Tutorial: como fazer adesivos em casa

adesivo - como recortar

Depois de um mês inteiro falando sobre adesivos, vamos continuar no assunto. Preparei um tutorial para mostrar como fazer adesivos em casa. Eu usei vinil em metro (que já tinha em casa), mas você pode fazer com Papel Contact. O efeito é bastante semelhante e o modo de fazer é exatamente o mesmo. Olha só!

adesivo - como recortar em casa

A primeira coisa a fazer é decidir qual figura você quer recortar em adesivo. Eu decidi fazer pássaros para colar no banheiro. Encontrei um clipart de um pássaro parecido com o que estava procurando. Importei a imagem no Corel Draw – você pode usar qualquer desenho e qualquer programa, até o Word resolve – defini o tamanho (20cm de largura, para caber em uma folha A4) e imprimi em preto e branco mesmo, porque esta figura só vai servir de molde para riscar o adesivo. Se você tiver papel para impressão mais grosso (gramatura 180 já serve), melhor. Se não, pode imprimir em papel comum, recortar, colar em um papelão e recortar de novo. Assim, vai ficar com um molde fácil de usar. Mas se você só pretende usar a figura uma ou duas vezes, não sei vale a pena ter tanto trabalho. Nesse caso, minha sugestão é que você transfira a imagem para o verso do adesivo usando carbono.

faça você mesmo: adesivos para a parede

Com as imagens impressas, é só recortar, para ter o molde. Eu usei papel Color Plus 180g na cor rosa, porque era o que tinha sobrando aqui. Na hora de recortar, você só precisa se preocupar com as bordas externas da figura.

faça você mesmo: adesivo de passarinho

Basicamente, é a imagem acima que eu vou transformar em adesivo. Para quem está começando, eu sugiro que escolha figuras simples, como o passarinho e a nota musical. O balão vazado dá mais trabalho para recortar no vinil e depois é muito, muito chato de colar, porque ele sempre deforma um pouco.

passarinho de adesivo feito em casa

Com os moldes recortados, é só riscar o verso do adesivo ou do Papel Contact. Preste atenção porque, se a sua figura tiver lado, é preciso riscá-la espelhada, para que não fique ao contrário depois de colada.

adesivo de passarinho feito em casa

No meu caso, como eu queria dois pássaros, risquei uma vez pelo lado direito do molde e outra pelo avesso, para que cada passarinho ficasse de frente para um lado.

faça você mesmo: adesivo com papel contact

adesivo de passarinho - feito em casa

Pronto! Os adesivos já podem ser colados. Basicamente, isso é tudo que você precisa saber ara fazer um adesivo. Lembre-se: a primeira tentativa sempre deve ser com uma figura bem simples, fácil de recortar e de colar. Imagens vazadas ou com muitos detalhes dão um trabalhão e podem não ficar boas, então é melhor começar pelo básico.

Por que eu estou dizendo isso de novo? Veja como foi colar o adesivo…

como colar adesivo de vinil

Sempre comece a colar pela figura principal, que no meu caso é o passarinho. Para iniciar a colagem, retire um pedaço do papel protetor, dobre-o para trás e prenda o topo do adesivo na superfície onde será colado.

como colar adesivo na parede

Para que o adesivo não fique com bolhas de ar, o ideal é usar uma espátula plástica para ajudar na hora da colagem. Se você não tiver nada parecido, passe a mão com força e várias vezes, até retirar todo o ar entre o adesivo e a superfície. Acredite: formam-se muitas bolhas e o visual não é bonito – principalmente se você usar cores claras de vinil ou se colar num vidro, onde se pode ver dos dois lados.

como colar adesivos de vinil na parede

como colar adesivo na parede

Ok. O pássaro está colado. E foi bem fácil. Agora vamos para o balão vazado… Você começa retirando um pedaço do papel protetor e vai colando cuidadosamente. Até que… A figura deforma só um pouquinho. E acredite, por mais cuidado que a gente tome, sempre se corre o risco de que isso aconteça. O que faz você entender porque eu acho que é bem melhor fazer adesivos usando imagens sólidas, sem vazados.

