Como unir quadrados de crochê

quadrados de crochê

Se você se animou a fazer os quadrados de crochê, talvez esteja pensando como fazer para uni-los depois, na hora de formar uma manta, uma colcha, uma bolsa ou uma almofada feita com pequenos quadros. Aqui vão algumas opções, retiradas do livro Millepunti.

unindo quadrados de crochê

União com ponto passado
Tanto pode ser executada no avesso como no direito. Apoie os quadrados um contra o outro e passe a agulha de uma parte à outra, para frente e para trás. Use agulha com ponta arredondada para não dividir o fio do trabalho. Com esta costura, os quadrados vão ficar com um ligeiro franzido.

unindo quadrados de crochê

União com ponto de chuleio
Pode ser executada no avesso ou no direito. Para unir os quadrados no direito, apoie-os um contra o outro, avesso contra avesso, e use pontos de chuleio normais e inclinados para um lado. Executada no avesso, com a lã da mesma cor, fica quase invisível. No direito, com fio contrastante, transforma-se num motivo decorativo.

quadrados de crochê

União que alonga o trabalho
O momento de unir o trabalho pode também ser a ocasião de alongá-lo ou alargá-lo, acrescentando até outras cores. Execute 1 carreira de pontos altos ou pontos baixos nos dois lados a serem unidos. Faço o mesmo em todos os lados e depois, para unir um motivo ao outro, use a união com ponto passado ou a união com ponto de chuleio.

quadrados de crochê - granny squares

União com agulha de crochê
Você pode usar ponto baixíssimo ou ponto baixo. Mantendo os quadrados um contra o outro, avesso contra avesso, introduza a agulha através da correntinha de um quadrado e a correntinha correspondente do outro. Você pode usar fio da mesma cor ou contrastante, dependendo do efeito que quiser obter.

Para saber mais:
-Crochê: quadrados da vovó
-Tutorial de quadrados de crochê
-Quadrados de crochê: como fazer
-Quadrados de crochê
-Quadrados de crochê

13 ideias sobre “Como unir quadrados de crochê

  1. Priscila

    Olá Daniele.Lindo estes quadros de crochet.Eu só sei bordar ponto cruz.Mas, a minha mãe é uma crocheteira de primeira.Ela fez para mim um colete de crochet com quadros similares a este.Ficou lindo.Adorei conhecer o seu blog.
    Bjs,Pri

    Responder
  2. Mara Porto

    OI Dani, tenho outro jeito mais simples de unir os quadrados de crochê que fica sem emendas, se quiser eu faço o passo a passo pra vc já que está fazendo tutoriais de crochê, eu nunca vi do jeito que eu faço pq eu aprendi com a avó de meu marido. bjkas

    Responder
      1. Edileuza

        Priscila, gostaria muito de receber esse passo a passo de como unir os quqadrados sem emendas, pois gosto muito de trabalhar com quadrados, mas na hora de juntá-los sempre fico na dúvida.
        Obrigada.
        meu e-mail é
        edimatter@yahoo.com.br

  3. Paula Clarice

    Dani, estou adorando a sincronia dessa série de posts sobre crochê bem nos dias que eu estou aprendendo a fazer crochê :)

    Meu primeiro projeto está sendo umas capinhas pras banquetas altas que ficam na bancada da cozinha. Estou amando, porque crochê é um craft muito intuitivo. E, como você já disse várias vezes: é quentinho!! haha

    Responder
  4. Eva Inez

    Oi Dani , muito bem explicado seu blog e muito lindo tb. Mas gostaria de conhecer tb o jeito mais simples da Mara Porto. Se voce conseguir, agradeço muito, pois estou fazendo um colete dee quadradinhos de croche.
    Bjkas

    Responder
  5. divina

    Olá coleguinha de croche! Eu adoro croche, claro que não sou tão chique como você; ñ possuo um blog, mas adoro observar as novidades. A maneira que eu fasso unir os apliques (quadradinhos de crochê), quando eu fasso o segndo quadradinho na ultima carreira eu ja fasso um dentro do outro, dessa forma quando acabo o trabalho ñ aparecerá emendas e o seu trabalho fica lindo. Gosto de trabalhar com apliques por quê posso montar eles da maneira que eu quiser; já fiz blusas maravilhosas, as colegas de serviço adoram. Fiz ponche, cachicol,blusas de frio. gosto de trabalhar mais com a linha chenil, da umas blusas lindas.

    Responder
  6. Pingback: BananaCraft » Manta de quadrados de crochê

  7. Ilma Ramos

    Olá amiga preciso de um grande favor.
    Você conhece algum ponto de crochê, que una uma tela ao cabelo? Tipo tela de tic tac, porem não tem trança no cabelo, Apenas os cabelos é presos na tela como mega hair.
    Beijo e muito obrigada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>