Dicas para fazer uma festa de aniversário em casa

festa de aniversario

Eu estou há dias mostrando as coisas que fiz para a decoração da festa de dois anos do meu filho, mas ainda não falei sobre as dores e delícias de se produzir um evento assim, feito totalmente em casa. Dá trabalho, dá, sim. Mas também deixa um gostinho de “eu que fiz” que não tem preço e que nenhum outro tipo de comemoração pode oferecer. Se você está planejando fazer uma festa caseira, aqui vão algumas dicas de uma festeira de segunda viagem.

festa de aniversario

1- Planejamento

Ah, se tudo na vida saísse como o planejado, né? Mas não é só porque imprevistos acontecem a todo momento que a gente vai desistir de planejar. Porque o planejamento ajuda, e muito! Ele é importante sempre, por mais informal e descontraída que seja a sua sonhada festa.

Como são muitos detalhes para decidir, o ideal é colocar tudo no papel (ou na tela do computador). Comece pelo número de convidados, tendo sempre em mente que tipo de festa você está querendo. O espaço disponível vai determinar muitas coisas – inclusive o número de convidados e a decoração. Sem falar na quantidade de comes e bebes.

Faça uma lista de quem quer convidar, analise se vai conseguir acomodar todo mundo (se for preciso cortar alguém, esta é a hora). Em seguida, defina o tema, a decoração, as comidas e bebidas, em que cômoda da casa vai ser a festa, o que vai ser preciso comprar, o que será possível aproveitar…

Planeje e tenha seus planos sempre ao alcance das mãos, para não fugir demais da ideia inicial.

 

2- Lista de convidados

Por mais que você esteja pensando em uma festinha “só para os mais chegados”, faça uma lista de convidados. No papel, você vai ter ideia de quantos são realmente, vai poder ter certeza de que não está esquecendo ninguém e também vai ter uma ideia do perfil dos convidados. Isso é importante, para que a festa seja agradável para todo mundo.

É interessante saber se tem mais crianças do que adultos – isso vai determinar a quantidade e o tipo da comida, por exemplo. Bebidas, lembrancinhas, brincadeiras, decoração… Tudo isso depende, em boa parte, dos seus convidados e não só de você.

Saber quem será convidado também tem a ver com os convites…

festa de aniversario

3- Convites

Para mim, festa tem que ter convite. Se for personalizado, melhor ainda. Os convites devem ser feitos de acordo com o estilo da festa. Se ela for bem informal, não é preciso pedir para que confirmem presença. Em caso de muitos convidados, é interessante pedir a confirmação, para evitar desperdícios ou falta de comida.

Os convites devem ser enviados cerca de um mês antes da festa. Se você puder entregá-los pessoalmente, melhor.

 

4- Comidas e bebidas

Elas são uma parte fundamental de qualquer festa. Se você vai fazer as guloseimas em casa, teste as receitas com antecedência, para saber o quanto rendem, quais e quantos ingredientes precisam ser comprados, como fica o resultado, etc. Testando antes, você vai ter mais controle sobre a situação e menos imprevistos podem acontecer.

Por mais que dê trabalho, eu sempre acho que as melhores comidinhas são as com gosto de caseiras. É muito bacana receber um elogio durante a festa e poder dizer que aquilo foi feito em casa. Sem contar que os convidados também sentem todo o carinho envolvido.

Mas se você optar por encomendar tudo pronto, vai ter que pesquisar bastante. Peça provas, aceite indicações de amigos que já mandaram fazer antes, não fique satisfeita até ter certeza de que o lugar (ou a pessoa) é confiável. Não pode ter desastre maior para uma festa do que a comida não ser entregue. Sei disso porque, num aniversário da minha mãe, a doceira contratada para fazer a torta simplesmente esqueceu. Quando eu cheguei na casa dela para buscar foi que ela se lembrou da encomenda :( Por sorte, minha mãe é exagerada e sempre faz comidas com uma boa folga…

festa de aniversario

5- Decoração

Também considero que festa que é festa tem que ter decoração caprichada. E capricho, neste caso, significa feita a mão. Como tudo que é feito a mão precisa de tempo, comece bem antes, para conseguir fazer tudo que você planeja. Dependendo do tamanho da festa, é melhor começar três meses antes. Se ela for bem pequena, dois meses bastam.

Defina um tema geral e atenha-se a ele. Por tema, não entenda que a festa tem que ser com aqueles personagens de desenho animado nem nada do gênero. O tema pode ser uma cor, uma fotografia que te inspirou, um brinquedo que o seu filho gosta… Qualquer coisa, na verdade.

Procure sempre fugir das obviedades, mesmo se o tema for batido. Por exemplo, se a sua filha não abre mão de uma festa de princesas, isso não quer dizer que tem que ser da Disney, certo? Crie tiaras personalizadas, invente um chá real (com bules, toalhinhas rendadas e todo tipo de delicadezas), construa um reino encantado só de vocês. Porque, não importa o tema, sempre se pode inovar e criar algo único e especial.

 

6- Lembranças

Todo mundo gosta de ganhar um mimo no final da festa, especialmente as crianças. Se este mimo for personalizado, feito a mão, com carinho, tanto melhor. Para decidir a lembrança, pense sempre no perfil dos seus convidados e no que eles vão gostar de receber.