como colar adesivos na parede

Mais uma dica: não importa qual o tipo de figura do seu adesivo, sempre é melhor retirar apenas um pedaço pequeno do papel protetor antes de iniciar a colagem. Se você retirar todo o papel de uma só vez, vai acabar com muitas bolhas, adesivo torto ou até enrrugado.

tutorial - como colar adesivos de vinil ou papel contact

Na foto fica difícil de visualizar, mas os balões acabaram meio tortos e com pequenas pregas. Nada que me fizesse querer arrancar tudo do vidro, mas ainda assim não ficou perfeito como eu gostaria.

adesivo de pássaro no banheiro

Agora o meu box do banheiro tem dois adesivos de pássaros cantando e eu adorei o resultado. Deu um pouco de trabalho, mas valeu a pena!

Estou preparando um outro tutorial sobre como fazer adesivos a partir de fotos. Aguardem!

Para saber mais:
-Tutorial: como aplicar adesivo de vinil

65 ideias sobre “Tutorial: como fazer adesivos em casa

  1. Ísis

    Olá Dani, se a pessoa não tiver espátula pode usar um pano úmido para ir tirando as bolhas… Assim que eu encapava os cadernos com contact e ficava perfeitinho! :)

    Adorei seu passarinho, vou ver um desenho bonito de flor e fazer um pra mim!

    Beijos.

    Responder
  2. Debora

    Oi Dani, muito legal o seu tutorial. Parabéns pelo blog também.
    Eu queria saber qual a diferença do contact para o vinil. E onde acho vinil para comprar aqui em São Paulo.
    Obrigada
    Beijinhos

    Responder
  3. Jane Abrita

    Nossa! Eu descobri o Banana Craft e devorei-o. Já li de Cabo-a-rabo!
    Parabéns pelo site super bacana que esta me inspirando a entrar pro mundo craft. Sempre fui do tipo Handmade desde criança…e agora que estou de mudança pra uma casa nova estou cheia de idéias! Quem sabe em breve não mando umas fotos pra vcs?
    e esse tutorial de adesivo será explorado, com toda certeza!
    obrigada e beijos

    Responder
  4. Tereza

    Muito legal mesmo dá outro visual ao ambiente…
    Mas eu estava pensando aqui com os meus botões

    será que ficaria ruim fazer um “adesivo” com desenhos colorido e papel contact transparente????

    tudo bem não seria exatamente adesivo e sim uma colagem… mas será que não ficaria legal….

    abraços
    T.

    Responder
  5. Elisa

    tenho grande curiosidade em saber que tipo de caneta usar! Penso nos adesivos coloridos… sempre tem uma canetinha mais legal que a outra!!
    Ponta fina ou ponta grossa?!?!

    Responder
  6. Luciana

    eu já faço direto… corto o adesivo no tamanho de uma folha a4 e imprimo direto, no verso do vinil… mas não pode esquecer de espelhar o desenho… dependendo do uso da pra imprimir direto na frente normal…

    Responder
  7. Vanessa da Mata

    Muito legal! Estou há meses procurando um adesivo pra colar no teto do meu banheiro, que pintei de laranja, mas os que gosto são sempre muito caros… vou ver se consigo criar algua coisa. Adorei os passarinhos no Box. Beijos

    Responder
  8. Ana Christina

    Tereza, fica legal sim, eu não me aguentei e imprimi 5 bonecas matrioskas em tamanhos diferentes e colei na minha cozinha! ficou um amor,fiz mais p testar, mas vou tentar fazer esse que a Daniele ensinou..
    ahh, peguei o modelo da matrioska aqui no Banana!

