Costura: Molde de bolsa com matrioshkas

molde de bolsa de tecido

A bolsa é bem simples, fácil de fazer e ideal para quem está começando no mundo da costura. O principal é usar um tecido encorpado, que dê sustentação e seja bom de costurar, como este japonês de matrioshkas que eu usei. O liso é vintage, herança de família. E ficou ótimo junto, porque tem a mesma textura e espessura do novo.

costura molde de bolsa

A partir do molde acima, cortei duas vezes a parte arredondada no tecido de matrioshkas. Com o tecido liso, cortei quatro vezes a outra parte do molde. Para as alças, cortei dois pedaços de tecido liso com 9x65cm. Primeiro, com a ajuda de alfinetes, marquei quatro pregas no tecido de matrioshkas. A primeira a 12cm da borda e a segunda a 5,5cm da primeira – repeti o processo a partir da outra borda do mesmo pedaço de tecido e, em seguida, marquei da mesma forma no outro pedaço da bolsa.

costura - molde de bolsa

Alinhavei a borda superior, para garantir que as pregas vão ficar no lugar certo. As pregas da esquerda são dobradas para o centro do tecido da esquerda para a direita e as da direita são dobradas da direita para a esquerda, de modo que todas fiquem voltadas para o centro da bolsa.

costura- molde de bolsa

Por sugestão da minha mãe, fiz o forro com o mesmo tecido liso que usei nas outras partes da bolsa, para que ela ficasse com mais estruturada e firme. O forro deve ficar exatamente do mesmo tamanho da bolsa já com as pregas. A melhor maneira de fazer isso é colocar a parte de baixo da bolsa, já com as duas partes costuradas uma na outra, em cima do tecido, riscar com giz e cortar dois pedaços iguais. Costure as duas partes do molde uma na outra, pela parte arredondada.

costura - molde de bolsa

A parte de cima da bolsa é feita a partir de quatro pedaços de tecido. É importante que eles sejam exatamente iguais, para que a costura fique perfeita. Pelo avesso, costurei duas partes uma na outra, deixando apenas a base aberta – é a base reta que será encaixada na bolsa. Desvirei e repeti com as duas outras partes. Fiz dois pequenos cortes na parte de dentro e encaixei o ímã, que fecha a bolsa. Fiz o mesmo com a outra parte. Alinhavei cada uma das partes superiores na bolsa, costurei pelo avesso a parte de fora e depois por dentro. Em seguida, pespontei toda a parte superior, para dar firmeza.

costura molde de bolsa - alça

Para unir a bolsa nas alças, usei pequenas argolas de madeira que já tinha em casa. Primeiro, enfiei a argola na parte mais fina do tecido liso, dobrei e costurei para trás. Reforcei a costura, por segurança. Repeti isso com as outras três argolas. Em seguida, costurei as alças pelo avesso, desvirei, dobrei as pontas para dentro, enfiei numa das argolas, dobrei novamente e costurei, reforçando. A outra ponta desta alça eu costurei na outra argola do mesmo lado da bolsa, do mesmo modo. Depois refiz no outro lado da bolsa.

costura - molde de bolsa - alça

Arrematei e tirei todos os alinhavos e minha bolsa estava pronta. Simples, fácil e bonita.

costura - molde bolsa

Por dentro ela ficou como na foto acima, toda da mesma cor, só com o ímã aparecendo.

costura - molde de bolsa

E as alças ficaram assim, como no detalhe acima.

costura - molde de bolsa de tecido

Agora estou pensando em fazer mais alguns detalhes, mas ainda não sei direito o quê. Quando decidir, mostro para vocês ;)

62 ideias sobre “Costura: Molde de bolsa com matrioshkas

  1. Silvia

    Com tantas matrioskas, por que não usar algumas para pingente de bolsa, bordar em cima do tecido claro, ou enfeitar a alça? E botões?? =)

    Linda bolsa, acho que vou usar ela de modelo para aproveitar um paninho que tenho em casa, de kanjis!

    Beijos!

