Tutorial: cerâmica pintada a mão

cerâmica pintada a mão

Porcelana branca, pincéis, dois potes de tinta e uma caneta especial para pintar cerâmica. Com estes poucos ingredientes eu encontrei a receita para uma boa diversão. A cerâmica – dois potes, um açucareiro e uma caneca – ganhei da minha mãe, que está fazendo uma arrumação na casa dela e descartando algumas coisas que não usa mais.

porcelana pintada a mão

Eu nunca havia pintado cerâmica antes, mas sempre tive curiosidade. Para começar, comprei tinta vermelha e ocre e uma caneta preta. A caneta é uma Creative Marker Compactor com ponta de 2,5mm. A tinta é Decorfix brilhante para vidro, metal e cerâmica, da Corfix. Para pintar, segui as instruções dos rótulos.

porcelana pintada a mão

A tinta (a da caneta também) é solúvel em água. Além de não ter cheiro, ainda permite que você lave a peça quantas vezes quiser, caso não fique satisfeita com o resultado da pintura. Eu lavei algumas vezes, até chegar ao que queria. Enquanto a tinta está molhada, é só colocar embaixo da torneira que sai tudo. Depois que seca, é preciso esfregar para que a tinta saia. Mas se não queimar no forno, sai tudo, como se tivesse pintado com tinta guache. Como a porcelana não absorve a tinta, é bem diferente de pintar madeira ou tecido. Para começar, acho que a caneta é bem mais fácil de usar – pelo menos para quem não está muito familiarizada com pincéis, como eu.

porcelana pintada a mão

porcelana pintada a mão

porcelana pintada a mão

Todas as peças em preto e branco eu pintei usando a caneta. Segundo as instruções do fabricante, depois de pintar, é só esperar secar (eu deixei mais de 24 horas) e colocar no forno do fogão, durante 90min, em temperatura baixa (160°C).

porcelana pintada a mão

porcelana pintada a mão

porcelana pintada a mão

porcelana pintada a mão

porcelana pintada a mão

A caneca com os passarinhos eu pintei usando um pincel bem fino e a tinta amarelada. As instruções do fabricante são para esperar 24h e só depois levar ao forno por 35min. Como eu pintei as peças com caneta e essa com pincel todas juntas, acabei deixando todas 35min no forno aquecido a 180°C. É preciso esperar as peças esfriarem para só depois retirá-las do forno. Fiz tudo isso e gostei do resultado. Principalmente porque já lavei todas elas com água, esponja e detergente e os desenhos ficaram intactos.

91 ideias sobre “Tutorial: cerâmica pintada a mão

  1. cidinha

    Ah,como é bom a gente ter a criatividade de poder mudar as coisas que estão a nossa volta….(e que na maioria das vezes a gente olha e acha super sem graça).Tbem sou assim….cheia de ideias e cores…. ADORO ser assim e de pessoas assim.Beijoes coloridos pra vc Dani

    Responder
  2. Cibele

    Dani,

    ficaram lindas!!!!!
    Parabéns por tudo. Pelas idéias, pelo talento, etc etc.
    Feliz 2009 pra você.
    beijossss de sua fã

    Cibele

    Responder
  3. cidinha

    Gente,vale a pena entrar no blog da Sandra(retalhosdamemoria)!Como cada um tem sua linda e louca historia,leiam a dela…..Beijos coloridos a ela tbem!

    Responder
  4. Heidi Vogel

    Dani ….
    Se eu contar que andei pensando em fazer algo parecido com um refratário branco e não tinha noção de como faria, pareceria até mentira … !
    Mas fiquei super feliz com este Post !!! e vou tentar fazer (se encontrar estas canetas mágicas em Jaraguá!).
    Beijos e obrigada !!!
    Heidi

    Responder
  5. Nanda

    olá, muito lindo seu espaço, também faço pintura em porcelana com creative marker, é muito gostoso mesmo. Dá uma passadinha no meu cantinho também!!!
    um grande abraço!
    Nanda