    Bj

    Responder
  9. Larissa

    Amei.. vou criar para o armário do meu cantinho de arte, porque é daqueles feios de escritório.
    Agora sim o meu cantinho vai ficar charmoso!! :o)
    Um beijo Dani

    Responder
  10. Pingback: BananaCraft » Tutorial: como fazer adesivos a partir de fotos

  11. luciene

    Muito legal, você é muito criativa .
    Queria uma ideia pra enfeitar quarto de meninos, tenho 3 de 14,10 e 8 anos todos dormindo no mesmo quarto.HELP
    Beijos
    Luciene

    Responder
  12. Teka

    Oi.
    Adorei seu tutorial, mas posso acrescentar uma dica que eu aprendi no Mukifuchic?
    Eu li uma vez que:
    _para colar um adesivo grande ( tipo: árvores, nuvens ou frases), a gente tem que retirar TODO o papel protetor, e passar com o auxílio de uma esponja de cozinha, um pouco de detergente líquido(aquele comum, que usamos para lavar a louça) na parte adesiva(onde tem a cola).
    Aí, vc vai “colando o adesivo” na parede; acontece que ele estará cheio de detergente, e com uma espatula vc vai retirando o excesso de líquido, passe do centro para as extremidades. Depois passe um pano seco sobre o desenho e está pronto.
    _ O detergente permite que o desenho não fixe ao primeiro contato com a parede, o que permite que vc direcione ou mude a posição do desenho, até encontrar o angulo que mais lhe agrade.

    Bjos.
    Teka.

    Responder
  13. Daniele Autor do post

    Teka, eu já trabalhei com adesivos usando detergente. Facilita um pouco porque o adesivo não cola nele mesmo e é possível colocar e retirar quantas vezes quiser. Mas tem alguns problemas: fica tudo molhado – o que é horrível em dias frios como agora; só que o pior de tudo é que pode danificar a cola, dependendo da quantidade de detergente, podendo até não grudar mais, principalmente nas pontinhas.
    Muitos profissionais preferem colar a seco, com calma e usando um soprador térmico no final, para tirar bolhas.

    Responder
  14. Pingback: BananaCraft » Adesivos enviados!

  15. Pingback: BananaCraft » Figuras para recortar adesivos em casa

  16. Darlene Ribeiro

    Parabéns pelo belíssimo trabalho,ficou lindo.Estou fazendo um novo banheiro e estava justamente procurando um modelo de adesivo p/ colocar no box e no espelho,gosto muito de pássaros.Parabéns.

    Responder
  17. Fernanda

    Era isto que estava procurando mais tire uma dúvida eu queria fazer uma cerejeira japonesa na sala,talvez colorida será que vende contact maior ou vinil é melhor

    Responder
  18. Fernanda T.

    Gente, o papel contact cola mesmo na parede?? Tenho receio de fazer e em pouco tempo começar a descolar..

    Alguém já testou?

    E no banheiro, com o vapor quente não descola do vidro??

    Abraços,
    Fer

    Responder
    1. Daniele Autor do post

      Fer, o vinil não descola do vidro, não, nem com o vapor quente. Contact eu nunca usei, mas pelo que eu sei, só descola se lavar com muito detergente ou se a superfície não for bem lisinha.

      Responder
  19. Fernanda T.

    Oi! Vim só p/ contar…
    Fiz a parede com contact mesmo e adorei o resultado, muito bom, e além de tudo, fácil, rápido e barato.. Usei o tema oriental, com preto, vermelho e branco.. no quarto e na sala também..
    Vou fazer algumas fotos nesse fim de semana e postar no orkut, se alguém quiser ver como ficou, olha lá.. Fer Takemori.

    Bjooo,

    Responder
  20. rita

    Amado de Jesus,
    Agradeço a iniciativa de ensinar através do site como fabricar adesivos. A situação atual esta muito difícel para termos de 100,00 à 250,00 reais para pagar por um trabalho tão bonito, mas que torna-se inviável. As pessoas menos abastadas também gostam de ter suas casas arrumadas e fico feliz por haverem pessoas como vc que possa dar oportunidade de alegrar suas vidas.
    Um bom natal e um ótimo 2010 pra vc e toda sua familia.