    Responder
  2. Katiane

    Olá meninas,faz pouco tempo que descobri o blog e favoritei de cara é todo muito interessante e tudo explicado com muita clareza.
    Mas eu sou leiga em costura rsrs,estou começando dar uns passinhos com a máquina,estou há muito namorando a idéia de fazer uma bolsa , adorei o modelo e o PAP mas gostaria de saber que tecido seria melhor, mais firme …bjks Katy

    Responder
  3. Daniele Autor do post

    Silvia, já pensei em tudo isso, mas ainda não tive tempo de colocar em prática… Bjs
    Que bom que você gostou, Fabi!
    Katy, na minha opinião, tecidos como linho e tricoline de algodão são os melhores para quem está começando. Não desfiam demais e tem a trama fechada, o que ajuda a deixar a costura mais bonita. Boa sorte!

    Responder
  4. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Retrospectiva BananaCraft: Novembro de 2009 - Um site no estilo faça-você-mesmo, dedicado às pessoas que adoram coisas feitas a mão!

  5. Pingback: Likeglam.org » Blog Archive » Guia de volta às aulas!

  6. Miriam de Aguiar

    Achei muito bonita e simples de fazer sua bolsa, alias minha filha Julia de 13 anos estava comigo quando pesquisava novidades e ja pediu uma pra eu fazer uma pra ela. Sempre estou a procura de trabalhos novos pois amo o artesanato em geral e estou sempre criando coisas novas. Parabens pelo seu trabalho

    Responder
  7. andressa g. andrade

    oi adorei a bolsa… to tentando começar a costurar, mas depois de a linha passada… ainda não entendi como funciona aquela linha q fica na parte de baixo solta…

    Responder
  8. Elaine

    muito bonita a sua bolsa, parabens! Fiquei na dúvida quanto ao tamanho e largura que consta no molde. 55 cm de largura e 35 cm + 23 cm de tamanho.

    Responder
  9. Massako

    faço bolsas artesanais há um tempo e amei o seu modelo, está lindo! só não entendi como no molde existe a medida de 55 cm em ambas as partes (de cima e de baixo), será que a parte de baixo não precisa de mais centímetros de sobra para que sejam feitas as pregas?
    agradeço a atenção
    =P

    Responder
  10. bia micele

    Oi meninas!!!
    Sou apaixonada por matrioskas, tanto que sempre crio uma bijoux usando esses mimo.
    Eu queria saber onde encontrar o tecido com a estampa das bonequinhas…nunca achei por aqui
    abraços.
    a bolsa ficou um xuxu.
    Bia

    Responder
  11. Daniele Autor do post

    Bia, o tecido que eu usei veio do Japão. Mas algumas marcas americanas também têm modelos com matrioshkas. No Brasil, ainda não vi nenhum tecido com esta estampa…

    Responder
  12. chirley maria

    Adoro o Banana Craft! Até coloquei um link no meu blog para facilitar minhas entradas e divulgar o que é legal! Sobre o molde da bolsa, algo não bate: As medidas de 55cm! Uma tem que ser diferente, esqueceu-se das preguinhas!

    Responder
  13. Denise

    Oi Daniele, seu blog é maravilhoso, ajuda e muito quem está começando, muitas dicas fantásticas, obrigada por tudo isto que disponibiliza!
    Vim perguntar sobre as medidas (55 cm), a parte de baixo não deveria ser maior ou a de cima menor? Sou iniciante e insegura, portanto não me arrisco a mudar algo, rss… poderia me responder?
    Mais uma vez, obrigada!
    Beijos

    Responder
  14. rosana fantoni couto

    Esse seu modo de dar passo a passo,é um máximo, a explicação é perfeirta para quem está apenas começando
    Está de parabens
    Muito obrigado

    Responder
  15. valquiria Cruz

    Adorei a bolsa e no momento estou fazendo os moldes para tentar costurá-la, mas me deparei com o mesmo problema das meninas aí de cima. Qual deve ser o tamanho da parte de cima se a debaixo tem 55 cm antes das pregas. Quanto deve ser diminuido na parte de cima? Mas está muito bonita e vou fazer em jeans. Bjs!

    Responder
  16. Gica Rodrigues

    Atenção… Gente, só cortem a parte de cima DEPOIS que vocês deixarem pronta a parte de baixo com as pregas. Aí sim poderão medir em centímetros quanto devem cortar, lembrando-se de dar o desconto da costura lateral.
    Não tem segredo!

