Máquina de costura para iniciantes

singer

A Adryana deixou um comentário perguntando qual a minha máquina de costura e qual eu indico para iniciantes. A minha máquna é uma Singer Facilita Premium, com 36 modelos de pontos. Quando eu comprei, praticamente só sabia fazer costura reta e a coitada ficou na caixa, fechada, por uns 10 dias, até eu m animar a começar a costurar.

Como eu aprendi muito do que sei sozinha e lendo dicas na internet, posso afirmar que o melhor amigo dequem está aprendendo a costurar é o manual da máquina de costura. E não vale torcer o nariz dizendo que ler manual é um saco. Tudo bem que os textos deixam a desejar e o estilo está longe de ser atraente, mas mesmo assim, tem que ler. Só ali a gente aprende os detalhes e segredinhos de cada máquina.

Quanto ao melhor modelo para iniciantes, eu sempre recomendo a mais barata do mercado: Janome Sew Mini. Porque ela é a mais barata e como você está começando e nem sabe direito o que vai realmente curtir costurar no futuro, não vale a pena gastar demais no início. Depois, com o tempo e com conhecimento adquirido, você vai saber qual a melhor máquina e qual investimento fazer nisso.

sew mini janome

Preciso ainda dizer que várias pessoas já vieram me perguntar se a Singer não é ruim, porque tem muitas peças de plástico. Sinceramente, para as costuras que eu faço, ela dá conta do recado direitinho e nunca me deixou na mão. Eu costuro bainhas de calças jeans e tecidos assim mais grossos sem problema. No geral, só costumo fazer costura reta e zigzag, mas ela tem uma quantidade grande de pontos decorativos, faz casa de botões e outras coisas divertidas – que eu não uso porque não lembro, estou com pressa, estou com preguiça ou sei lá qual desculpa, mas que deveria (e um dia vou) usar!

Por último, existe sempre a possibilidade de se comprar uma máquina usada. Elas são relativamente baratas (a Sew Mini é tão em conta que tem muita máquina de segunda mão bem mais cara que ela), só que na maioria das vezes vêm sem manual de instruções, o que pode ser bem chato para quem não manja nada. A vantagem é que, comprando em lojas autorizadas, as usadas costumam vir com garantia e revisadas e os funcionários da loja sempre dão algumas dicas de como usar o básico.

Minha mãe tem uma Singer Facilita dos anos 70 que está como nova até hoje. O visual é lindo, com flores coloridas, só que a bobina é de um modelo estranho, baixa e chata, que não se encontra mais para comprar. E sempre que eu me lembro disso fico pensando que, apesar do estilo de uma máquina de costura vintage, provavelmente, pensando de maneira mais prática, o melhor mesmo é escolher um modelo novo e bem barato, para evitar surpresas desagradáveis como não encontrar peças de reposição.

Como uma última dica: antes de comprar uma máquina, encontre um jeito de costurar em alguma, para testar.

Para saber mais:
-Sew Mini Janome
-Máquina de Costura Facilita 2868 18p Singer
-Singer
-Janome

69 ideias sobre “Máquina de costura para iniciantes

  1. Teresa Agrello

    Eu tenho uma máquina Singer que comprei da minha tia… é portátil, daquelas que ficam dentro de uma malinha, bem pesada devo confessar, pedal elétrico… meu tio deu de presente para ela, mas ela não se adaptou pois a antiga era de gabinete. Então vendeu para mim… aspriante a costureira.
    Já tem tempo que comprei, mas ainda não fiz nada nela… só comecei a ler o Manual… quer dizer, isso já é alguma coisa né…
    bjins

    Responder
  2. Bete Sozza

    A minha é uma Elgin bem simples. Comprei pela internet e nem sabia direito o que queria. Ela fez reta, zig zag e casinhas para botão. Sinto falta apenas de um caseado, mas mesmo assim ela dá conta do recado. É portátil, tem alcinha, posso levá-la para onde quiser.
    Tenho paixão por uma eletrônica que minhas amigas têm e deve ter “n” pontos decorativos.
    Bete
    Artes da Rainha

    Responder
  3. Elaine

    Oi
    Minha máquina é uma Singer doméstica usada e bem simples. Como meu pai é mecânico de máquinas de costura, tenho sempre suporte a mão rsrs
    Estou muito satisfeita com ela. Embora tenha problemas em achar peças de reposição (as bobinas por exemplo só compro nas lojas Singer), meu pai diz que é bem melhor uma máquina mais antiga, que aguenta melhor o rojão.

