Tutorial: como colocar fecho da vovó

purse

Algumas leitoras me escreveram, pedindo um tutorial mostrando como se faz para colocar aqueles fechos de metal conhecidos como “da vovó”. Depois de alguma procura, desisti de tentar encontrar o nome correto – se alguém souber, por favor, me conta, porque fiquei curiosa. Até porque tenho fascinação por eles desde criança e, não, nenhuma das minhas avós tinha bolsas ou carteiras com eles.

curved frame

Antes do passo a passo, quero mostrar os três modelos de fechos que eu tenho em casa. Os japoneses eu comprei em São Paulo, na loja Paulínia, e custaram cerca de R$16,00 cada um. A qualidade é superior, a cor é mais bonita. O nacional eu comprei em Porto Alegre, numa lojinha do centro que vende couro e acessórios para bolsas (não lembro o nome e nem o endereço direito, se alguém souber, me conta também :)). A cor é menos sutil, o metal é bem mais vagabundo e custou R$2,00. Na hora de optar por um ou outro, acho que vale a pena analisar a questão econômica do custo benefício. Para peças mais elaboradas, vale o investimento dos importados. Para coisas mais simples, o brasileiro dá conta do recado, fazendo economia…

fecho da vovo

A colocação do fecho é chatinha, porque envolve ter um molde que deixe a parte de tecido no formato certo para a parte de metal, mais colar, mais encaixar, mais apertar com alicate. Num livro japonês, encontrei esta sequência, que mostra de um jeito simples a colocação em si.

japanese book

japanese book

O exemplo do livro é para uma niqueleira de crochê, que dispensa forro ou entretela para dar sustenção. Isso facilita um pouco a montagem, embora dificulte na hora de fazer o crochê, porque é preciso adaptar a receita a cada tamanho e modelo de fecho.

No caso da minha niqueleira, também fiz o mais simples possível, só mesmo para testar como se coloca o fecho de metal. Comecei com um pedaço de linho, em que fiz um corte simples, arredondado na parte inferior.

bolsa

bolsa - niqueleira

Franzi um pouco na parte de cima, porque queria um visual bem antiguinho.

niqueleira

Para saber o quanto franzir, fui medindo no fecho e ajustando conforme necessário.

purse

Para encaixar o tecido no fecho, eu achei que a melhor maneira é com a ajuda de uma chave de fenda, mas você pode usar uma tesoura sem ponta aberta ou qualquer outro objeto fino o bastante.

purse

purse - niqueleira

Antes de colocar o tecido, é preciso passar um pouco de cola no interior do fecho. Eu utilizei cola universal para artesanato (a da Círculo é uma boa opção, seca rápido e o cheiro é suportável). Depois de tudo no lugar, é preciso prensar o metal. Eu usei um alicate liso, para não estragar o fecho. Mas é preciso ter cuidado, porque o modelo nacional descasca ao mínimo apertão desajeitado.

purse, niqueleira

De zero a dez, acho que o grau de dificuldade é 8. Na verdade, é mais chato e cheio de detalhes do que propriamente difícil de fazer. Se você comprar todos os fechos do mesmo tamanho e formato (coisa que eu não fiz), vai ser mais fácil, porque pode aproveitar o mesmo molde, caso queira fazer mais de uma niqueleira ou bolsa. No meu caso, depois de terminada a montagem, achei que a bolsinha ficou sem graça. Eu queria algo simples, só que nem tanto.

purse - niqueleira

Para resolver, costurei um botão forrado. Algo que deveria ter sido feito antes, é claro, para que o acabamento ficasse mais bem feito. Outra opção bacana – que eu fiquei com vontade de fazer – teria sido bordar o linho. Fica para a próxima…

Detesto quando alguém tira fotos ruins, publica mesmo assim e depois fica pedindo desculpas. E mesmo não gostando, vou pedir desculpas pela péssima qualidade das fotos deste post. A maioria delas teve que ser tirada com flash, o que é um crime imperdoável no mundo fotográfico, eu sei. Mas a vida de mãe de bebê tem dessas coisas…

Para saber mais:
-Paulínia
-No blog da Bibelots tem um post sobe o assunto, com dicas bacanas feitas pela Iza
-No site U handbag tem um tutorial bem explicadinho, mostrando como fazer para colocar os fechos bem curvos, geralmente usados em estojos para óculos

28 ideias sobre “Tutorial: como colocar fecho da vovó

  1. CARLA

    Eu conheço como fecho metálico e os porta-niqueis que fiz em crochet ( linha de algodão) eu colei com cola pano e não apertei com alicate, e ficou bem firme.

    bjs

    Carla

    Responder
  2. Lili

    Nossa, Dani… Vc não tem ideia de como me ajudou. Eu tenho uns fechos guardados há um tempão e tinha a maior dúvida de como usá-los. Animei! Se eu fizer alguma coisa esses dias eu te envio, tá? Bjkas no Enrico!

    Responder
  3. taci

    muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    lembro q eu fui uma das que pediu mto pra vcs postarem algo sobre o fecho da vovó.
    obrigada mesmo viu.
    de coraçao.

    Responder
  4. Wanessa

    Olá Daniele!!
    Esse post vai ser de grande ajuda! Vc disse que comprou os fechos na loja Paulínia de SP. Vc sabe se eles vendem pelo site? Ou conhece alguma loja que venda?
    Não consegui nada ainda, a não ser os de Portugal que p/ mim são muito caros!
    Obrigada, um bj gde e muito sucesso p/ blog, ele é um encanto!
    Wanessa (Murikinhas.blogspot.com)

    Responder
  5. Tareixa

    Felicidades! Tes un blog precioso! Gústanme moito os bolsiños e carteiras mais en Galicia non atopo as boquillas (que así se chaman en España). De todas formas, moitas gracias por amosarnos a maneira de facelas.

    Muito obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
  6. Clarice Fernandes

    Comprei esses fechos toda animada! Comprei formas diferentes e….não me adaptei ou melhor, não consegui adaptar meu crochê ao fecho, rsrsrsrs!
    Adorei esse tutorial, bastante esclarecedor, vou tentar!

    Responder
  7. Teresa

    Ola!
    Gostei muito do seu esclarecimento. Muito obrigada…..
    Comprei esta semana um fecho (não foi muito caro) e estou com vontade de experimentar…..
    Bons trabalhos!!!

    Responder
  8. conceição oliveira

    gostei muito das carteirinhas e foi muito útil. Mas tenho uns fechos para cozer e não consigo fazer. Será que voce pode me dizer como se coze os fechos.
    Continue e bom trabalho

    Responder
  9. EDILA RODRIGUES

    Nossa q bom existirem pessoas como vc. ,q compartilham o conheçimento e as
    experiências com tanto amor.
    Foi claríssima suas explicações, e suas fotos estão ótimas.
    Muito grata.
    Entre e nosso blog e concorra a vários prêmios.
    Bjs.

    Responder
  10. Paula Almodovar

    Caramba, mais uma vez o Banana me deu uma super dica. Estava zapeando a net atrás desse PAP e eis que “O Super Banana” estava no topo da lista do GOOGLE. Beijoquinhas Dani, e um feriado maravilhoso pra você.

    Responder
  11. Pingback: Antes e depois: niqueleira com fecho da vovó e formato de matryoshka » BananaCraft

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>