Bordados e apliques em feltro

hand-stitched felt

Os livros e bordados de Kata Golda são perfeitos, porque reúnem simplicidade, bom gosto e delicadeza. A Flavia, leitora aqui do BananaCraft, escreveu para Caixa de Sugestões pedindo dicas de como fazer o enxoval do seu bebê com apliques e bordados em feltro. A ideia de se inspirar em Kata Golda para fazer as coisas do baby é ótima, tanto para meninas quanto para meninos.

hand-stitched felt

pillows

Além dos livros da autora (veja link no Para saber mais), é possível aproveitar desenhos simples e sem muito detalhes para fazer aplicações no mesmo estilo. Passarinhos, árvores, elefantes, tartarugas, flores, gatinhos… Tudo que for inspirado na natureza combina bem com feltro e apliques. Também é legal usar figuras tradicionais do universo infantil, como casinhas, barcos, cavalos de balanço… Um toque retrô vai bem, assim como cores quentes e suaves, como tons de terra, verdes, pastéis, assim como combinações e variações de uma mesma cor.

album

embroidery felt - kata golda

Para fazer aplicações, pontos simples como caseado e ponto atrás são os ideais. Rápidos de fazer e simples, conferem um ar delicado e suave que combina com peças para bebês. Linhas de bordar (como as usadas para ponto cruz) podem ser usadas, porque permitem decidir a quantidade de fios e não deixam o bordado tão pesado como quando se usa linha de crochê.

felt bear

A única ressalva é mesmo o próprio feltro, que não é muito resistente ao uso contínuo, porque cria bolinhas com bastante facilidade. Por isso, é mais indicado para peças decorativas – como quadros, almofadas, móbiles, capas para potes de produtos de higiene – que não precisam ser lavadas a toda hora.

felt wand

Brinquedos e objetos de decoração – como varinhas mágicas, coroas, bichinhos, dedoches… – também ficam fofos, mas é preciso tomar cuidado porque não é todo feltro que os bebês podem colocar na boca. São mais indicados para crianças maiores, que já passaram da fase de lamber e morder tudo que veem pela frente.

A Flavia pediu tutoriais ensinando como fazer este tipo de trabalho. O próprio livro da Kata Golda ensina, mas também já publiquei aqui tutoriais de ponto atrás, caseado e trabalhos com feltro. Veja os links abaixo.

Obrigada pela sugestão, Flavia!

Para saber mais:
-Kata Golda’s Hand-Stitched Felt

-Kata Golda – blog

-Kata Golda
-Feltro: ótimo para costurar a mão
-Tutorial de costura: nécessaire com zíper
-Bordado: tutorial de ponto atrás
-Tutorial: ponto caseado
-Uma seleção de moldes e bichinhos de feltro

2 ideias sobre “Bordados e apliques em feltro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>