    Beijos

    Responder
  4. Eve

    Oi… aprendi a costurar faz quase 3 anos e por muito tempo usei a máquina da minha vó, que morava conosco (ela ainda mora com a minha mãe, eu que mudei… hehehe)… a máquina dela é uma elgin zig zag que deve ter uns 10 a 15 anos… minha vó já comprou usada… ela me socorreu quando eu não tinha uma própria e foi ótima para eu perder o medo de fazer muitas coisas, já que era antiga… e qndo dava problema eu pegava a máquina e levava na assistência… minha vó só ficava sabendo qndo eu devolvia… hehehehe… como casei em novembro passado e me mudei, no último Natal ganhei do meu marido uma Brother XL3750… tem vários pontos decorativos e aguenta o tranco muito bem… e olha q eu uso muito ela… o manual me ajudou muito a começar a usá-la, pois fiz um curso de manejo, mas fiquei em dúvidas ainda, que o manual sempre resolveu… sempre prego os botões à máquina (depois que se aprende é tãaaaaaao fácil), e uso muito também o pezinho pra zíper… o acabamento fica muito mais bonito…
    Mas acho q a dica acima é ótima… vale a pena investir numa mais simples (ou pegar emprestada de alguem) até saber exatamente quais vão ser suas necessidades.
    Beijos.

    Responder
  5. Nanda

    A minha máquina é igual a sua( Facilita Premium) e é excelente.
    Faço curso de corte e costura e faço de tudo nela !
    A próposito adoro o banana craft, parabéns !
    Beijocas
    Nanda

    Responder
    1. Fernanda Bernardo Silva

      Nanda, vi o seu comentário a respeito da maquina, e gostaria de saber se qdo vc está fazendo algum ponto de bordado se ela é lenta, parece que fica amarrada. A sua é assim. Pois tenho uma outra singer zig zag e é bem mais livre. é como se maquina estive trabalhando forçada.
      Obrigado Fernanda

      Responder
  6. juciele

    eu comprei a sew mini, da para costuras minhas coisinhas sem precisar encher o saco da minha mãe, tiop bainha de pano de prato e os passa fitas das toalhinhas que bordo, o problema é que meu filho pensa que é brinquedo , entõa sempre que acabo de costurar , ele fala agora é minha vez….rs

    Responder
  7. Ana Melo

    A minha atual máquina foi a mais barata que achei na época e uma marca que eu nem conhecia “Jocel”, fazia pouco tempo que estava em Portugal e já sentia tanta falta de ter uma em casa, depois da compra não parei mais!
    A única coisa é que os pontos depois de algum uso passaram a ficar soltos, levei-a em um senhor, daqueles que já trabalham com isso há muitos e muitos anos e em dois dias devolveu-a muito melhor do que eu imaginava.
    Agora de vez em quando faço uma limpeza básica e uso um óleo que já veio com ela e pronto, sem barulho e com pontos lindos.
    Uma dica: nada de medo de errar, o melhor é costurar e costurar!
    beijinhos.

    Responder
  8. Rosita

    Oi minha linda, já estava algum tempo vendo seus post, mas agora estou decidida a comprar minha maquina e começar de vez.
    Olhei a maquina “Mini Máquina De Costura Uso Doméstico Portátil Handy Baby” vc já viu algum comentario sobre ela?
    Beijos
    Ahhh adoro tudo no blog!

    Responder
  9. Marcia - Picote Alelier

    Eita bloguizinho viciante!!! Passo aqui todos os dias.
    Comecei fazendo pecinhas em biscuit, agreguei mdf, decoupage e agora estou entrando também no mundo dos feltros, tecidinhos, botões, linhas… Acabei de comprar uma máquina Elgim – JX4000, achei bem legal, com vários pontos inclusive de bordados. Já tenho alguma noção de costura e acredito que nao terei nenhum problema com ela. O que me falta mesmo é o danado do tempo para poder começar a por mão na massa. Parabéns pelo blog!! E se tiverem um tempinho, dê uma passadinha lá pelo meu. http://www.picoteatelier.blogspot.com ficarei feliz em recebê-los.

