Tapete de juta bordado em ponto cruz

ponto cruz - juta - tapete - chaleira - flores

Há mais de dez anos, bordei este mini tapete de juta, só pelo prazer de bordar. Na época, morava na casa da minha mãe e o tapetinho acabou ficando por lá, guardado em um armário. Dia desses, lembrei dele e resolvi trazer para casa, porque gosto dele e me faz lembrar de um tempo em que eu bordei muito ponto cruz em juta.

Juta não é um material agradável de manusear, porque solta fiapos, é áspero… Mesmo assim, por ser firme e estruturado, funciona muito bem para fazer tapetes. Eu fiz vários, a maioria com desenhos fofos de cupcakes ou comidinhas. Minhas tias, que receberam os tapetes de presente, talvez ainda tenham alguns…

gráficos de ponto cruz - vasos de flores

Por coincidência, olhando algumas revistas de ponto cruz velhas, encontrei justamente aquela de onde retirei os gráficos para bordar os vasos de flores do tapete.

ponto cruz - vaso de flor

vaso de flor em ponto cruz

Para fazer o tapete, o primeiro passo é encontrar o que você quer bordar. Depois, de acordo com o tamanho do gráfico, você corta a juta. É bom lembrar que, como a trama da juta é bem graúda, os desenhos ficarão bem maiores do que se fossem bordados em etamine, por exemplo.

ponto cruz - vasos de flores - juta

Com os gráficos bordados – eu usei linha de bordar, de meada, daquelas bem grossas – é preciso finalizar o tapete. Para o arremate da borda, usei viés xadrez, daquele mais largo. Para o verso do tapete, coloquei algodão cru, tudo costurado a máquina.

tapete de juta bordado em ponto cruz

Como o meu é bem pequeno, estou usando sobre o armário de mantimentos. Mas este tipo de tapete fica bem firme e estruturado e funciona muito bem como tapete mesmo, para colocar no chão. E permite que você tenha algo personalizado e exclusivo, além de ser um bom craft para o inverno.

Para saber mais:
-Ponto cruz: gráfico de Chapeuzinho Vermelho
-Ponto cruz: gráfico de pimenta
-Ponto cruz: vídeo ensinando a fazer o avesso perfeito
-Ponto cruz: como fazer seus próprios gráficos

18 ideias sobre “Tapete de juta bordado em ponto cruz

  1. Franciane

    Eu amo ponto cruz!
    Há alguns anos atrás quebrei meu pé e fiquei afastada do meu trabalho por algum tempo. Isso foi o suficiente para eu fazer milhares de paninhos de prato, toalhinhas e toalhonas de ponto cruz.
    Alguns eu dei de presente para quem eu amo e outras eu guardei.
    vou mandar algumas fotos por e-mail para vc.

    Beijinho

    Responder
  2. Marina

    Seu trabalho está muito lindo, mas se quiser bordar novamente na juta, agora existe sintética. É macia, não tem aquela fibra que se espalha pela casa provocando espirros, e ainda pode ser encontrada em várias cores.
    Beijos.

    Responder
  3. Beti

    Ah, que saudades da minha nonna! Ela fazia tapetinhos com juta e bordava com lã. Eram lindos, delicados, alegres! Uma pena que não sobrou nenhum. :-(

    Responder
  4. Tânia Guahyba

    Querida amiga,
    parece mentira, mas esquanto passeava pelo seu lindo blog e vi estas idéias de tapetes de juta…Dei um olhad para o lado e saindo de dentro de ma das caixas de retalho (que ainda esperam um lugar digno para serem guardados) um grande pedaço de juta!!!
    Eu não sabia mai o que fazer com esta sobra fde outro trabalho..agora, graças a você -já sei!!!
    Muito obrigada pelas dicas!!!
    Um beijo e parabéns pelo blog.
    PS: aproveite e dê uma passadinha no meu blog e indique às suas amigas.
    Tânia

    Responder
  5. barbara de santiago pereira

    boa tarde

    o que eu posso fazer na talagarça ,
    pr. que ela ñ se deforme enquanto
    eu estiver tecendo?
    se eu fizer uma barra na juta, assim como fez fez
    nos tapetinhos, deve ser feita antes de tecer, ou depois ?
    estou começando, e tenho muitas dúvidas.

    desde ja , estou muito grata
    bay bay

    Responder
  6. Rafaella Cristina

    Oi,adorei o tapete,muito lindo…Minha mãe tb ficou encantada e gostaria que vc (se puder)me enviasse os gráficos de todas as figuras…
    Obrigada!!!

    Responder
  7. SOLANGE DE SOUSA MAFRA

    OLÁ.
    GOSTARIA DE SABER SE VC CONHECE ALGUMA COISA QUE TIRE A ASPEREZA DA JUTA.
    AMO TRABALHAR COM JUTA, MAS AS PESSOAS DIZEM QUE A ASPEREZA INCOMODA MUITO.EU FAÇO BOLSAS E ACESSORIOS.JÁ TENTEI VARIAS COISAS,COMO LAVAR,PASSAR UM IMPERMEBEALIZANTE,COLA BRANCA,MAS NADA DEU CERTO
    AGRADEÇO A ATENÇAO E GRAND ABRAÇO.

    Responder
  8. willyana

    sao lindos… moro na italia e para passar meu tempo, faco ponto cruz.agora que encontrei este cantinho de tanta criatividade, visitarei sempre.parabens

    Responder
  9. neide t santos pereira

    Parabens, achei lindo o seu tapete, gostaria de receber os graficos dos vasinhos ou o nome das revistas, pois estou bordando uma toalha de mesa. grata.

    Responder
  10. Mirian Motta

    Aprendi ponto cruz òzinha atravé de revistas. Quebrei a cabeça um pouco, mas consegui. Hoje faço vários trabalhos para mim e outros para presentes(família e amigos) Amei os tapetinhos e juta. Me deram algumas sugenstões. Se derem certo publico. ok?

    Responder
  11. Pingback: O que fazer com juta? » BananaCraft

  12. Maria Lúcia

    Amei esses graficos de vasinhos,foi procurando no google por vasinhos em ponto cruz q cheguei a este site, se puderem por favor me mandem os gráficos. Muito obrigada.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>