Minha cozinha vermelha

cozinha com parede vermelha

Eu cresci em uma cozinha vermelha. Daquelas de fórmica, totalmente anos 70. Nos anos 80 (claro!), eu fui uma das maiores incentivadoras para que minha mãe se desfizesse da cozinha vermelha e partisse para tons menos intensos. O tempo passou e… tcharan! Agora quem tem uma cozinha vermelha sou eu. Não tem quase nada de anos 70. Está mais para estilo Dani de misturar as coisas. Olha só!

pia da cozinha

Desde que nos mudamos para este apartamento, há nove meses, não tínhamos feito muita coisa: nenhuma parede havia sido pintada e só tínhamos acrescentado móveis novos. Pois agora as coisas mudaram um pouco. Para começar, pintei uma das paredes da cozinha de vermelho. ficou o máximo, porque parece que a parede abraça a gente cada vez que olhamos para ela :)

armário da cozinha

A pia ganhou uma cortina nova, na parte de baixo, para esconder a tubulação de água, que ficava aparente e era horrorosa. O armário na parede só recebeu objetos novos – como os quadros que antes ficava na lateral externa de outro armário e agora fica ali dentro, junto com um açucareiro de alumínio de aspecto retrô, louças que herdei da minha avó paterna, jogo de cafezinho que foi presente de casamento e objetos de madeira feitos por um artesão de Canela. Detalhe para o abafador de bule, que também era da minha avó :)

mural de cortiça na cozinha

Na parede ao lado da pia, coloquei um mural de cortiça. O grande motivo para ele estar aí é porque os azulejos são em um tom de bege (o apartamento todo era muito bege – bege demais para o meu gosto levemente mexicano) e eu queria colocar cor na parede. Pintei a moldura do mural como mesmo vermelho da parede e enchi de flores, frutas e pequenos objetos que venho guardando comigo há anos, além de impressões de figuras vintages.

prateleira na cozinha

A prateleira já ficava nesta parede – inclusive com as três latas de Leite Moça que eu comprei na ponta de estoque da Meister, em Joinville. A grande diferença foi mesmo a cor da parede, que ressaltou todos os objetos e aqueceu o ambiente.

cadeira da cozinha

Durante a mudança, as cadeiras já haviam sido pintadas de vermelho e também já possuíam almofadas de veludo vermelho. O oleado no tampo eu coloquei há algum tempo, porque a mesa é de madeira de demolição é era complicada de limpar, por causa da textura da madeira. Sem contar que o oleado xadrez, preso no tampo com percevejos, dá um ar de cozinha antiga.

armário de madeira - cozinha

O armário do microondas e a geladeira trocaram de lugar. Além disso, o armário de madeira recebeu novos objetos: louça em estilo retrô (presente da Mara), pote de ágata com pequenas flores (comprado em uma loja R$1,99), vasinho com bolas vermelhas fazendo as vezes de flores, quadrinho com figura antiga, latas e vidros com especiarias. Tudo muito vermelho, com pitadas de verde, para fazer contraste.

armário verde - cozinha

O vermelho e o verde me lembram de coisas gostosas, como pimentões, tomates e pimentas. É nisso que eu penso sempre que quero misturar as duas cores. O armário verde (que já era da minha antiga cozinha) ganhou cara nova ao lado da parede vermelha. Nele, o pote com o tomate virou um ótimo recipiente para as colheres de pau. A caneca com morangos também ficou ótima para acondicionar facas e utensílios menores.

decoração - cozinha

Na lateral do armário, coloquei dois porta-trecos. Um com bloco e caneta e outro com fósforo e velas. Ao fundo, meus dois pingüins sobre a geladeira e o paneleiro de ferro, que era da minha mãe. A mistura de cores é exuberante, quente e contrastante. Tudo o que uma cozinha precisa para ficar mais aconchegante e pessoal.

chaleira vermelha

No paneleiro de ferro, chaleira de ágata vermelha (também presente de casamento) e coração de tecido. Se você prestar atenção, tem pequenos pingentes como este espalhados por toda a cozinha. Eles são uma mania antiga, que eu gosto de cultivar. Fazem com que um móvel qualquer adquira personalidade e deixam a casa com cara de casa de verdade.
E tudo isso para mostrar como pequenas mudanças podem fazer uma diferença enorme. Para ficar completa, faltam os tapetes e a cortina da janela – que ainda estão sendo planejados…

29 ideias sobre “Minha cozinha vermelha

  1. Elaine

    Nossa, amei sua cozinha!!!!
    Estou de mudança, se Deus quiser para uma casa que seja minha.
    Adorei a cor vermelha, não achava que ficaria tão bom em uma cozinha.
    Acho que vou copiar vc viu!!rsrsrrs
    Bjos

    Responder
  2. Beti

    Lá em casa a geladeira é que era vermelha. Era uma coisa muito moderna que apareceu pra substituir uma de “saia e blusa” laranja e branca! hehehe
    Mas, pra mim, vermelho e verde lembra melancia, que a-do-ro!!!!