    Responder
  10. Déia (a cigarra e a casca)

    Dani, seria legal lembrar que se a máquina usada for Singer você pode fazer Download do manual. A minha é uma super Zig-zag da década de 70 e encontrei o manual no site da Singer.
    Bjo

    Responder
  11. Caroline

    Eu tenho uma maquina dessa Janome Sew Mini.. Eu adoro!!!!
    Dá para levar até nas viagens da familia.. Ela é super leve!!!
    Pontos negativos, ela nao tem luz (a noite é ruim de costurar, mesmo com iluminacao exterior) e ela nao costura panos mais grossos.
    Agora já estou sentindo necessidade de ter uma maquina maior.. Abraços

    Responder
  12. Sandra

    Eu também estou pesquisando para comprar uma máquina de costura. Sou candidata a aprendiz mas o que eu quero saber é se estes modelos atuais domésticos conseguem costurar malhar.
    Será que a Janome Sew Mini consegue? E a sua Singer?

    Responder
  13. vera

    OI gente eu ainda procuro o manual da singer bobina magica flexiponto acho que 260c.Será que alguém podia me ajudar?

    Estou adorando este blog!!

    Responder
    1. Alessandra

      Oi Vera,
      Você conseguiu o manual da Singer 260c? Eu acabei ganhando uma e como é bem antiga não tem o manual…tbém estou procurando um manual!

      Responder
  14. Adriana

    Pessoal, estou a procura do manual da singer bobina mágica flexiponto. Por favor, estou procurando a um tempão mais está difícil de achar. Se alguém puder me ajudar…

    Responder
  15. zulmira fontes

    oi gente
    a minha máquina first time é uma Toyota!Acho que estou complicada, né?
    Eu tinha um atelier com costureiras.Adoeci, perdi tudo e restou essa máquina e uma reta industrial.
    Tenho medo dela.Esta é a verdade…
    Faço acessórios a mão e parece que tenho bloqueio com a máquina. Já mandei arrumar pra eu começar mas ainda não consigo.
    Amo o blog e sempre volto, mas é a primeira vez que posto.

    Responder
  16. nanda

    gostaria de comprar uma maquina de costura, tenho boas noções de costura, mas usava a da minha mãe qdo eu era criança apenas…
    vale a pena comprar uma que já tenha overloque?
    vi uma da Elgin portatil JX4000 q custa uns R$450,00 e tem várias opções de pontos e overloque tbem.

    Responder
    1. Julia

      Luciana, eu tive uma singer bobina mágica, com flores azuis e rosas no painel, lindinha, forte, mas um dia me deu a louca e dei prá uma amiga. A bobina mágica enche da maneira mais prática que eu já vi, e, o resto da máquina é igual ao da Singer 244 que comprei em 1987. Posso escanear as folhas do meu manual que ensinam a enfiar a linha, não tem erro. Meu e-mail é jvegga@gmail.com, estou às ordens.

      Daniele (dona do site), tb amo seu site. Adorei o o calendário de botões.

      Responder
  17. elizete rusig

    ola eu sou aprediz e gostaria de compra uma maquina usada quem tem e pode me ajuda adoro costura mais nunca pude compra uma maquina quem sabe tem alguem que queira desuculpar lugar e poça me vender uma

    Responder
  18. Luciana

    Boa tarde!! herdei uma maquina de costura Singer Flexiponto Bobina Mágica da minha mãe, mas não consigo de jeito nenhum colocar a bobina… a linha embola tudo lá dentro. Por favor, gostaria de saber se tem o manual deste modelo ou algum com a bobina parecida para que eu aprenda utilizar essa máquina. Abraços, Luciana

    Responder
  19. fran

    oi meninas preciso de uma ajuda pois sou iniciante ganhei uma maquina importada a mrca e toyota jeans ela tem 21 ponto de costura quando fui ligar pois ela ós acende a luz efaz um ronco bem baixinho sera que as maquinas vem travada pois me ajude já tenho 2 dias e ñ veio com manual de instruçoes.obrigado

    Responder
  20. Ilaria

    Bom dia meninas, estou precisando de uma machina em casa, mais não sou uma esperta nem em maquinas de costura nem em costurar, tem uns 10 anos que fiz um curso e depois disso não vi mais uma maquina!..então para aqueles trabalhos de casa, oque vocês me conselhão?…eu encontrei alguns modelos bem em conta em um comparador de preços tipo a Singer Capri 8280 segue o link: http://www.shoppydoo.com.br/precos-ferros_de_passar_roupa_maquinas_de_costura-singer.html;
    nesta poderia fazer todos meus trabalhos de casa ou precisaria de algo melhor?
    Desde já agradeço..

