Customização: armário de madeira

armário de madeira customizado

Esta customização é mais um daqueles achados que a gente faz dentro de casa mesmo. Desta vez, eu tinha um pequeno armário de madeira meio feiosinho, cor de mogno. Nunca me desfiz dele porque via potencial, já que a porta é de vidro. Já faz algum tempo, decidi pintá-lo de creme, porque adoro tons amarelados e não gosto de cor de mogno. Mas só pintar ainda não era o suficiente. Então tive a ideia de forrar o interior do armário com tecido, para deixá-lo mais colorido e bonito.

tecido vermelho com morangos

Primeiro, lixei o armárinho, depois pintei de branco e, em seguida, de creme. Como ia forrar a parte de dentro, deixei sem pintar, só com o fundo branco. Escolhidos os tecidos – vermelho com morangos e dois tipos de xadrez de vermelho e branco – só faltava forrar.

régua e lápis

Usando uma régua, lápis e papel, fiz um molde de cada uma das partes que seriam forradas. Teoricamente, todas as três deveriam ser iguais, mas na prática não eram. Com os moldes, cortei os tecidos. Antes de colar, verifiquei se todos realmente estavam no tamanho correto.

customização em armário de madeira

Colei com cola branca diluída em água, na consistência de tinta. Espalhei a cola com a ajuda de um pincel, encaixei o tecido e, com a ajuda de um pano seco e limpo, fui tirando o ar que ficou entre o tecido, a madeira e a cola.

armário de madeira customizado

armário de madeira customizado

armário de madeira customizado

Depois de colar os tecidos em cada um dos fundos, foi só esperar secar. Como toque final, colei babadinhos por dentro da porta, para dar acabamento e esconder o mogno que aparecia nos pontos em que o vidro foi colado na madeira.

armário de madeira customizado

armário de madeira customizado no ateliê

Aproveitei o armário para guardar pequenos objetos que ficavam soltos na estante aqui do meu craft room. Como são pequenos, acabavam dando muito trabalho na hora da limpeza. E se você prestou atenção no morango de louça que aparece na foto acima, ele é mais uma herança de família e pertenceu à minha avó paterna. Os outros objetos são mimos e relíquias que eu venho colecionando ao longo do tempo.

Para saber mais:
-Babadinho xadrez
-Mesa de madeira com o tampo pintado
-Cristaleira customizada

15 ideias sobre “Customização: armário de madeira

  1. Elô

    Adorei! Preciso de “uns” armarinhos desses aqui pra organizar melhor as coisas. Vc tem razão: na hora da limpeza fica muito dificil com tudo “solto” !!!

    Responder
  2. Manu

    Que lindo, Dani!
    Fiquei aqui babando nos babadinhos! Adoro xadrez!
    Também gosto de colecionar várias coisinhas “cute”, mas acabo guardando tudo em caixas, para facilitar a limpeza. Vou pensar em algo desse tipo para expor meus mimos.
    Bjs.

    Responder
  3. Patricia

    AMEI! Parabéns! Ao invés de jogar fora uma tranqueira, vc a transformou num mimo lindo e útil. Estou me sentindo até inspirada….rsrs

    Responder
  4. Beti

    Eu já adoro armários, estantes, prateleiras – todas estas coisinhas de madeira, e este ficou muuuito legal com o tecido. Adorei!

    Responder
  5. Alethea

    Lindinho!!

    Fiquei com dúvidas… a proporção cola+água é 50% cada?? E para colcar os tecidos, algum truque especial para aderir (por exemplo, engomar o tecido) ou é só ir colando?

    Bjs!!!

    Responder
  6. Daniele Autor do post

    Alethea, a proporção não é de 50%, não. Vai bem menos água do que cola. Você usa a água apenas para deixar a cola um pouco mais líquida. Eu não meço as quantidades, mas diria que é cerca de 1/4 de água. Eu não engomo o tecido. Só vou colando, com cuidado para não ficar com bolhas e nem deformado.
    Beijos, meninas!

    Responder
  7. Rosy

    oi linda,ficou super fofo esse armário!
    só queria saber se vc impermeabilizou o tecido ou não é necessário,pois quero fazer isso com uma cadeira que tenho aqui.
    bjus

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>