Broche com flores de feltro

felt flower

Flores de feltro são ótimas de se fazer porque a gente leva pouco tempo e o efeito é sempre interessante. Como feltro combina com o inverno, juntei as pecinhas e decidi fazer um broche para enfeitar um cachecol velhinho, que é de estimação, porque foi um dos últimos presentes que ganhei da minha avó. Em pouco tempo e com o mínimo de esforço, uma peça já meio caída ganhou cara nova e ficou chique. Olha o passo a passo do broche.

felt flower

Como meu cachecol é de um tom bem claro de creme, usei feltro praticamente da mesma cor para fazer o broche – um pouquinho mais escuro, o que ajudou a dar um pouco mais de destaque para as flores. Eu não gosto de usar muitas cores ao mesmo tempo nas minhas roupas, por isso a opção por algo discreto (apesar do tamanho do broche). Mas se você prefere algo mais vibrante, acho que ficaria bonito usar flores em bordô num cachecol claro como o meu.

felt flower

felt flower

As pétalas eu cortei com 4cm de altura a maior e 3cm de altura a menor. Cada flor tem seis pétalas e eu fiz quatro flores de cada tamanho. Com isso, cortei 24 pétalas das menores e 24 das maiores.

felt flower

felt flower

Para montar cada flor, fui dobrando cada pétala ao meio no sentido longitudinal e costurando na parte de baixo, uma na outra, deixando as pontinhas para baixo – como na foto acima.

felt flower

felt flower

Para unir as flores, recortei dois pedaços de feltro num formato aproximado do que eu estava imaginando parao broche e coloquei as flores em cima, para testar.

felt flower

Gostei de como ficou e costurei as flores, uma a uma, nos pedaços de feltro. Depois, para fazero acabamento, aparei o feltro, para ficar mais estreito e curto e não aparecer quando eu estiver usando.

felt flower

Para prender no cachecol, eu costurei, porque não tenho intenção de usar o broche em outras roupas, mas você pode usar aqueles alfinetes próprios para broches ou até mesmo alfinetes de segurança comum. O ideal é colocar dois alfinetes, um na parte superior e outro na inferior, para garantir que o broche não vai se mexer ou ficar solto.

felt flower

felt flower

Modéstia à parte, adorei meu cachecol velho-novo com o broche de feltro. E fiquei vendo várias possibilidades para esse arranjo de flores de feltro. Ele ficaria ótimo sobre uma almofada, por exemplo. Ou na lateral de uma bolsa de lona. Sobre o tampo de uma caixa forrada com tecido e até mesmo sobre a moldura de um porta-retrato.

Para saber mais:
-Flor de fuxico de feltro
-Flores de feltro para usar em todos os lugares

24 ideias sobre “Broche com flores de feltro

  1. Silvia

    Dani!!!
    será que vc pode me ajudar?
    estou precisando aprender a fazer a barra italiana em trico e não consigo achar em lugar nenhum , será que vc conhece algum pap para me ajudar?
    bjss
    ah!!! amei as flores , realmente deram vida ao cachecol

    Responder
  2. Renata

    Ficou lindo! Adorei!
    Estou com um cachecol antigo que já não me interesso mais em usar… vou tentar fazer para colocar nele. Obrigada pela idéia.
    Bjs

    Responder
  3. Pingback: BananaCraft » Tutorial: flor de feltro

  4. Pingback: Tutorial: como fazer um broche com flores de feltro e de tecido » BananaCraft

  5. Pingback: Tutorial: como transformar um anel de passarinho em um broche » BananaCraft

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>