Tutorial: como forrar cúpula de luminária

como forrar luminaria

Já fazia tempo que eu queria forrar uma cúpula de luminária com um tecido japonês que eu adoro e que tem bastante significado para mim. O detalhe é que eu só tinha o tecido, precisei comprar um abajur que se encaixasse no que eu estava pensando. Depois de procurar um pouco, encontrei e finalmente consegui colocar o meu projeto em prática. Aproveitei e fiz um tutorial, para quem quiser fazer também.

comoforrarluminaria2

Eu queria que a base do abajur fosse de cerâmica branca. A cúpula em si, obviamente, não interessava, porque seria forrada. Também queria que fosse uma luminária pequena, que não ocupasse muito espaço. Depois de muito procurar, acabei encontrando esta aí da foto na Leroy Merlin. Perfeita para o que eu queria.

como forrar luminaria

Mas preciso fazer um parêntese e mostrar o quanto a cúpula era vagabunda. Na verdade, o que não tinha nenhuma qualidade era o material com que ela era forrada. Um TNT dos mais feiosos. Só não sei como eles conseguem vender para alguém que não queira forrar a cúpula, porque são realmente muito feias. Se bem que gosto não se discute…

comoforrarluminaria4

Para forrar, eu decidi fazer primeiro um molde de papel da cúpula, já que o tecido que eu usaria é importado e eu não queria correr o risco de estragá-lo.

como forrar luminaria

Para fazer o molde, usei um lápis e fui girando a cúpula sobre o papel, tomando o cuidado de começar e terminar na emenda do forro original.

como forrar luminaria

Como eu não tinha papel grande em casa, colei com fita durex algumas página de uma Revista da Cultura já lida e que iria para a reciclagem de qualquer jeito.

como forrar luminaria

Com o molde recortado, coloquei sobre a cúpula e fiz os ajustes finais.

como forrar luminaria

Só então meu molde ficou pronto para que eu pudesse cortar o tecido.

como forrar luminaria

Este tecido é especial porque é estampado com os personagens da história infantil Os músicos de Bremen, que a minha mãe contava para mim infinitas vezes quando eu era bem pequena.

como forrar luminaria

Na hora de cortar o tecido, deixei uma folga de uns dois centímetros, para poder virar as bordas – e por garantia também, já que eu não tinha tecido suficiente para refazer, caso saísse algo errado.

cola branca

Para colar, usei uma mistura de duas partes de cola branca para uma de água. Fiz a mistura em uma tampa de sabão líquido – taí um bom aproveitamento para elas ;)

comoforrarluminaria14

como forrar luminaria

como forrar luminaria

Depois de colar toda a cúpula, virei as bordas superiores e fiz alguns cortes, para manter o formato arredondado na hora de colar ali.

como forrar luminaria

Para fazer a emenda do tecido, eu dobrei para dentro e colei. Então, nesta parte da cúpula, o tecido ficou duplo e, consequentemente, mais grosso.

como forrar luminaria

Ficou bacana e eu poderia ter parado por aí, mas como estava planejando colocar o abajur em um lugar relativamente alto, achei que precisava de um acabamento melhor por dentro.

como forrar luminaria

como forrar luminaria

Com cola universal para artesanato, colei um galão fininho em todas as bordas da cúpula, tanto na parte inferior quanto na superior. Escolhi o galão tanto pela largura quanto pelas cores.

como forrar luminaria

E aí está! Antes de começar, eu achei que poderia dar trabalho, já que o tecido precisa ser cortado enviesado para funcionar. Mas, com sinceridade, foi um dos crafts mais fáceis que eu já fiz na vida.

como forrar luminaria

como forrar luminaria

E aí está a minha cúpula dos músicos de Bremen na estante, pertinho de um livro de crafts ;)

 

Para saber mais:

-Leroy Merlin

-Os músicos de Bremen

-Tutorial ensinando a forrar cúpula do Design Sponge, que eu li antes de forrar a minha

27 ideias sobre “Tutorial: como forrar cúpula de luminária

    1. Daniele Autor do post

      Não tem, não, Mariana. Se você só vai forrar a cúpula, pode seguir o tutorial que vai ser a mesma coisa. Agora se você quer forrar o pedastal também, aí vai ter mais trabalho ;)

      Responder
  1. Dani Miller

    Adorei, ontem eu tinha comprado um abajur, pra fazer pra minha filha, eis que hj vi seu post, só veio a calhar!!!! Bjussssssssssssss

    Responder
  2. Lili

    Adorei, Dani. Eu tentei fazer uma vez mas não ficou muito bom. Acho que foi pq não cortei o tecido enviesado… Vou tentar de novo. O seu ficou muito lindo, parabéns!

    Responder
  3. Bárbara

    Oi Dani! Eu achei maravilhosa a sua cúpula forrada! Você colou o tecido sobre o TNT ou tirou o TNT e colou diretamente no plástico da cúpula? Será que a mistura de cola branca e água serviria pra colar o tecido em plástico?

    Abraços!

    Responder
    1. Daniele Autor do post

      Eu colei sobre o TNT porque achei que seria mais fácil, Bárbara. Acho que a cola branca com água cola tecido em pllástico, sim. Eu já forrei um relógio e deu certo.

      Responder
  4. Pingback: O que fazer com tecido que desbota? » BananaCraft

  5. Pingback: Pufe na sala | Meu Pequeno Apartamento

  6. Pingback: Abajur ligado, luz indireta e filhos | Meu Pequeno Apartamento

  7. Luciane

    Amei sua dica, vou colocar a mão na massa e reformar meu abajur, espero que tenha o mesmo resultado que você. Ah! Amei o tecido que usou para forrar a cúpula, lindo!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>