    Responder
  21. vivi

    Comprei uma Janome e sew min por que era a mais em conta na versão custo benefício. Afinal adoro artesanato e precisava de uma máquina, porém não sabia nem enfiar a linha nunca tinha usado, só tinha vontade de aprender, o que foi suficiente. Meu hoby das horas vagas agora é costurar, vivo criando coisinhas… tenho uma cobaia, minha filha de 3 anos. Meu problema agora, dois anos depois da aquisição é o curso de corte e costura que preciso fazer, mas nao tenho tempo. A máquina me serve muito.. arrumo minhas calças, faço roupinhas super charmosas para minha filha, mas com limites, pois nao tenho muito conhecimento. Algumas dicas interessantes, encontrei neste blog, que é o máximo… bjsssss

    Responder
  22. Cristiane

    Olá, vocês poderiam me ajudar? Sou leiga no assunto, mas estou muito interessada em iniciar o aprendizado no mundo do corte e da costura, com fins de uso pessoal. Gostaria de comprar uma máquina que me permita realizar bons trabalhos, mas nada muito caro. Também não quero gastar pouco e ficar sem recursos essenciais… Vi a Máquina de Costura Fashion 5 Pontos 4205 Singer no site do Submarino e gostaria de saber o que vocês acham dela? Agradeço muito a ajuda! Sucesso!

    Responder
  23. Cristiane

    Olá… Mal postei a mensagem anterior e já voltei aqui para dizer que comprei a Elgin Supéria JX2050 em uma promoção relâmpago das Americanas por R$ 299, depois de quase enlouquecer entre os vários sites, comparar preços e ler opiniões. Bom, a impressão que eu tenho é de que a Elgin JX4000 valia a pena o investimento, mas eu sou iniciante e não queria gastar muito, perder a empolgação inicial e deixá-la encalhada em algum canto… rs. Acho que uma máquina que possui 7 pontos úteis, caseador automático com 4 passos, 3 pontinhos para lingerie e outras características como: caixa de bobina e lançadeira em aço; Interruptor para luz na costura; Costura para trás; Enchedor de bobina; Braço livre para facilitar costuras tubulares e que acompanha DVD com instruções de manejo vai ser suficiente para quem não entende nada de costura… O que vocês acham?!
    Se alguém tem essa máquina e quiser postar algo para me tranquilizar enquanto aguardo os 15 dias úteis para a entrega, eu agradeço muitooo! Sucesso a todas!

    Responder
    1. Alessandra

      Ai eu to mesmo dilema q vc Cristiane,a minha não chegou ainda,e eu ouvi falar depois q eu fiz o pedidos ela não costura malha,to mega pteocupada,alguém nos ajude bjssssss

      Responder
  24. Jéssica

    Olá !
    Adorei as dicas do post sobre maquinas de costura para iniciantes,
    mas gostaria de saber se a Janome Sew Mini pode costurar também jeans como por exemplos para fazer a barra de calças e tal?
    Se alguem puder me ajudar agradeço desde já
    beijinhos ;**

    Responder
    1. Daniele Autor do post

      Jéssica, barra de calça jeans é complicado de fazer em qualquer tipo de máquina de costura doméstica. Não é que não dê para fazer, até é possível. O problema é que os degraus que ficam no tecido acabam desregulando a máquina ou até quebrando algo ou queimando o motor caso force muito.

      Responder
  25. Raquel

    Olá, meninas!
    Ha uns dias comprei uma máquina Janome 2008. Nunca costurei em nenhuma antes.
    Hoje peguei para costurar uma coisinha pela primeira vez.
    Depois de quase a peça pronta aconteceu um problema que não consigo entender!!!!!!!!!!!!!!! Socorro!!!!!!!!!!!!!!!! Me ajudem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    A agulha travou suspensa (na posição mais alta) e o volante não vai para frente nem para traz!!!!!!!!!
    Já desmontei a tampinha da base mas não vi nada, nem uma linha agarrada! Acho que é na parte superior da máquina (no braço)!!!!!!!!!!!!!!
    Isso já acanteceu com alguem??? O que eu faço para destravar o volante da máquina e continuar costurando??
    Obrigada!
    Raquel (www.bouchardetbijou.elo7.com.br )

