Bordando com lã

bordado

Não, eu não estou bordando com lã agora. Na verdade, fiz o bordado aí da foto quando tinha uns 10, 11 anos, nem lembro mais. E semana passada encontrei ele na casa da minha mãe, perdido entre os tantos (muitos mesmo!) guardados. Achei tão com cara de anos 80, tão retrô – e isso quer dizer que estou ficando velha, claro – que decidi trazer e inventar algo para fazer com ele.

bordado

Quando eu era criança, sempre via minha mãe bordar e, naturalmente, quis aprender também. Como bordar com lã em tela era mais fácil do que o ponto cruz que ela fazia, comecei por aí. Esta tela que eu encontrei agora foi uma das últimas que bordei. Lembro de ter feito um Bambi, um pássaro e uma enorme, cheia de flamingos (kitsch ao extremo) – que a minha mãe mandou emoldurar e mantém até hoje, provavelmente com pena de jogar fora algo que deu tanto trabalho para bordar ;)

bordado3

bordado4

Agora que encontrei esta, fiquei com saudade do Bambi. Mas tenho quase certeza de que ele não existe mais. Buenas, não se pode, de jeito nenhum, guardar todas as coisas da vida. Ficam as lembranças, que já são ótimas. Já sobre a tela aí das fotos, alguém tem uma sugestão sobre o que fazer com ela? Emoldurar e colocar na parede não vale!

 

Para saber mais:

-Bordado: tutorial de ponto atrás

-Tapete de juta bordado em ponto cruz

-Meu primeiro bordado

29 ideias sobre “Bordando com lã

  1. Samira

    Oi querida!!!Adorei teu bordado :D
    Eu tenho alguns bordados assim aqui em casa, que eu fiz, em tapeçaria: de tela grossa e tela fina..
    Não consegui identificar muito bem, mas essa parece ser uma tela fina, né??
    Bom, eu realmente daria a ideia de você emoldurar e colocar na parede…hehe! Adorooo tela bordada na parede. Sim, eu tive minha infância e adolescencia nos anos 80!! hahaha
    mas também daria para transformar em almofada, no inverno é ótima de usar, ou fazer uma bolsa…
    Dá para usar a tela também como fundo de bandeja, sabe aquelas bandejas de madeira que tem vidro em cima e a tela fica na parte de baixo??
    Ou dá para colocar na parte almofada de um banquinho…
    E se você fizer um acabamento em volta, ou levar em alguma loja especializada, dá para transformar em um tapetinho…
    Tapeçaria é uma coisa chatinha de trabalhar, pq em qualquer coisa que voê resolva colocá-la, tem que “esticar” a tela. Geralmente isso é feito em lojas…pq é bem dificil de fazer isso em casa.. :)
    Mas se você souber como esticar a tela em casa, vou adorar aprender. Tenho um tapete pequeno que bordei há anos e uma outra tela, que bordei com o intuito de usar para fazer uma almofada, ou bolsa, nao sei…e que estão guardadas…pq geralmente é caro fazer o acabamento em lojas…e sou meio “pão-dura”…hehe
    Mas adoooro tapeçaria, ja bordei dois tapetes, duas almofada, um quadro e um tapetinho de telefone…todos estão em uso aqui em casa…Sei que é brega, mas amooo.. :D
    Parabéns por sua telinha!! Adorei!!
    Beijos, fique com Deus.

    Responder
    1. Daniele Autor do post

      Obrigada, Samira! É tela fina, sim. Mas não quero colocar na parede, não porque seja anos 80 demais, é só que estou tentando deixar as paredes mais “limpas”, pelo menos por enquanto. Adorei suas sugestões, vamos ver o que vai sair ;)

      Responder
  2. Flaviane Koti

    Olá,
    …gosto de bordar, minha paixão de inverno e num desses invernos bordei várias almofadas em ponto cruz na etamine grossa, assim posso, sempre que passo pela sala, curtir o trabalho que deu TANTO trabalho mas fica muito legal. Ultimamente tenho escolhido alguns bordados para colocar em caixa de MDF. Ah, já apliquei bordado em abajur tbm. Bom idéias não vão faltar, o que não pode é ele continuar guardado na gaveta.
    Achei lindo seu bordado, se tivesse o gráfico, com certeza bordaria um para mim.
    Já te acompanho à algum tempo.
    Bjs e prazer em conhece-la.

    Responder
    1. Daniele Autor do post

      Flaviane, não tenho o gráfico porque é uma daquelas telas que já vêm pintadas. Sobre suas sugestões, achei perfeita a ideia de colocar em um abajur. Ficaria lindo!
      Bjs e obrigada!