    Responder
  6. Pingback: BananaCraft » Rolos de fitas em exposição

  7. Pingback: BananaCraft » Pratos de porcelana pintados a mão para a parede

  8. Pingback: BananaCraft » Na parede: pratos de porcelana pintada a mão

  9. josie

    estou aki novamente amei seu cantinho…
    me responde por favor :::;
    vc leva essas peças no forno de fogao comum…
    os fogoes de cozinha msm???
    q legal…
    assim poderei fazer minhas pecinhas tbm
    estarei aguardando uma resposta…
    obrigada,,,
    josie

    Responder
  10. Pingback: BananaCraft » Dia das Mães: inspiração para o presente perfeito

  11. Pingback: BananaCraft » Canecas de porcelana pintadas a mão

  12. Pingback: BananaCraft » Dia das Mães: bule pintado a mão e coaster com aplicação

  13. daRosa

    Parabéns! Adorei as suas ideias, muito criativas.
    Gosto muito de artesanato em geral, pratico algum e agora vou seguir as suas sugestões.

    Responder
  14. Grace

    Quero fazer esta atividade com as crianças de onde trabalho e são pequenas.Quanto será que a caneta rende?tenho 110 canecas para desenharem.Quantas canetas precisarei comprar?é difícil manuseá-la?

    Responder
  15. Daniele Autor do post

    Grace, as canetas são tão fáceis de usar quanto uma canetinha. A diferença é que precisa sacudir um pouquinho no início. Quanto ao rendimento, não sei te dizer, porque não acabou nenhuma das minhas ainda – e olha que eu já pintei bastante coisa. Claro que a quantidade de canetas também vai depender da quantidade de coisas a serem pintadas em cada caneca. Meu chute é que você vai precisar de umas duas canetas, mas, para não ter surpresas, eu compraria umas quatro.

    Responder
  16. Pingback: BananaCraft » Reciclagem: identificação para as plantas

  17. Pingback: BananaCraft » Tutorial: porta ovos de cerâmica pintado a mão

  18. Tuka Nyko

    Olá, adorei seu trabalho e fico feliz em saber que ainda existem pessoas que gostam de compartilhar…. Meu unico problema é onde encontrar essas canecas…Vc tem alguma indicação? E realmente não sai depois de lavadas? Depois de ver o quanto é fácil até me animei…Quem sabe faço meus presentes de natal personalizados…rsrs

    Responder
    1. Daniele Autor do post

      Tuka, não sai mesmo. Eu já fiz em várias peças e todas estão perfeitas. As canecas você encontra em lojas de artigos para hotéis e restaurantes e também em lojas de utilidades para casa.

      Responder
  19. Pingback: BananaCraft » Os melhores tutoriais de 2009

  20. Priscila

    Obrigada, Dani!
    Eu já pintei porcelana do modo tradicional, queimando em alta temperatura, e queria fazer umas canequinhas decoradas para dar de brinde no aniversário da minha netinha. Estava triste porque não teria tempo de queimá-las no forno tradicional de porcelanas, já que eu não tenho um e ainda precisaria descobrir onde fazer isto.
    Seu tutorial SALVOU A PÁTRIA! As canequinhas, com o nome de cada convidada, ficaram lindas, modéstia à parte… E tudo feito rapidamente e em casa, sem nenhuma encrenca!

    Muito obrigada por compartilhar a sua criatividade!

    Responder
  21. Kytia

    Olá…
    Estou grávida de 7 meses e como lembrança de nascimento, decorei canecas de cerâmica com motivo de selva/safari, leão, girafa, elefante, macaco, hipopótamo… que eu mesma desenhei e pintei.
    Ficaram lindas!!! Em duas manhãs fiz 30 canecas…
    Usei a caneta creative maker da compactor…e segui as instruções da embalagem tbm…é uma coisa bacana p’ dar de presente tbm…

    Responder
  22. Maria Benedita

    Olá,bon dia aqui de Lisboa-Portugal:Tenho visto videos de artesas fazendo coisas lindas com as canetas da COMPACTOR,E ACHO O MÁXIMO!Ja pedi á Soraia Leite o favor de me mandar,estou a aguardar resposta.Eu pinto porcelana,da forma tradicional,em forno de alto fogo,mas deste modo,com as canetas,é bem melhor.
    Gosto muito do seu blog
    Um abraço da Maria Benedita

    Responder
  23. Fábio

    Boa noite,

    Gostei muito de sua criatividade; parabéns.
    Gostaria de saber se vc sabe como faço para fazer pintura em cerâmica com alto relevo.