    Responder
  26. Larissa Felinne

    Meninas preciso de ajuda, estou a procura de uma máquina de costura e vi que a ELGIN JX4000 está com um preço muito bom. Mas antes de comprar quero saber se ela é boa e recomendada para iniciantes no patchwork. Agradeço muito se responderem :)

    Responder
  27. Claudia Elgin JX 4000

    Acabei de comprar uma maquina Elgin JX 4000 e não consigo costurar de forma nenhuma, coloco a linha conforme descrito no DVD mas a linha quebra o tempo todo. Alguém pode me dar uma dica do que fazer ? sou tão leiga que não sei se o problema sou eu ou a máquina.
    Claudia

    Responder
    1. Julia Veiga

      Oi, Eu tb tenho uma Elgin JX 4000 (Elgin Genius), ela é ótima, costura até jeans! E além do dvd, ela veio acompanhada de um livreto, é o Manual de Instruções, que a gente acha chato de ler. Então, se vc tem o Manual, na página 33, tem a instrução que vc precisa.
      O dvd facilita a vida, mas o Manual é mais completo.
      Aliás, alguns problemas são resultados dos enganos que a gente comete sem ler o Manual – e as causas problemas/e a forma de consertá-los é praticamente a mesma em todos os tipos de máquinas.
      Se vc fizer o que o manual ensina e o problemas persistir, procure assistência técnica autorizada (a Elgin deixa um pouco a desejar neste quesito, no Rio de Janeiro).
      SE VC NÃO TEM o Manual, pode conseguí-lo em:
      https://www.elgin.com.br/PortalElginAdm/Upload/DownloadPublico/HomeOffice/Manual_de_instrucoes_JX_4000.pdf
      Boa sorte e aproveite a sua máquina, ela é ótima!

      Responder
  28. Ana

    Olá, boa tarde,
    andava na net a pesquisar como resolver um problema e vim ter a este post. Talvez me possam ajudar… Comecei a costurar há pouco tempo e tenho tido alguma dificuldade em pespontar algumas coisas que fiz. O tecido não avança e a máquina acaba por coser vários pontos no mesmo sítio, especialmente quando o pesponto passa por cima de outras costuras. O que poderei estar a fazer mal? Ou será da máquina?

    Responder
    1. Julia Veiga

      Lojas Singer – gabinete em madeira ou MDF (mais barato q madeira).
      Ou no site abaixo, eles têm tipo gabinete e tipo mesa, e ainda parcelam no cartão créd. s/juros.
      http://www.apreferida.com/departamento/01-maquina-de-costura-domestica-singer

      (Posso dar um palpite? Funcionou comigo, quando ganhei a primeira Singer – pegue um carretel de linha, um retalho, vá fazendo tudo olhando o manual, sem pressa, tipo aventurando-se num mundo novo! Não é difícil seguir as instruções, só um pouquinho de paciência e vc consegue – e nunca + esquece!
      E se quebrar uma agulha, paciência, não é o fim do mundo!)
      Beijocas, Julia

      Responder
  29. Julia Veiga

    Campanha SOLIDÁRIA:
    Gostaria de Sugerir que, se alguém tem manuais de máquina de costura e pode escaneá-los, postasse aqui a listinha, para que outras costureiras e aprendizes conseguissem também.
    E as meninas para quem eu já enviei, que tb compartilhassem!
    Custa tão pouco!

    Eu tenho os seguintes ( posso atender aos pedidos via e-mail, e não cobro por isso, só peço que tenham paciência se demorar um pouquinho ):
    SINGER 244 Facilita (tem suz embutida sobre a agulha, usa disquinhos pretos para fazer pts. decorativo)
    SINGER 268 Facilita (Bobina mágica, de florzinhas, faz pts., pts. especiais com discos pretos = aos discos da 244)
    SINGER 666 Multiponto (antiga, de 1967, usa discos, mas diferentes dos das máq.244/268)

    O site singer.com.br tem outros manuais, das máquinas Singer modernas.

