Passo a passo: mesa de madeira pintada com flores

pintura a mão

A história desta mesa de madeira que eu pintei com flores é longa. A mesa pertencia à decoração do meu quarto, quando eu era criança. Era de madeira escura e estava sempre coberta com uma talha de crochê cor de rosa, feita pela tia Hedy. O tempo passou, eu não quis mais ter uma mesa no quarto e ela acabou ficando na casa da minha mãe. No final do ano passado, ganhei um jogo de cama da minha sogra e decidi que estava na hora de mudar a decoração do meu quarto – principalmente no que se referia às cores. Muda daqui, troca dali, percebi que uma mesa redonda era tudo o que eu precisava. Como eu sempre faço nessas horas, fui na casa da minha mãe, para ver se encontrava algo perdido por lá. E encontrei minha antiga mesa, que estava inteira, embora o tampo estivesse com cupim.

mesa de madeira com pés torneados

Trouxe a mesa para casa, levei o tampo no marceneiro e pedi para ele fazer outro, do mesmo tamanho, em MDF. Como aproveitou uma sobra que já tinha na oficina, ele cobrou apenas R$12,00 pelo serviço. Em seguida, lixei os pés e pintei a mesa toda de branco. Meu plano: pintar as flores das fronhas no tampo da mesa.

estampa de flores

Gosto bastante de padrões florais, principalmente quando eles são estilizados, como no caso da estampa do tecido com que foi confeccionado o jogo de cama. Meu primeiro passo, para reproduzir o desenho, foi emendar algumas folhas de papel A3, para que eu tivesse uma superfície do tamanho do tampo da mesa, onde pudesse copiar as flores.

desenhando as flores

Com o papel no tamanho certo, coloquei uma das fronhas embaixo dele e fui copiando o desenho, fazendo apenas as linhas externas das flores.

desenho de flores

flores desenhadas a lápis

Com as flores desenhadas no papel, era preciso transferi-las para o tampo da mesa. Virei o papel sobre a mesa e, no verso, pintei com o lápis sobre as marcas do desenho. Com isso, as flores foram transferidas para a madeira. O desenho ficou fraco, o que é bom porque não é preciso se preocupar caso algum ponto do lápis acabe aparecendo sob a tinta.

desenho a lápis na mesa

mesa de madeira pintada a mão

desenho na mesa

pincel e tinta

Para pintar, usei um pincel bem fino e tinta acrílica (do tipo que se usa para pintar parede). Comecei com a preta, para fazer todas as bordas do desenho. Uma dica: para não ficar com a lata de tinta o tempo todo, aproveitei um vidro de Nutella. Ele tem um tamanho bom e a tampa fecha bem, o que é ótimo para evitar acidentes.

mesa customizada com flores

Aí começou o trabalho de paciência. Pintar todas as flores, uma por uma, com o maior cuidado. Levei cerca de quatro horas para pintar todas as flores, incluindo aí a primeira demão também com tinta vermelha.

decoração - mesa customizada com flores

Depois tive que esperar secar, dar a segunda demão, para que o preto ficasse bem vivo e o vermelho bem coberto. Esperar secar mais uma vez, passar o verniz, esperar secar e só então passar uma camada de cera, para proteger e deixar mais bonito.

decoração - quarto - cama

No quarto, a cama fica coberta com o cobre-leito listrado, que faz contraste com as flores das fronhas e com as almofadas vermelhas.

decoração - quarto - mesa e cadeiras

A mesa ficou em frente à janela, junto com duas cadeiras vintage que eram do meu antigo escritório e foram herdadas do antigo escritório do meu sogro.

decoração - quarto - cama - mesa

O resultado ficou bacana, principalmente porque cada peça tem a sua história e, todas juntas, renovaram o visual e deixaram o quarto ainda mais pessoal e com o nosso estilo.

86 ideias sobre “Passo a passo: mesa de madeira pintada com flores

  1. Lais

    Admiro a tua criatividade, sabia?
    Em um mundo tão consumista, é lindo ver uma pessoa que se propõe a renovar, ao invés, de comprar.
    Parabéns pelo blog. É lindo e super útil.
    Beijo

    Responder
  2. micheline

    dani queria deixar de ser preguiçosa e fazer umas coisas assim como vc, sempre tenho mil ideias, mas sempre vou deixando pra depois.Adoro suas dicas, obrigada por compartilhar!beijos

    Responder
  3. Bárbara

    M A R A V I L H O S A!!!!
    Não adianta… bom gosto é contigo… sem contar na delicadeza!!!!
    Será que um elefantinho consegue???? hahahahahahahah