    Grato

    Responder
  24. Cláudia Barbosa

    Estamos preparando canecas assim para opresente do dia das mães na minha escola. Serão mais de 200 canecas…e estamos cheias de dúvidas!! Será que poderia me ajudar. Prometi as colegas la na escola que consultaria o blog , então agradeço de coração se puder me atender. Obrigada!
    Podemos queimar varias canecas juntas ao mesmo tempo? No forno da escola cabem bastante.
    A tinta da caneta tem cheiro forte no forno?
    Devemos queimar no forno assim que as crianças pintarem as canecas , ou seja, a queima tem que ser imediatamente, ou podemos pintar em um dia e queimar no outro?
    A tinta só seca no forno?

    Como nunca fiz, estou morrendo de medo de dar errado….
    Agradeço a ajuda. beijos.
    claudianovembro@yahoo.com.br

    Responder
    1. Daniele Autor do post

      Cláudia, vocês podem queimar várias canecas ao mesmo tempo, sem problemas. É só cuidar para não encostar a pintura de uma na outra, para não estragar os desenhos. A tinta da caneta não deixa cheiro nenhum. Não precisa queimar imediatamente, não. Podem esperar um ou dois dias e queimar várias juntas. A tinta vai secando ao natural, então, se alguém quiser refazer uma pintura, precisa lavar a caneca imediatamente, senão corre o risco da caneca ficar manchada. Mas para garantir que a pintura não vai sair quando for lavada, é preciso queimar no forno o tempo que o fabricante indica.
      Para vocês ficarem mais confiantes, eu sugiro testarem uma ou duas peças antes de partir para a produção total :)

      Responder
  25. Adriana

    amei o blog e a dica da pintura na ceramica.
    Vou fazer para o dia das mães mas, preciso saber:
    1. onde compro em SP essa caneca;
    2. onde compro as canetas;
    3. posso fazer em ceramica esmaltada;
    4. enquanto esta desenhando, a caneta borra;
    5. se borrar é só lavar;
    Se puder me responder o quanto antes, agradeço.

    Responder
    1. Daniele Autor do post

      As canetas você compra em lojas de material para artesanato, Adriana. As canecas em lojas de itens para restaurantes ou hotéis. Alguns bazares também vendem. Sim, você pode fazer em cerâmica esmaltada. Na verdade, as canetas são feitas para esse tipo de cerâmica. Não, a caneta não borra enquanto está desenhando, a menos que você esfregue por cima do desenho. Mesmo assim, ela não borra com facilidade. Mas caso venha a borrar, é só lavar. O detalhe é que você tem que lavar logo em seguida, para não correr o risco de a tinta manchar a caneca. Depois de um tempo, fica bem mais difícil da tinta sair toda, mesmo sem ter sido levada ainda ao forno.

      Responder
  26. Pingback: Garimpo craft « Laurina Crafts

  27. izabela

    Olá, adorei este post. Sempre quis pintar porcelana, mas nunca tem curso na parte da manhã perto de onde moro.
    Gostaria de saber se o forno que vc deixou a porcelana é forno de fogão convencional ou é um especial.
    Um grande abraço e sou fã do seu blog.
    Iza

    Responder
  28. Angela Piovesan

    Boa tarde!
    Gostaria de saber como faço,para fixar a canetinha creative Marker.
    A temperatura mínima do meu forno é 200 graus. E o fabricante pede 160.
    Será que vc pode me ajudar?
    Grata Angela

    Responder
  29. Dinara Dornfeld

    Adorei esse tutorial!
    Eu tinha muita curiosidade sobre pintura em porcelana. Imaginava que fosse muito mais complicado. Acho que vou tentar.
    Bjs.

