Bordado: tutorial de ponto atrás

frutas bordadas com ponto atrás

Várias pessoas me escreveram pedindo um tutorial de como fazer para transferir o desenho para o tecido, quando se vai bordar ponto atrás. Na verdade, existem várias formas e é impossível dizer qual a melhor. Cada pessoa faz do jeito que acha mais fácil e prático: desenhando direto no tecido com lápis ou com caneta cuja tinta fica invisível depois de algum tempo, usando papel carbono para transferir o desenho, copiando o desenho mantendo-o embaixo do tecido, usando transfers especiais para bordado… Eu desenho primeiro no papel e depois refaço o desenho, a mão livre, sobre o tecido, usando caneta especial. Olha só o tutorial!

frutas para bordar ponto atrás

maçã, cereja e pêra

Primeiro, faço um esboço bem simples do que pretendo bordar. Neste caso, usei um pano de prato para bordar uma maçã, uma pera (que agora não tem mais acento) e cerejas, além de algumas palavras em francês. Depois de pensar na ideia geral, faço um segundo desenho, em tamanho real e com os detalhes.

bordado - frutas

Em seguida, vou refazendo o desenho no tecido, usando a caneta que tem tinta especial, que desaparece depois de algum tempo. Existe um outro tipo de caneta cuja tinta só some depois que o tecido é lavado. Você pode escolher qual acha mais prática. A vantagem da que eu uso é que não é preciso lavar a peça logo que acabar de bordar. A desvantagem é que, se a gente demora para terminar o bordado, o desenho vai sumir e será preciso refazê-lo para conseguir bordar o que falta.

ponto atrás

Com o desenho pronto, é só introduzir a agulha pelo avesso do tecido, deixando uma ponta de cerca de 1cm de linha no avesso, para o arremate. Os pontos são feitos sempre para trás sobre os fios do tecido. A agulha sai na frente da base da linha, sempre tentando selecionar o mesmo número de fios do tecido. No meu caso, bordei em saca de algodão e fica complicado de selecionar a quantidade de fios, porque eles têm espessuras muito irregulares. A ponta da linha que ficou no avesso vai sendo presa com os próprios fios do ponto.

ponto atrás

ponto atrás

tutorial de ponto atrás

Como você pode ver na foto acima, o avesso fica parecido com a frente, só que com um acabamento menos delicado, já que, no início, a linha está dupla, por conta do arremate do início do trabalho.

bordado - cerise

Eu uso linha própria para bordado, separando sempre três fios – o que significa que divido um pedaço de linha pela metade, deixando três fios em cada parte. Gosto de usar três fios porque o bordado fica mais “fechado”. Em tecidos com trama muito aberta, é preciso usar o fio completo ou bordar com uma linha mais grossa.

bordado - poire

Se você não gosta de desenhar ou acha que não tem habilidades suficientes, pode copiar de desenhos prontos. Sempre é importante tomar cuidado com direitos autorais, já que você vai utilizar algo que foi feito por outra pessoa. Na dúvida, sempre é aconselhável entrar em contato e pedir permissão antes de copiar desenhos alheios, a menos que eles claramente venham com a informação de “free pattern” ou “reprodução permitida somente para uso pessoal”.

bordado - pomme

Eu adoro incluir frases e palavras nos bordados. Elas dão um charme especial e, ainda por cima, é uma delícia escrever bordando. Além disso, uma das grandes vantagens do ponto atrás é que ele é muito simples de fazer, pode ser bordado em qualquer tipo de tecido e não precisa de gráficos especiais – como no caso do ponto cruz. Qualquer desenho, frase ou palavra pode ser bordado. Uma delícia!

bordado - frutas

Para saber mais:
-Aqui no BananaCraft um tutorial de como colorir bordados com ponto atrás usando giz de cera

36 ideias sobre “Bordado: tutorial de ponto atrás

  1. Mara Porto

    Adorei os bordados, estou bordando dois coelhinhos para um almofada, depois vou bordar uma toalhinha, fazia tempoq eu não bordava, mas quando a gente começa é um vicio.bjs.

    Responder
  2. Thalita

    Oláá!
    Sempre venho aqui,mas nunca comento.
    Às vzs por falta de tempo…

    Já bordei Ponto-Cruz. Nunca vendi e nem fiz nada pra valer pra mim…
    Mas nunca fiz assim,deve ser interessante pra caramba.

    Teu blog é muitooo bom viu?

