Manual de costura

sew fast, sew easy, sew on

Não é todo mundo que gosta da linguagem direta e impessoal dos manuais, mas ninguém pode negar que, em vários casos, eles são muito úteis. O livro “Sew fast, sew easy, sew on”, de Elissa K. Meyrich é um exemplo de manual realmente eficaz. Principalmente para quem está querendo começar a costurar e não sabe direito como.

sew fast, sew easy, sew on

Totalmente ilustrado – com desenhos no estilo manual mesmo, ensina os aspectos mais básicos da costura. Desde como saber em que sentido cortar o tecido até detalhes das máquinas de costura. Existe até um capítulo dedicado para máquinas overlock, o que não é muito comum na maioria dos livros, porque todo mundo parte de princípio de que iniciantes não vão usar este tipo de equipamento.

O livro vem com cinco moldes: calça, camiseta, vestido, case para iPod e capa para almofada ou puff. Também tem um capítulo dedicado a ensinar como pregar botões, ganchos, botões de pressão costurados, costura a mão, zíper… Também é muito útil o glossário, principalmente para quem não está muito familiarizado com os termos em inglês.

sew fast, sew easy, sew on

Eu gosto muito da idéia da autora de incluir um checklist em cada capítulo, para a gente ter certeza de que não esqueceu nenhum detalhe.

Para saber mais:
-Sew fast, sew easy – o site
-Sew fast, sew easy, all ypu need to know when you start to sew – outro livro de Elissa K. Meyrich
-The rip it! How to deconstruct and reconstruct, clothes of your dreams – mais um livro da autora

12 ideias sobre “Manual de costura

  1. SomeBerry

    Oi Dani, que massa esse livro, mas é todo em ingles né… bah cansa heheh

    Estou procurando um curso de costura, ou uma professora particular algo assim…
    tu sabe de alguem ou de algum curso?

    Valeu.
    bjs Maythe

    Responder
  2. Daniele Autor do post

    Maythe, onde você mora? Em Porto Alegre acho que você pode tentar nas lojas que vendem tecidos (Linna, Mundo do Artesanato). Eles costumam ter cursos. Também existem livros em português e até aulas em CD. Vou pesquisar e te falo. Bjs

    Ana, eu também não estou acostumada com overlock, mas gostaria de ter uma. Acho divertido! Beijinho, querida!

    Responder
  3. Julia

    Olá,

    Ótima dica :)

    Tenho praticado bastante a costura manual, é uma terapia maravilhosa!
    Ainda não tenho máquina, mas já estou pesquisando a compra de uma, vai facilitar bastante meus trabalhos e permitir “maiores” criações.

    Sempre compro meus materiais em Porto Alegre e adoro a variedade de produtos que encontro nas lojas do Centro. Pena que os valores são tão superiores aos praticados em outras cidades do país.

    Sempre visito o site e encontro dicas e informações preciosas e úteis! Adoro!
    Parabéns!

    Responder
  4. Maria Filomena Reis

    Espero estar sendo útil, e desta forma para quem quer apreender a cortar e costurar ( o que é o meu caso, estou começando), descobri no 4shared e no Picasaweb, em especial no picasaweb.google.com/blancaestelac., livros inteiros sobre corte e costura que explicam de maneira muito didática como cortar e costura…. Em especial dois livros – o Apreenda a Costurar de Gil Brandão e um outro frances com 445 páginas intitulado le dessin de patron – base du vetemet. Desta forma, quem quiser obter os livros, é só entrar no site acima da blancaestelac e fazer o donwlood dos respectivos livros… Espero que ajude. Abraços . Maria Filomena

    Responder
  5. Ivete

    Vc poderia indicar que maquina de overloque domestica é indicada para fazer acabamento e pontos decorativos em roupas de cama de bebê? Vc conhece a ultralock da Singer ou a 8002 da Janome? obrigadissima pela resposta.

    Responder
  6. fernanda ferreira

    olá! sou a fernanda começei agora aprender costura estou num curso na escola hoteleira e estou a fazer um tema de vida onde escolhi costura mas tou ás cegas quero pedir se me podem mandar umas dicas obrigada espero resposta

    Responder
  7. Pingback: BananaCraft » O que rolou na Caixa de Sugestões

  8. Pingback: Guia Completo de Costura | BananaCraft

  9. Pingback: Aprenda a costurar ^^ olha que bacana as dicas!! | Bem Vindos a POSSiBiLANDiA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>