Tapete de juta bordado em ponto cruz

ponto cruz - juta - tapete - chaleira - flores

Há mais de dez anos, bordei este mini tapete de juta, só pelo prazer de bordar. Na época, morava na casa da minha mãe e o tapetinho acabou ficando por lá, guardado em um armário. Dia desses, lembrei dele e resolvi trazer para casa, porque gosto dele e me faz lembrar de um tempo em que eu bordei muito ponto cruz em juta.

Juta não é um material agradável de manusear, porque solta fiapos, é áspero… Mesmo assim, por ser firme e estruturado, funciona muito bem para fazer tapetes. Eu fiz vários, a maioria com desenhos fofos de cupcakes ou comidinhas. Minhas tias, que receberam os tapetes de presente, talvez ainda tenham alguns…

gráficos de ponto cruz - vasos de flores

Por coincidência, olhando algumas revistas de ponto cruz velhas, encontrei justamente aquela de onde retirei os gráficos para bordar os vasos de flores do tapete.

ponto cruz - vaso de flor

vaso de flor em ponto cruz

Para fazer o tapete, o primeiro passo é encontrar o que você quer bordar. Depois, de acordo com o tamanho do gráfico, você corta a juta. É bom lembrar que, como a trama da juta é bem graúda, os desenhos ficarão bem maiores do que se fossem bordados em etamine, por exemplo.

ponto cruz - vasos de flores - juta

Com os gráficos bordados – eu usei linha de bordar, de meada, daquelas bem grossas – é preciso finalizar o tapete. Para o arremate da borda, usei viés xadrez, daquele mais largo. Para o verso do tapete, coloquei algodão cru, tudo costurado a máquina.

tapete de juta bordado em ponto cruz

Como o meu é bem pequeno, estou usando sobre o armário de mantimentos. Mas este tipo de tapete fica bem firme e estruturado e funciona muito bem como tapete mesmo, para colocar no chão. E permite que você tenha algo personalizado e exclusivo, além de ser um bom craft para o inverno.

Para saber mais:
-Ponto cruz: gráfico de Chapeuzinho Vermelho
-Ponto cruz: gráfico de pimenta
-Ponto cruz: vídeo ensinando a fazer o avesso perfeito
-Ponto cruz: como fazer seus próprios gráficos

20 ideias sobre “Tapete de juta bordado em ponto cruz

  1. Franciane

    Eu amo ponto cruz!
    Há alguns anos atrás quebrei meu pé e fiquei afastada do meu trabalho por algum tempo. Isso foi o suficiente para eu fazer milhares de paninhos de prato, toalhinhas e toalhonas de ponto cruz.
    Alguns eu dei de presente para quem eu amo e outras eu guardei.
    vou mandar algumas fotos por e-mail para vc.

    Beijinho

    Responder
  2. Marina

    Seu trabalho está muito lindo, mas se quiser bordar novamente na juta, agora existe sintética. É macia, não tem aquela fibra que se espalha pela casa provocando espirros, e ainda pode ser encontrada em várias cores.
    Beijos.

    Responder
  3. Beti

    Ah, que saudades da minha nonna! Ela fazia tapetinhos com juta e bordava com lã. Eram lindos, delicados, alegres! Uma pena que não sobrou nenhum. :-(

    Responder
  4. Tânia Guahyba

    Querida amiga,
    parece mentira, mas esquanto passeava pelo seu lindo blog e vi estas idéias de tapetes de juta…Dei um olhad para o lado e saindo de dentro de ma das caixas de retalho (que ainda esperam um lugar digno para serem guardados) um grande pedaço de juta!!!
    Eu não sabia mai o que fazer com esta sobra fde outro trabalho..agora, graças a você -já sei!!!
    Muito obrigada pelas dicas!!!
    Um beijo e parabéns pelo blog.
    PS: aproveite e dê uma passadinha no meu blog e indique às suas amigas.
    Tânia

    Responder
  5. barbara de santiago pereira

    boa tarde

    o que eu posso fazer na talagarça ,
    pr. que ela ñ se deforme enquanto
    eu estiver tecendo?
    se eu fizer uma barra na juta, assim como fez fez
    nos tapetinhos, deve ser feita antes de tecer, ou depois ?
    estou começando, e tenho muitas dúvidas.

    desde ja , estou muito grata
    bay bay

    Responder
  6. Rafaella Cristina

    Oi,adorei o tapete,muito lindo…Minha mãe tb ficou encantada e gostaria que vc (se puder)me enviasse os gráficos de todas as figuras…
    Obrigada!!!

    Responder
  7. SOLANGE DE SOUSA MAFRA

    OLÁ.
    GOSTARIA DE SABER SE VC CONHECE ALGUMA COISA QUE TIRE A ASPEREZA DA JUTA.
    AMO TRABALHAR COM JUTA, MAS AS PESSOAS DIZEM QUE A ASPEREZA INCOMODA MUITO.EU FAÇO BOLSAS E ACESSORIOS.JÁ TENTEI VARIAS COISAS,COMO LAVAR,PASSAR UM IMPERMEBEALIZANTE,COLA BRANCA,MAS NADA DEU CERTO
    AGRADEÇO A ATENÇAO E GRAND ABRAÇO.

    Responder
  8. willyana

    sao lindos… moro na italia e para passar meu tempo, faco ponto cruz.agora que encontrei este cantinho de tanta criatividade, visitarei sempre.parabens

    Responder
  9. neide t santos pereira

    Parabens, achei lindo o seu tapete, gostaria de receber os graficos dos vasinhos ou o nome das revistas, pois estou bordando uma toalha de mesa. grata.

    Responder
  10. Mirian Motta

    Aprendi ponto cruz òzinha atravé de revistas. Quebrei a cabeça um pouco, mas consegui. Hoje faço vários trabalhos para mim e outros para presentes(família e amigos) Amei os tapetinhos e juta. Me deram algumas sugenstões. Se derem certo publico. ok?

    Responder
  11. Pingback: O que fazer com juta? » BananaCraft

  12. Maria Lúcia

    Amei esses graficos de vasinhos,foi procurando no google por vasinhos em ponto cruz q cheguei a este site, se puderem por favor me mandem os gráficos. Muito obrigada.

    Responder
  13. helena

    amei essa sua ideia….eu tenho essa revista….pois amanha mesmo vou procurar na minha cidade a juta para eu começar a bordar..eu sei brodar ponto cruz no etamine..so que cansei dos bordados pequenos…espero conseguir comprar essa juta aqui..so me fala uma coisa..é juta fina ou grossa?? essa que vc usou..tem varios tipos de juta né…
    parabens pelo lindo trabalho.
    Helena.,

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>