    Um bjoo

    Responder
  3. IEDA

    LEMBREI DA MINHA INFÂNCIA ADORABORDAR PONTO ATRÁS !!!!!!!!! O PONTO CRUZ É LINDO !!!!!!! MAS A SIMPLICIDADE DO PONTO ATRÁS É MUITO LEGAL!!!!!!

    Responder
  4. maryangela

    Obrigada pelo tute! Ontem mesmo estava perguntando para uma amiga bordadeira, como ela faz pra transferir os riscos para o tecido.
    Alguma dica especial para bordado sobre feltro?

    Responder
  5. Dalva Fantini

    gostaria de saber se vcs tem aquela tolhas e toalhinas que se fazia conjunto na minha epoca de criança quando eu aprendi a bordar, mas naquele tempo já estava riscado, e a gente fazia os conjunto para guardar em enxoval. Eu queria uma tolha riscada em ponto cruz já pronta para eu bordar não sei tirar os riscos principalmente ponto cruz. A não ser que exista um produto tipo decalque em que a gente coloca no tecido depois puxa e o risco esta lá! existe isso ????me ajude por favor. obrigado dalva

    Responder
  6. Daniele Autor do post

    Dalva, nos armarinhos você encontra peças para bordar ponto cruz já desenhadas. Você só precisa bordar. Aqui no Brasil ainda não se encontram muitos decalques com riscos de bordados, mas existem vários sites no exterior que comercializam.

    Responder
  7. Pingback: BananaCraft » Tutorial: Quadro bordado

  8. Claudia

    Eu AMO ponto atrás!!! e não tinha visto esse post ainda! estou há tempos ensaiando um tutorial de bordado no meu blog, pq muita gente pede. Já bordo há bastante tempo, mas sempre com carbono, pq nunca encontrei a tal caneta com tinta que some depois… sempre a vi nos blogs do exterior, e sempre perguntei nos armarinhos aqui de SP, mas ninguém nunca ouviu falar…
    Será que vc pode me dizer onde comprou a sua?
    Obrigada!
    beijos

    Responder
  9. Daniele Autor do post

    Claudia, você pode procurar em lojas virtuais de artesanato. Eu comprei numa loja do meu bairro. A caneta chama-se Tulip Erasable Fabric Marking Pen – o corpo dela é branco, com tampa lilás.

    Responder
  10. IÊDA

    Já sou vovó, em minha adolecencia sempre bordei, hoje estou aposentada e sinto vontade de bordar, mas tenho dificuldades em conseguir modelos ou seja, revistas
    com motivos para lençol toalhas, tenho varias em ponto de cruz, mas com ponto cheio, ponto atrás, aplicacção em meio ponto, ponto de sombra… sempre procuro nas bancas de revista e quando compro e abro não tem nada do que eu queria…
    beijos

    Responder
  11. Pingback: BananaCraft » Bordado: robots elfos para o Natal

  12. Pingback: BananaCraft » Bordados e apliques em feltro

  13. rose

    ola…gostaria de saber qual o tipo de papel carbono usado na transferencia de riscos de bordados a mao livre….Usei um de costura amarelo – o mais clarinho que achei- e ele manchou o linho!depois de bordado, mesmo lavando, varias vezes, ainda da pra notar em alguns pontos, as linhas do carbono….vc poderia me recomendar algum ou como lavar a toalha para sair as tais linhas sem danificar o trabalho?obrigada….

    Responder
  14. leila

    Olá , adorei os trabalhos em bodado mas estou com um problema: não sei onde tem a caneta sugerida e meu papel carbono “não carbona”.

    Vc. sabe onde encontro um papel carbono bom? Eu comprei na 25 de março.

    Fico no aguardo , pois quero fazer um bordado grande .

    Abs

    Leila

    Responder
  15. Pingback: BananaCraft » Para imprimir: receita de bolo de banana para bordar

  16. Eunice Silva

    Por favor me informe onde eu posso comprar carbono para tecido e gostaria de saber se carbono para impressoras matriciais é melhor do que o carbono para tecido em questao de borrar. obrigada.

    Responder
  17. Pingback: BananaCraft » Cupcakes para bordar

  18. Pingback: BananaCraft » Quadros bordados com pássaro, árvore e gaiola

  19. Pingback: BananaCraft » Bordando com lã

  20. Pingback: DIY: bordado imitando folha de caderno com frase escrita » BananaCraft

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>