    Responder
  30. Macedo Luiz

    Olá Daniele, estou com problemas que talvez voce possa me ajudar, pintei alguns pratos e xícaras seguindo o fabricante da Decorfix porém a tinta acabou saíndo com a primeira lavagem, o deve ter ocorrido de errado

    Responder
    1. Daniele Autor do post

      Comigo isso nunca aconteceu, mas acho que talvez o tempo de queima no forno não tenha sido suficiente – ou a temperatura tenha ficado abaixo do recomendado. Você também pode verificar para ver se as canetas estão dentro do prazo de validade. De qualquer forma, acho que o mais indicado é você entrar em contato com o fabricante e pedir explicações e auxílio. Boa sorte da próxima vez!

      Responder
  31. Pingback: Tutorial: puxador de louça pintado a mão » BananaCraft

  32. Marister

    Gostei dessa dica de pintura em cerâmica.parabéns suas peças ficaram perfeitas.
    Gosto de trabalhos de reciclagem. quando puder visita o meu blog:http;//criacoesartesanaismbp.blogspot.com/

    Responder
  33. Angela Barreto

    Ola meninas me ajudem! Ganhei uma sopeira da minha mãe e ela é beige e parece ser de cerâmica ou porcelana nao sei! Gostaria de pintá-lá de preto pra combinar com os pratinhos que tenho! Mas queria um preto fosco! Alguem pode me ajudar? Bjs

    Responder
  34. Patricia

    Olá tudo bem? Estou trabalhando com personalização de canecas de cerâmica, mas utilizo canecas resinadas para sublimação. Gostaria de imprimir meu contato na base das canecas, será que dá pra usar essa caneta e depois fazer minha arte?
    As estampas são fixadas em uma prensa térmica cilíndrica, então é melhor fazer isso na etapa final, certo?!
    Obrigada pela atenção

    Responder
  35. marta

    Gostaria de saber se você escreve em um prato de porcelana decorado os dizeres do convite de casamento de uma amiga para presentear aos noivos.
    Caso escreva favor enviar orçamento e tempo para entrega.
    Obrigada

    Responder
  36. Pingback: Ideias de presentes para o amigo secreto » BananaCraft

  37. Mari

    Ola! QUe lindo trabalho!

    Tenho uma dúvida: preciso pintar porcelanas/ ceramicas sem utilizar o forno.

    Qual a melhor opcao de caneta, tinta, etc; ? muito obrigada! abraço.

    Responder
    1. Daniele Autor do post

      Para que a pintura não saia, é preciso usar o forno sempre, Mari. A diferença é que agora existem canetas e tintas que podem ser queimadas em forno comum, de cozinha. Para não queimar, a opção é usar marcador permanente, mas aí é só lavar ou passar álcool que sai tudo.

      Responder
  38. Pingback: DIY: porta-guardanapo pintado a mão » BananaCraft

  39. Pingback: Colher de louça pintada a mão | BananaCraft

  40. Fabiana Nunes Couto

    Gostei do que vi, espero encontrar por aqui as canetas ,pois, temos que nos deslocar para outra cidade pra comprar, até material pra pintura em tecido é complicado para encontrar, espero mas dicas suas e mas novidades. Você esta de parabéns!

    Responder
  41. Luiza

    Oi, gostaria de saber se ainda está intacto! Eu pinto da forma tradicional e queria saber se a longo prazo essa caneta funciona também ou se acaba saindo depois de MUUUUIIITAS lavagens, até porque eu pinto prato e prato nos lavamos com mais força e mais vezes que caneca..

    Obrigada, Luiza

    Responder
    1. Daniele Autor do post

      Luiza, eu acho que não é tão resistente quanto a pintura convencional, queimada em forno profissional. Mas pela minha experiência dura bastante.

      Responder
  42. PATICIA

    Daniele boa tarde!
    Estou procurando um passo a passo para pintar umas peças que eu tenho guardadas.Mas estou com uma dúvida cruel e talvez vc possa me ajudar. As peças que tenho são brancas mas eu não sei se são de porcelana ou cerâmica e eu comprei uma caneta da mesma que vc pintou suas louças.Será que para pintura em cerâmica é o mesmo processo que pintura em porcelana? E caso seja cerâmica posso levar as peças ao forno? Se puder responder te agradeço muito, pois já procurei muitos tutoriais e o que mais meu deu esperança foi o seu.
    Desde já te agradeço.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>