m sooo late with updating this blog!

  5. Ebenezio Pimenta

    Onde compro papel camurça adesivo, resido em Ribeirão Preto e não consegui localizar na minha cidade, se puder me informar ficarei muito agradecido.

    Ebenezio

    Responder
  6. Victória Coimbra

    Oi, adoro seu blog, outra coisa que vivo fazendo com o rolo de papel higiênico pra minha irmazinha é uma coruja, no começo só desenhava com caneta bic mesmo, depois comecei a pintar com tinta, canetinha e finalizava com caneta permanente, depois vi que podia recortar pedaços de papeis e colar como se fosse as penas, azas e os olhinhos, enfeitei com botão também.
    bjj

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>