    JANOME SEW MINI, pequena. leve, só deve ser usada para cost. leves (eu a chamo de máq. de fazer lencinhos, não tem iluminação na máquina, mas é bem legal pra começar fazendo trabalhos delicados e rápidos, no exterior as mães/avós dão de presente às meninas de 9-11 anos, para ser usada sob supervisão de adulto). Manual no site:
    http://www.janome.com.br/uploads/geral/produtos_maquinas/manual_instrucao/manual_instrucoes_525_sewmini_portugues.pdf

    ELGIN JX 4000 e ELGIN JX 2070 (e de outros modelos Elgin atuais):
    site https:https://www.elgin.com.br/portalelgin/Site/Contato/Suporte/DownloadCenter.aspx?Divisao=4&nCat=35&sm=cbda_4

    Responder
    1. Daniele

      Oi Julia, por favor, se possível me envie o manual da Singer 666. Peguei a máquina que era da minha avó, e infelizmente ela não tem o manual. Já procurei e não achei. Levei hoje a máquina para fazer uma revisão e gostaria de começar a “brincar” nela.
      Agradeço muito a sua gentileza.

      daniapaoki@gmail.com

      Responder
      1. Giovanna

        Ola Daniele, você conseguiu o manual?
        Estou com problemas na bobina e não consigo arrumar!! Esse manual também é dificil de encontrar né, já que a máquina é antiga!

        Muoto obrigaada

    2. Karla Costa

      Olá Júlia, gostaria de lhe pedir, se for possível, que me enviasse o manual da singer 666 multiponto. O e-mail é do meu marido, pois ele abre sempre, após recebimento irei continuar compartilhando este manual com quem precisar.
      Desde já muito obrigada.
      Karla

      Responder
  30. Silvia

    Olá, quanto ao manual da Singer Bobina Mágica Flexiponto, contatei a Singer. No site há muitos manuais para download, mas não tem da Flexiponto. Eles me indicaram o abaixo: http://www.feiradasmaquinas.com.br
    Endereço: Rua Belchior Carneiro 33 – Lapa

    Manual Flexiponto 15,00 a retirar na loja, ou 25,00 incluindo custo para postagem Depositar na conta Bradesco ag 055 c/c 291502-2 em nome de Maria Angelica da Silva Araujo (dona do negócio) e mandar e-mail com comprovante para feiradasmaquinas@uol.com.br

    Eles vendem também o Gabinete em MDF para Facilita ou Flexiponto Bobina Mágica: 212,00 – retirar na loja

    Responder
  31. barbara

    gente me ajude acabei de comprar uma maquina de costura mas nao entendo nada comecei a costurar e acho que rodei o volante para o lado errado e travou como destravar o volante da maquina elgin GENIUS jx4000 sera que alguem pode me ajudar ?
    sera que quebrei a maquina com 20 minuts de uso?

    Responder
  32. Waléria

    Olá, sou principiante, na verdade já seu fazer os moldes e tal, na máquina fiz uma camisa de botão de tricoline sob supervisão de uma colega que costura, mas sabem me dizer se na janome sew mini posso fazer vestidos leves, calça de orford, costurar renda????
    Estou muito ansiosa por conta de greve da faculdade e adoro essas coisinhas, e como estudante não posso comprar uma boa máquina agora, vale a pena?

    Abraços!!

    Responder
  33. Luciane Roxo

    Olá pessoal!!

    Estou procurando loucamente o manual da singer 260c Bobina mágica flexiponto… Até agora não consegui ligar a linda…

    Se alguém puder me ajudar…

    Responder
  34. juliana

    Daniele, ou alguma leitora do site,
    eu achei essa máquina de costura, é só para fazer umas costurinhas dentro de casa, tipo barra de calça (já li a dica do jeans), às vezes encurtar uma blusinha, diminuir uma manga, uma barra de cortina… será que essa é o suficiente? Máquina de Costura Bivolt, 12 pontos, SM-520 – SteamMax http://www.walmart.com.br/produto/Eletroportateis/Maquina-de-Costura/Steammax/369608-Maq-de-Cost-Prof-Bra-e-A-SM-520—SteamMax-Maxhome

    obrigada!

    Responder
  35. ediceia pelegrini

    omprei uma maquina elgin com um pequeno defeito , mas o tecnico abriu ele disse que o volante esta quebrado eu nao achei pra comprar, gostaria de melhores informaçao de vcs onde o endereço pra mim comprar ela é ELGIN DECORA agurdo a resposta. OBRIGADA.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>