Para evitar surpresas desagradáveis, faça sempre uma quantidade extra, só por segurança. Crianças que não estavam na lista sempre podem ser trazidas pelos seus convidados e seria muito chato não ter lembrancinhas para todos. Sem contar que, dependendo do estilo da lembrança, algumas pessoas pedem para levar mais do que uma.

 

7- Ajuda

Não se encolha: peça ajuda. Sua mãe, sua sogra, as madrinhas, as tias, as suas amigas… Olhe em volta, identifique talentos e chame todo mundo para ajudar. Festas caseiras não acontecem se não for possível contar com ajuda. E nem pense em fazer tudo sozinha. O trabalho vai ser insano e o resultado não será tão gratificante quanto o do trabalho em equipe.

 

8- Fotos

Pense nas fotos com antecedência, encarregue alguém de fazê-las caso não for contratar um fotógrafo profissional. Falo isso por experiência própria. Nos dois aniversários do meu filho eu não me preocupei o suficiente com isso e o resultado foram menos fotos do que eu esperava :(

festa de aniversario

9- Presentes

Festa significa presentes, às vezes em grande número e quase sempre com um volume bem grande. Por isso, é preciso pensar onde eles vão ficar. Neste ano, com a festa acontecendo na casa da minha mãe, eu optei por colocá-los num pequeno hall que antecede a sala onde tudo aconteceu. No ano passado, quando fiz a festa no salão do prédio, os presentes ficaram dentro de um grande armário de louças que tem lá. Você também pode fazer um item de decoração que sirva também para acomodar os presentes.

Lembre-se de ter uma caneta a mão para anotar o nome de quem ofereceu cada pacote. Não confie na sua memória, porque é quase certo que você vai esquecer alguma coisa…

 

10- Plano B

Festas bem planejadas são muito mais tranquilas, mas, ainda assim, imprevistos podem acontecer. Por isso, tenha sempre um plano B. Se o evento está programado para a rua, o que você vai fazer se chover no dia? Se algum fornecedor desistir, o que fazer para compensar a falta? Se não der tempo de fazer as lembranças manualmente? São muitos os “ses” em que pensar antes, para não se estressar na hora da festa.

Eu sempre planejo bem e monto planos alternativos. Até agora, está funcionando =)

 

Quando eu estava terminando de escrever este post, recebi um e-mail da minha amiga Eliege com um link para uma matéria no site da GNT, falando exatamente sobre o planejamento de festas caseiras para crianças. Vai lá e dá uma olhada também!

9 ideias sobre “Dicas para fazer uma festa de aniversário em casa

  1. Lilian Grange

    Dani,
    sua festa de dois anos ficou linda e fofa, e o melhor é que virou decoração para o quarto depois, não é!? Sempre faço as festinhas de minhas filhas tudo muito artesanal, é realmente muito gratificante, dá uma canseira, mas é bom demais! Suas dicas são ótimas e acho que vou fazer a festa de alfabeto nos anos dois aninhos da minha pequenina. É claro que a sua festa me inspirou, só que vou por tudo rosa!
    Parabéns e obrigada pelas dicas.
    Lilian

    Responder
  2. Déia Cordeiro

    Dani, é ótimo poder contar com dicas de quem já viveu a aventura duas vezes :)
    este ano meu dilema é o seguinte: ele já escolhe!!! Eu quero fazer uma festa de astronauta e ele quer – com o apoio das irmãs- o “Pocoyo dança” como chama o episódio favorito do Pocoyo…help!! Sempre disse que nunca faria festinha com licenciados, mas e agora? A festa é para ele e meu politicamente correto não pode ser também uma chatice imposta. Ainda que o Pocoyo não é dos maiores males…mas eu já sonhava com luas, estrelas e naves. Hahahaha! Vou ter que dar um jeito de achar o caminho do meio. Me ajuda?

    Responder
  3. Katima

    Oi, Dani.
    A festa foi muito legal.
    As dicas são muitos úteis e você realmente trabalhou muito, mas foi recompensada, com certeza pela alegria do Enrico.
    Bom fim de semana.
    Kátima.

    Responder
  4. Patricia

    E as lembranças a gente sabe quando é preparada com carinho não é mesmo?
    Sou suspeita pra falar, mmesmo assim fico triste quando as mães mandam um pacotinho qualquer, umas Balinhas baratinhas e um apito …rs
    Quem nunca ganhou uma dessa que atire a primeira pedra!!! Kkkk
    Não é preciso gastar muito, pelo contrário, só fazer com carinho.
    Bjs
    Patricia
    http://www.patpins.com.br

    Responder
  5. Edna

    Oi dani

    Meu filho fará 6anos em dezembro e resolvi q vamos ter festa como ele sempre quiz…cheio de crianças e c/ tudo q ele tem direito, porém não quero aquelas festas prontas q alugamos a decoração…eu quero fazer e escolhemos o tema bichos q ele adora. Mas amiga…são tantas coisas q vemos na net p/ ter inspiração que acabei ficando perdida e com medo de não dar conta. Eu quero fazer a decoração, mas to achando q não vai dar tempo…\vc tem alguma idéia simples pq este tema q eu possa desenvolver no pouco mais de um mes q tenho?
    Adorei a deco da festa do seu filhão.
    Bjks e obrigada por compartilhar tanta coisa linda conosco.
    Edna

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>