Lembrança de aniversário: etiquetas de identificação para livros infantis

etiqueta para livros infantis

Aqui em casa, todo mundo lê bastante. Inclusive o Enrico, apesar da pouca idade. Como eu sempre me esforço para incentivar a leitura, achei fantástica uma ideia da Parents que vi na revista Pais & Filhos do mês passado. Gostei tanto que adaptei e virou a lembrança da festa do Rico no colégio. Etiquetas adesivas, com a frase “este livro pertence ao”, embaladas com carinho, viraram lembrancinhas diferentes, úteis e incentivadoras. Todo mundo que viu, curtiu. (E eu não gosto de rimas, não…)

etiqueta para livros infantis

A ideia é mais ou menos essa: colar a etiqueta, na capa ou na contracapa dos livros, tanto para identificar quanto para estimular a familiarização das crianças com a leitura.

etiqueta para livros infantis

Como Enrico prefere falar em inglês, fiz as dele nessa língua. As dos colegas, fiz em português e personalizadas, já com o nome de cada um. Isso porque eles têm só três anos e não conseguiriam escrever seus próprios nomes. Para crianças maiores, eu acho muito mais interessante que a etiqueta vá com o espaço do nome em branco, para que elas escrevam com suas letras.

etiqueta para livros infantis

etiqueta para livros infantis

Imprimi 15 adesivos para cada colega, atei com um pedacinho de fita xadrez e coloquei dentro de uma caixinha plástica. Na frente da caixa, um adesivo, para identificar.

etiqueta para livros infantis

etiqueta para livros infantis

Cada caixinha foi dentro de um saquinho transparente, fechado com um rótulo personalizado, com o nome de cada colega e um agradecimento do aniversariante.

etiqueta para livros infantis

etiqueta para livros infantis

etiqueta para livros infantis

De um lado, o nome de quem receberia a lembrança, com a frase “Estes adesivos são para você colar nos seus livros favoritos e sempre cuidar muito bem deles”. Do outro lado do rótulo, a clássica frase de agradecimento pela presença na festa. O rótulo foi no estilo da festa, com o robozinho, as cores e tudo o mais.

etiqueta para livros infantis

Coloquei todas as lembranças dentro de uma cestinha plástica, enfeitada com tags com o robot e o cachorrinho tema da festa – desenhados pela Pri Barros, da QüiQüi.

etiqueta para livros infantis

etiqueta para livros infantis

Como essa era a lembrança para levar para a casa, as crianças nem abriram durante a festa. Eu acho legal, por isso, ter dois tipos de lembrancinhas. Uma para brincar durante a festa e outra para levar para casa e curtir com calma depois. (Durante a semana, mostro as lembranças-brinquedos que distribuí durante a festinha).

etiqueta para livros infantis

etiqueta para livros infantis

Se você também gostou da ideia e está com vontade de fazer também, nem precisa se preocupar com as etiquetas adesivas, porque amanhã eu posto aqui no BananaCraft as duas artes – a de menino e a de menina – para você fazer o download e imprimir também. Detalhe: não fiz etiquetas diferentes pensando em cor ou qualquer outro detalhe. Só fiz distinção de sexo porque, em português, as frases ficam no diferente no feminino e no masculino, aí não tinha como fazer tudo igual.

 

Para saber mais:

-Mostrei aqui no blog algumas ideias bacanas para festas de aniversário publicadas na revista Pais & Filhos de setembro deste ano

-Revista Pais & Filhos

-O convite da festa de robôs

10 ideias sobre “Lembrança de aniversário: etiquetas de identificação para livros infantis

  1. Vivi Morais

    Perfeitooooooo!!!
    Menina… que ideia genial!!
    Amo juntar utilidade com incentivo… para leitura, então!!
    Parabéns!!! E estas caixinhas… são aquelas em que guardávamos disquetes?? Seria até uma forma legal de reciclar e já dar outro incentivo: reaproveitar.
    Parabéns mais uma vez!! E com certeza irei querer estas etiquetas… acho que farei elas para os pimpolhos da minha família para o Natal…

    BJs

    Ah… a festinha do Bigode ficou genial também… incluindo as reciclagens de sacolas e forminhas… kkk…

    PS: Me desculpa a indiscrição ou a falta de conhecimento… mas por que seu filho prefere falar em inglês?? Achei interessante…

    Responder
    1. Daniele Autor do post

      São caixinhas de disquete, sim, Vivi. Eu tinha um monte delas, novinhas, guardadas, à espera de uma utilização. Foram perfeitas.
      Sobre o inglês, acho que é uma questão de preferência pessoal mesmo. Ele está aprendendo as duas línguas e claramente prefere o inglês.
      Beijos e obrigada!

      Responder
  2. Pingback: Para imprimir: etiquetas de identificação de livros infantis » BananaCraft

  3. mariana

    Dani, ADOREI a ideia! estava buscando alguma ideia diferente e algo útil para fazer de lembrancinha da festa da minha filha que será em dezembro.
    Obrigada querida! Compartilhar ideias assim faz a nossa vida ficar mais fácil e divertida!
    bjs

    Responder
  4. Francielle

    Já tenho o costume de colocar etiquetas personalizadas nos meus livros, mas dá como lembrancinha de aniversário é uma ótima ideia!!! Parabéns, seu blog é maravilhoso…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>