      Responder
  3. jud

    Oi Dani,
    Não se tem idéia do tamanho real, mas como a Samira disse faria uma almofadinha e a idéia da Dora também achei bem bacana, da ecobag!
    Beijos,
    jud-artes

    Responder
  4. Mirian

    A ideia da bandeja é bem legal foi a primeira que me ocorreu, mas dependendo do tamanho um porta chaveiros ficaria muito lindo e vc o usaria na parede como um quadro com utilidade hã!!!! Bem sei muitas ideias surgirão, queremos ver sua opção pois ele muito bonito para ficar guardado. Bjinhoa.

    Responder
  5. Ana Vergara

    cobre um encosto de uma cadeira… bem craft, com acabamento em tecido rústico, na cor do teu ateliê… Coloca um sanduíche de vidro e põe na cabeceira da cama… ideia boa não vai faltar das tuas leitoras!
    bjs e sigo te seguindo, hihihi!
    DaAna

    Responder
  6. Mazza Pena

    Oi Dani,
    Há muito acompanho seu Blog e adoro sempre suas sugestões…
    Hoje resolvi arriscar minha sugestão atendendo seu pedido.
    Você me fez lembrar, e eu já havia me esquecido mesmo, que eu também fiz desses bordados em lã na minha infancia/adolescência.
    Fiquei com saudade dos meus e tenho absoluta certeza de que já foram para o mundo das coisas perdidas.
    Mas vai lá minha sugestão: que tal aplicar sobre a tampa de uma caixa de MDF que coincida com o tamanho da tela (tampas que permitem sobreposição de vidro)e dentro guardar todas as lãs que por ventura você tenha por aí…

    Responder
  7. Paola

    Olá.
    Não saber as dimensão da tela, atrapalha um pouco na hora de pensar um uso pra ela, mas acho a ideia da almofada bacana, tudo depende do ambiente em que ela ficaria. Achei que a tela pode combinar com a cozinha, de repente um fundo de bandeja, como sugeriram, ou numa cesta de pão.

    Até…

    Responder
    1. Daniele Autor do post

      Esqueci completamente de mencionar o tamanho, Paola :( Mas realmente daria para um fundo de bandeja. E talvez até dê certo na cozinha, vamos ver ;)

      Responder
  8. Silvia Orchidea

    Amei, de verdade, essa paciência infantil.

    teria como sugestão pedir às tias e primas da família que fizessem ou procurassem nos baús, trabalhos semelhantes pequenos em qualquer técnica e com assinatura e com eles seria montado em tecido de brim leve(melhor caimento) uma espécie de painel. Junto ao teu, lado a lado, as outras mulheres da família. Enfeita qqer parede da casa.

    carinho,
    S.O.

    Responder
  9. Caminhos do Patchwork

    Que delicadeza Dani. Eu tb tive um Bambi pintado que virou bolso de uma bolsa de juta que fiz pra minha irmã aos nove anos carregar apetrechos para a piscina ela é de 1971! Então imagine meu bambi tb era muito antigo. Como minha irmã não é nada “apegada” a bolsinha de juta ja era……

    Minha sugestão pra vc” faça uma manta para colocar numa cadeira solitária, tipo de rainha sabe, ou numa poltrona de um lugar só!!!! Não tem nada disto em casa? Sugiro tb, fazer um tapete pro Enrico brincar com os livros dele! Como vc é toda clean e zelosa acredito que ele ainda vai herdar o tapete!!!!
    Abraços e boa semana! Sonia

    Responder
  10. Bel Lüscher

    Não sei o tamanho, mas imaginei um encosto de poltrona/cadeira muito lindo e despojado, se misturado a outras estampas coloridas. Fiquei louca pra ver o resultado, seja qual for o veículo escolhido!

    Responder
    1. Daniele Autor do post

      Não sei, Mariana, mas às vezes o servidor tem problemas devido ao grande número de acessos que o BananaCraft recebe. Vou pesquisar para ver o que houve…

      Responder
  11. Fatima

    Olá, que lindo seu bordado!!
    Voltei ao passado com ele!!Eu também já fiz este trabalho: láááá´no “ginásio” com minha professora de arte. Confesso que me deu saudades…
    Abraço.

    Responder
  12. Valéria

    As mensagens são de maio, estamos em novembro, encontrou o que fazer com a tela? Uma recordação tão delicada não merece virar tapete ou algo que o uso desfaça… Daria uma sugestiva capa de álbum de recordações…

    Responder
  13. Maria Ivone Valle

    Adorei seu bordado, eu também bordo telas, mas gostaria que voce me dissesse omo faz o acabamento depois que voce termina o bordado das telas, gostaria muito de aprender, pois sempre tenho que pagar uma pessoa para fazer isso para mim.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>