Tutorial: caderno forrado

caderno forrado

Sabe aqueles objetos meio obsoletos, mas que a gente adora porque remetem a tempos queridos? Pois, para mim, caderno é uma dessas coisas. Embora eu faça absolutamente tudo no computador, ainda curto ter um caderno por perto, para fazer anotações, esboços e listas, muitas listas.

caderno forrado

Meu marido ganhou este caderno da Marivane, que atende na nossa nova agência do Banco do Brasil. Como mudamos de cidade, acabamos também mudando de agência. A intenção inicial dele era usar o caderno, mas eu acabei ficando com ele… E aí, claro, tinha que fazer uma customização.

cadernoforrado

Eu pensei em forrar a capa do caderno com um papel Contact que tenho aqui, pensei em forrar com tecido ou com feltro, mas, no final, acabei decidindo por usar galões. Separei todos os que eu tenho em tons de marrom e bege, para combinar com o caderno, que tem as folhas de papel reciclado.

caderno forrado

Para forrar, primeiro eu abri o espiral (que é do tipo wire-o, com os furos quadrados e espiral de metal duplo) com as mãos e virei as duas capas do avesso, para deixar os impressos para o lado de dentro. Com isso, fiquei com capa e contracapa em tom de bege bem claro, totalmente neutras.

caderno forrado

Fui distribuindo os galões sobre o caderno, para testar a combinação que me agradasse mais.

cadernoforrado6

Quando decidi como deveria ficar, comecei a colar os pedaços de galão e de renda de algodão. Usei cola branca diluída em água (dois para um) e um pincel para facilitar a aplicação.

cadernoforrado7

A maioria dos galões e fitas que eu usei são novos, comprados por mim ou ganhados em trocas. Mas outros são já bem antiguinhos, comprados pela minha mãe, não usados e que acabaram nas minhas mãos…

caderno forrado

O grande problema de forrar a capa de cadernos com espiral é justamente a parte onde ficam os furos. Neste caso, eu resolvi a questão cobrindo aquela parte com uma fita xadrez fina, que encaixou direitinho e cobriu quase tudo.

caderno forrado

Ao invés de forrar toda a contracapa, eu preferi cobrir apenas as bordas, com a mesma fita xadrez. Assim, escondi a ilustração e, ao mesmo tempo, mantive um pouco do caderno original à mostra.

caderno  forrado

caderno forrado

Dentro, as divisões das matérias são folhas impressas que não têm muito a ver com a minha nova capa. Embora eu adore tênis All Star e goste do esquema de separação dos cadernos universitários, não pretendo manter do jeito que veio. A ideia é ir fazendo colagens sobre cada uma das divisórias, à medida que for usando as folhas.

cadernoforrado12

cadernoforrado13

cadernoforrado14

O visual meio hippie que surgiu é bacana. Perfeito para escrever a lápis todas as ideias crafts que surgirem. Melhor ainda para fazer inúmeras das minhas intermináveis listas.

 

Então, preciso agradecer à Marivane pelo meu novo caderno =)

 

Para saber mais:

-Banco do Brasil

-Eu faço acontecer

-Tutorial de costura: nécessaire com zíper (e galão)

-Capas de tecido para cadernos, agendas e diários

-Caderno de notas

-Folha de caderno bordada

15 ideias sobre “Tutorial: caderno forrado

  1. Pati

    Ficou muito legal, Dani!
    Principalmente pelo uso dos galões, morro de dó! Mas assim é um jeito até de olhar pra eles com mais frequência! Ü
    B-joca.

    Responder
  2. Édina

    Ficou lindíssimo Dani, ótima sugestão para a agenda que pretendo customizar para 2012, rsrsrs

    Assim como você, tenho listas intermináveis de várias coisas, e muitos bloquinhos e cadernetas. Toda vez que vejo algo inspirador ou tenho uma nova ideia craft corro lá para anotar.

    Beijos apimentados

    Responder
  3. Ingrid

    Adorei a idéia … tb tenho muitos cadernos, e vou aproveitar essa idéia e forrar alguns deles! Não conheço ninguém que gostasse de fazer lista, para falar a verdade, eu também adoooooro fazer listas, faço praticamente listas para tudo!
    Parabéns pelo caderno, ficou lindo!!!

    Responder
  4. Pingback: Links Love #24 » Happy Batatinha

  5. Liége Oliveira

    Dani, como sempre, arrasaste!!! Estou sempre guardando meus galões, não sei prá quê, né?…
    Mas agora, me diz: de onde saiu aquela mãozinha enluvada tipo clips? Q coisa mais fofa!!!!
    Bjs,
    Liége

    Responder
    1. Daniele Autor do post

      O clips em formato de mão é bem antigo, Liége. Era da minha avó. Depois que ela morreu, encontrei nas coisas dela e trouxe para mim. Adoro =)
      Não guarda os galões, não. Usa em projetos bacanas que tanto você quanto eles vão ser mais felizes =)
      Bjs

      Responder
  6. Mariangela

    Hahaha… Estou aqui rindo, porque eu, você e acho que boa parte das mulheres sao “escravas” das famosas listinhas…. Eu devo ter 5 agendas e mesmo assim, pela casa toda tem um papelzinho meu com anotações…

    O caderno ficou muito melhor! Parabéns!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>