    Responder
  17. SERGIO GOMES DE MORAES

    boa noite,minha esposa esta começando a querer fazer bolsas,mas tem um problema nos n tem moldes,como vs tem o moldes para vender,qts seria o preços.

    Responder
  18. Pingback: BananaCraft » Tutorial: cachecol de matryoshkas

  19. Carolina

    Sempre adorei Matrioshkas! A bolsa é simples, mas o detalhe dessas bonequinhas deixou-a muito fofa… Só achei engraçado você ter comprado esse tecido numa loja japonesa ^^

    Responder
  20. Sonia

    Olá! Adora bisbilhotar a net atrás de artesanatos mil, achei linda a bolsa, só não sei o que é Matrioshkas!? Já descobri que kokeshi é uma boneca, não é isso? E o que é kanjis? Parabéns, muito,muito lindo, amei!!

    Responder
  21. Josi

    Olá!!!

    Quase chegando aos 40, tô descobrindo o artesanato agora e me inclino a coisas feitas com tecido. E buscando passo a passo de bolsas, descobri este seu. E adorei pelo resultado e por ser fácil. Mas como ainda não tenho experiência, por favor, com que tipo de tecido posso fazer bolsas? Vc fala em encorpado, pode ser as famosas tricolines?
    Um abraço e parabéns.

    Responder
    1. Daniele Autor do post

      Josi, tricoline é fino. Se usar tricoline, você deve colocar um forro. Eu sugiro aqueles próprios para bolsas, que são difíceis de encontrar. Geralmente, só em lojas especializadas, que vendem ferragens, couro e itens específicos. Mas vale a pena procurar, porque o resultado é muito bom. As bolsas não ficam sem forma quando se coloca coisas dentro delas.

      Responder
  22. vera

    adorei o molde bonita abolsa adoro aprender vou fazer esa bolsa depois escrevo pra dizer se ficou bonita ganhei uma maquina e estou adorando costurar

    Responder
  23. sabrina

    Olá achei bem fácil de fazer, tô fazendo em algodão cru o que torna o tecido hiper firme, para o forro vou usar um cetim (aqles forros de saia da avó kkk),mas as próximas vou diminuir o tamanho pq 55×35 ficou mt grande, mas a minha irmã adorou já tenho até compradora!!!!
    Mas teu trabalho é ótimo grande bjo!

    Responder
  24. marilene

    eu amei essa bolsa ja faço algumas de papelao e essa rera mais uma coriosidade amei vc e 10 minina bjo fica com Deus….mary Vila Velha Es

    Responder
  25. CLEYDINALVA ROCHA DA SILVA

    Olá, me aventurava em algumas bolsas, depois fiz um curso, porém ao fazer essa bolsa, percebi que a parte de cima fica muito maior que a de baixo, diminui, e fiz de jeans e um pano encorpado ( não sei o nome) ficou muito bonita e bem grande, desde já agradeço por compartilhar. Parabéns pelos trabalhos!!!!!

    Responder
  26. IJOSENILDA

    BOA TARDE!

    MUITO BONITA E PRÁTICA SUA BOLSA, A PARTIR DELA DÁ PARA FAZER OUTRAS IDEIAS. OBRIGADA POR COMPARTILHAR SEU TRABALHO CONOSCO. O PAP ESTA EXCELENTE.
    BEIJOS JOSINHA!

    Responder
  27. Silmara

    Uma duvida, se a parte de cima tem 55 cm e a de baixo tbém, como elas se ligam depois da parte de baixo ter feito 4 pregas, automaticamente a de baixo ficará menor do que a de cima, como faço para costurá-las??

    Responder
  28. Mara

    fiquei desempregada e como sei costurar um pouco vou me aventurar fazendo bolsas, podemos manter contato sempre? gostei muito da sua costura..gostaria de mais modelos ,como faço para tê-los?

    Responder
  29. Pingback: Customização: bolsa de tecido com estampa de matryoshkas e novas alças de couro » BananaCraft

  30. Pingback: Bolsa de matryoshkas customizada | Colecionadora de Bolsas

  31. Pingback: Tutorial: como colocar botão de ímã para fechar bolsas de tecido » BananaCraft

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>