    Responder
  21. Caol

    AAH qu legal! adoro teu blog, sempre acompanho, esse review de tutoriais é pra abrir o ano com gás! te citei no meu blog com esse pap de adesivos, dando o link.

    obrigada! feliz ano novo!

    Responder
  22. Manuella

    Estou procurando uns moldes de adesivos. Vou fazer pela primeira vez, mas vc explica tão bem que vou encarar e mando o resultado pra vcs. Obgda pelas dicas!

    Responder
  23. Pingback: uberVU - social comments

  24. marilia eduarda

    amei os adesivos vou vender na escola e fazer pra mim!
    vou ate dar um de carrinho pro meu primo,irmão e amigo… Vou fazer um de maçã porque eu como muita maçã e bem…Eu como tudo que é comida.

    beijos!

    Responder
  25. Pingback: Um Brinco » O adesivo colou

    1. Daniele Autor do post

      Luiza, o adesivo de vinil já vem com cola. Se não encontrar o vinil, você pode tentar com papel contact – o efeito é bem parecido, embora o contact seja mais fino que o adesivo de vinil.

      Responder
  26. EDUARDO DE OLIVEIRA

    PARABENS EM PRIMEIRO LUGAR SHOW DE BOLA,MAS GOSTARIA QUE VC ME AJUDASSE DE UMA FORMA .VEJA BEM EU TRABALHO COM VENDAS DE CALENDARIOS E TENHO LAGUNS CLIENTES QUE TEM COMÉRCIO DE SERRALHERIA PRESCISO DE UM DESENHO DE UM PORTÃO,MECANICOS PRESCISO DE UM DESENHO DE UM MOTOR,PADARIA PRESCISO DE DESENHOS DE PAES,BORRACHARIA PRESCISO DE PNEUS.ENFIM PRESCISO DE VARIOS DESENHOS NA HORA DE MONTAR A ESCRITA DO CALENDARIOS E FOLHINHAS.GOSTARIA QUE VC PUDESSE ME AJUDAR SE VC SABE DE ALGUM SITE OU ALGUM PROGRAMA QUE POSSO BAIXAR E PODER ESCOLHER OS DESENHOS.DESDE JÁ FICO NO AGUARDO E MUITO AGRADECIDO DEUS ABENÇÕE.

    Responder
  27. JORGE

    UMA DICA; Para não ficar enrugado e bolhas no adesivo, molhe a superficie com agua e cole imediatamente, o adesivo ficara tipo meio solto ai vc tira todas as rugas e bolhas, apos acertar o adesivo não meixa mais e a agua secara e o adesivo ficará perfeito.

    Responder
  28. Fabio

    Tem uma coisa que eu não entendi: se fazendo desta forma (recortando o pássaro) o vinil (que é preto) fica assim, o papel contact (transparente) não vai ficar transparente? Hehe, desculpe-me a ignorância, mas eu não entendi como aplicar papel contact (que é transparente) para fazer desta forma.

    Responder
  29. Divinha

    Adorei seu jeito de fazer arte.Vc será um grande auxilio para enfeitar o meu quarto.Já que agora tenho outro quarto vai ter mais espaço para eu enfeitar obrigado pelas dicas.Bjs!…

    Responder
  30. Pingback: Surpresas para o show do The Maine no Brasil « MyTheMaineWay

  31. Rebecca

    Um pouco tarde o comentário em relação à postagem.
    Conheci um pessoal que trabalha com adesivagem em lojas. eles usam água e sabão na hora de colar o adesivo eliminando as terríveis bolhas.
    passar a mistura no local a ser aplicado, passar a espátula com o adesivo e oba! fica perfeito.. depois que secar o adesivo vai aderir na superfície, mas até lá você pode dar uma leve ajeitadinha no alinhamento.

    Responder
  32. Pingback: DIY: cômoda forrada com papel Con-tact » BananaCraft

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>