    Responder
  4. luciene

    Amei, também tenho uma mesa que troquei o tampo por mdf estava querendo pintar mas não sei se devo porque e pra ficar com minha maquina de costura fico com medo da pintura não aguentar porque a maquina é portatil tenho que troca-lá de posição sempre, pois essa mesinha fica no meu quarto e tenho que coloca-lá pra tras sempre com medo que um dos meus 3 anjos esbarre na mesa e derrube a maquina que custei tanto pra ter. Você pode me ajudar? e ai você acha que a pintura aguenta. Beijos. Luciene

    Responder
  5. Daniele Autor do post

    Luciene, se você pintar com tinta esmalte, vai conseguir mais durabilidade na pintura. O único inconveniente é que ela não é solúvel em água e, por isso, tem cheiro forte.
    Obrigada, Glau!

    Responder
  6. Pingback: BananaCraft » Customização: armário de madeira

  7. Paulo

    Adorei, muito legal e até simples embora trabalhoso, eu tenho uma história parecida com uma cadeira de criança que dei para minha filha quando tinha 2 anos.
    Hoje ela tem 14, porém não consegui me desfazer da cadeira, e com essas dicas vou deixa-lá bem bonita denovo. Obrigado

    Responder
  8. Flávia

    Nossa….mesmo com seu post rechado de comments não pude deixar passar sem vir te falar que seu quarto ficou demais, pois com a base branca a gente pode brincar a vontade com as cores!
    Tenho cadeiras de madeira aqui em casa esperando uma cara nova tb…

    Lindo de morrer!! Parabéns!!
    Beijosss

    Responder
  9. ana

    adorei seu trabalho,mas gostaria de saber se quando pintou de branco ,não amarelou . tb faço estes trabalhos,mas qdo a madeira é antiga ,sempre amarela e mesmo passando varias mãos de tinta ,amarela.Gostaria de uma dica,se tiver…obrigada

    Responder
  10. babi

    Ola!trabalho maravilhoso! Eu gostaria de saber se pode passar que tipo de tinta usou..tenhu mesa e cadeiras de madeira q quero pintar de branco…penso no branco….mas nao faço ideia de q tipo de tinta usar! Sera meu primeiro trabalho e quero tentar fazer bonito..rsrs bju carinhoso!Deus abençoe sempre!

    Responder
    1. Daniele Autor do post

      Eu usei tinta acrílica do tipo usado para pintar paredes de concreto. Você também pode usar tinta esmalte – a base d’água ou não. Para pintar os desenhos eu usei o mesmo tipo de tinta.

      Responder
  11. Isabelle

    Lindooo…e criativo. Tenho uma mesa de 3m e oito cadeiras, de madeira, e estou querendo dar uma inovada nela. Esta é uma boa idéia…vou continuar minhas pesquisas, pois adoro tudo o que é relacionado a arte. Parabens…

    Responder
  12. ivete

    Olá
    descobri seu blog a pouco tempo e estou amando.
    meus parabéns…
    Tenho um pé de maquina, aquelas antigas sabe, pois é estou querendo pinta-la para fazer um aparador, será que você pode me dizer que tinta usar? estou querendo pinta-la de dourado.
    Ficarei muito grata se me ajudar.
    Um graaaande abraço e que Deus continue te abençoando muito.
    Há!!!!! a mesa ficou linda.

    Responder
  13. marilene reis

    acompanho sempre seu site td que aparece de legal copio e ja tenho uma enorme pasta so de suas coisas. inclusive essa que vou fazer poque amei a ideia parabens , linda demais. obg, beijos mo vcs que sempre nos dão ideias maravilhosasssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    Responder
  14. The

    Eu sou tapeceirra e estofadora de prifisãoha mais de 20 anosnão sei se por isto tenho muita criatividade nunca digo que não sei fazer aprendo e faço. por isto dou os meus parabens para vc sua mesa ficou um luxo vou fazer uma tanbém. atébrve um abraçoTHE.

    Responder
  15. Ana Brasileiro

    Parabéns, a mesa ficou ABSURDAMENTELINDAAAAAAAAAA!
    Infelizmente não tenho a sua paciência, aptidão e o tempo está curtíssimo em função da confecção do meu TCC.
    Ter a sua idéia é difício, mas adptá-la, não. Minha sugestão para as que são inábeis como eu (kkkkk), é aplicar o tecido com cola no tampo, e passar verniz sprey impermeabilizante depois.