    Responder
  3. fátima

    a cozinha da casa da minha mãe tbém era vermelha (mesa, armário e fogão; a geladeira eu não me lembro), mas não tinha nenhum charme…rsrs
    o paneleiro tinha na casa da minha vó, com as panelas tão ariadas que pareciam espelhos.
    a sua cozinha ficou uma graça, adorei! parabéns!

    Responder
  4. eleonora

    Oi, conheci e adorei teu blog! Me chamou atenção o post sobre a cozinha vermelha, fiz paredes vemelhas na minha cozinha na decada de 80 (sou um pouco mais antiga…) qdo tudo o q se tinha eram cozinhas cor de areia! a minha era muito escandalosa e tenho grandes recordações, uum bj

    Responder
  5. Marisa Pimenta

    Acho que todas as filhas têm essa tendência de querer q as mães sigam suas idéias
    . Minha filha mais nova q mora comigo não desistiu enquanto eu não mudei o nosso banheiro.Agora ela vai casar e srá q fará tb um igual ao antigo?É assim mesmo, eu tb vivia dando ideias p minha mãe. Acho q é isso q dá um sabor na vida. BJks
    Boa sorte c a cozinha vermelha!!!

    Responder
  6. Ana Melo

    Oi Dani, que super!
    Minha cozinha é em azul e verde, mas sempre sobra espaço para mais algumas cores , não resito!
    Acho que aqui em Portugal essa cozinha ia fazer muitoooooooo sucesso!
    Beijinhos e um lindo domingo

    Responder
  7. Daniele Autor do post

    Obrigada, meninas!
    Elô, você sabe que eu adoro todos os Pedaços de Amor…
    Zee, hoje eu tenho saudade da fórmica vermelha… Também é minha cor predileta.
    Beti, também adoro melancia. Geladinha então…
    Oi, Paty! Saudade de passear de barco! E deste mar lindo aí da frente do seu trabalho…
    Beijo, Mah!
    Marisa, as filhas sempre são um pouco “metidas”, né?
    Beijinhos, Ana!

    Responder
  8. izabel silvestre

    amei tudo!!!! eu também amo vermelho, super suspeita em dizer que amou sua cozinha… quero copiar, hehe; ah, realmente, bege é muito bege…

    Responder
  9. Raquel Silva Soares

    Oi tudo bem?
    eu amo esse blog, admiro tudo o que vc coloca aqui pra nos inspirar
    curto cada matéria,amei essa cozinha, parece até aquelas cozinhas de novela da globo sabe…
    Parabéns!!!

    Responder
  10. Alessandra Marques

    Oi Dani.
    Sempre visito seu blog. Adoro! Sua cozinha tem personalidade mesmo. Também adoro vermelho e, inclusive pintei uma parede da minha cozinha nessa cor. Faz uns sete meses que estou de casa nova e ainda nem tenho todo a mobília, mas, colocar vermelho na cozinha foi ótimo, deu um alto astral que eu estava precisando nessa nova fase da vida… kkkkk

    Beijos.

    Responder
  11. IRLAINE

    Adorei sua cozinha! Vc sabe fazer misturas simples e legais e reforcçou minha teoria de que na infancia se constroi nosso personalidade de forma mais intensa que pensamos.

    Responder
  12. Mizia

    Adorei sua cozinha!
    Quando criança morava com uma tia e a cozinha dela era vermelha, inlcusive a geladeira. Era tudo arrumado no capricho com paninhos de croche forrando tudo, lindo e muito algre. Gostava muito de lá!!!
    Sua cozinha é linda demais, adorei e acho que passa muito de você: Alegria, descontração e liberdade! Dá vontade de “me convidar” para um café quentinho com biscoitos.
    Parabéns!

    Responder
  13. Arlene

    Menina aconteceu quase a mesma coisa comigo eu achava cozinha e geladeira vermelha tudo de brega e hj q cor eu quero minha cozinha??? Vermelha! É a vida né!? Sua cozinha tá linda mesmo um charme!!!

    Responder
  14. Pingback: BananaCraft » Mural de cortiça na parede da cozinha

  15. Sibéria Moreira

    É a primeira vez que entro nesse blog, e fiquei de boca aberta com tanta coisa linda, que cozinha maravilhosa. Deus abençoe essa criatividade, e que me de um pouco dessa inspiração.
    Beijão!!!

    Responder
  16. Pingback: BananaCraft » Novo oleado na mesa da cozinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>