    Claro que não fica a mesma coisa, nem de longe…mas é uma solução.

    Mais uma vez parabéns pela criatividade, pelo trabalho e obrigada por compratilhar conosco.
    Bjos

    Responder
  16. jacqueline

    Hoje vi numa loja de móveis usados , uma mesinha iguaL A ESTA , ERA UNS 200 REAIS. estava no estado original dela, achei aquela loja muito cara.

    Responder
  17. Achei mto bacana a sua criatividade, parabéns!!! Estou fazendo umas reformas tb aqui em casa e adorei sua idéia. O negócio é reaproveitar o q ja temos.

    Responder
  18. elianepg

    Adorei a mesa!!! Quero fazer algo parecido com a mesa da minha sala, mas tenho medo de começar. Qual tinta você usou para pintar a mesa de branco?

    Responder
  19. Rosimonica Porto

    Dani minha querida,essa mesa ficou simplesmente demaisss. Vou pedir um permisão!! Posso fazer uma??? Claro que com desenho diferente. Ela é apaixonante,e vc muito talentosa e gentil em nos presentiar com tanta beleza. Por incrível que pareça tenho uma mesa igual,e não olhava para a mesma com bons olhos. Sempre usando a velha e boa toalha para cubri-la. Agora não resisto!! tenho que reforma-la,amo reciclar.Sou o que pode chamar de curiosa em se tratando de artesanato e sabe, modestia parte o resultado sempre sai muito bom. E para terminar o desenho e a pintura são minhas paixões. Viaaajo, e mas uma vez obrigada por dividir tanta beleza a mesa é demais mais vc é maravilhosa. Beijos,ah para pintar os contornos vc usou pincel nº 00? Beijokas…

    Responder
  20. Waleska

    Nossa como ficou linda! eu queria muito fazer isso numa mesa minha de madeira retangular, será que vc poderia me enviar a estampa!
    Parabéns vc tem muito bom gosto

    Responder
  21. Margie Ott

    Noooosssa
    adooorei a idéia
    tinha uma mesa escura tb… de madeira… mas acabou ficando na outra casa
    mas o que nao falta são móveis antigos de madeira escura.. e estão todos indo pro museu…
    adoooreiii
    certo que vou colocar a mão na massa e fazer algo do tipo também
    parabéns

    beijoo

    Responder
    1. Daniele Autor do post

      Acho que você pode pintar a sua mesa, Ana Maria. Ao invés de flores, talvez motivos geométricos, numa alusão àqueles azulejos dos anos 70. Eles eram a alma das cozinhas daquela década. Ou, se preferir algo mais delicado, um padrão de moranguinhos e flores também ficaria lindo.
      Beijos e boa sorte com a mesa!

      Responder
  22. Celeste

    Parabens, ficou muito linda a sua mesa
    Estou me aventurando agora a fazer estas artes, mas não tenho muito conhecimento, gostaria de saber que tipo de verniz e cera você usou, pq pintei uma mesinha de branco, apliquei uns tecidos ficou muito lindo, mas acabei estragando qdo fui aplicar o verniz, pensei que ficaria transparente, mas ficou bem
    amarelado e vi que a sua mesinha ficou branquinha, ou melhor o verniz ficou transparente.
    Você pode me ajudar?

    Grata
    Celeste

    Responder
  23. Helena

    Parabéns pela criatividade, e também pela dica maravilhosa! Seu marceneiro também merece todo o seu respeito, pois outro teria te arrancado o couro!

    Amei seu blog!

    Responder
  24. CELMA

    Impossível olhar esta delicadeza e não dizer nada.
    É gostoso ver teu trabalho, sem falar que voce conta a história, isso nos transmite uma natureza amigável. Bj

    Responder
  25. Pingback: Apartamento entregue pela construtora | Meu Pequeno Apartamento

  26. Fernanda

    Oi, estou me mudando agora e achei seu site incrível. Gostaria de saber se podia me passar o desenho inteiro para que eu possa fazer na minha mesa, ela é de madeira também, mas na forma quadrada. Amei a estampa, até agora não achei nenhuma parecida e tão linda quanto a essa, sera que teria como me passar o desenho por e-mail?? Obrigada pela ajuda.
    fe_shir0ma@hotmail.com

    Responder
  27. Amilcar

    Oi! Vou fazer isso numa mesa antiga que tenho da minha mãe, achei lindo essa estampa e da um ar moderno ao móvel sem perder o bom gosto. Qual a marca e nome desse lençol ou onde eu encontro ele?
    Obrigado

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>