Costura: Molde de blusa sem mangas e com gola

blusa amarela

Misturar tecidos é uma das coisas mais legais de se fazer enquanto está costurando. Além da roupa ficar totalmente diferente, ainda é possível aproveitar pedaços pequenos de tecido. Para fazer o molde desta blusa sem mangas e com gola, eu me inspirei num modelo que vi numa vitrine. Na dúvida entre quais tecido usar, se a combinação de amarelos e laranjas ou a de azul com rosas, acabei optando pelas duas e fazendo duas blusas.

molde blusa sem manga e com gola

Este molde é tamanho P. Além das partes que você vê no desenho, ainda vai ser preciso cortar:
Barra 1: 8x60cm (2x)
Barra 2: 9x60cm (2x)
Barra 3: 8x60cm (2x)

As minhas blusas foram feitas em tricoline de algodão – com exceção da barra azul lisa, em que aproveitei um tecido mais simples que eu tinha aqui. Percebi que esta parte foi a que ficou mais feinha, porque o tecido não tem a mesma qualidade do tricoline. No total, usei, para cada blusa, cerca de 70cm de altura pela largura total do tecido. Sobraram alguns restinhos, que guardei para forrar botões.

blusa amarela

Na hora de cortar o tecido, toda a atenção é necessária, para que tudo saia como deve ser. O primeiro passo é conferir o avesso e o direito do tecido. No caso de tricoline de algodão estampado, não tem muito problema porque as figuras sempre são mais vivas no lado direito, enquanto o avesso é sempre meio “desbotado”. Em seguida, preste atenção onde estão as bordas com as impressões do nome do fabricante. O molde sempre deve ser posicionado perpendicular a essas bordas. Você só desobedece esta regra quando está querendo aproveitar tecido ou quando quer que a estampa fique de lado. Mais um detalhe: é preciso verificar se o tecido tem “pé”. Por exemplo, se o tecido tem animais desenhados nele, é preciso verificar se todas as cabeças ficam na mesma posição. Em caso afirmativo, o tecido tem “pé” e você precisa sempre cortar as partes da roupa prestando atenção para que os animais não fiquem de cabeça para baixo.

molde blusa


costura molde blusa


costura molde blusa

Para fazer a blusa amarela com laranja, eu usei três tipos diferentes de estampas. De acordo com a quantidade de cada tecido que eu tinha, fui definindo como seria cada parte. Com todos os pedaços cortados, comecei alinhavando cada lado das palas da frente com as frentes. Depois, costurei-os e, em seguida, pespontei. Fiz o mesmo com a gola: alinhavei, costurei pelo avesso, desvirei e pespontei. O ideal é passar o tecido a cada etapa, para que as costuras fiquem bem assentadas.

costura molde blusa


costura molde blusa

Antes de pregar a gola na blusa, é preciso pregar as vistas internas. A função delas é dar acabamento. Quando a blusa estiver pronta e gola no lugar, se não tiver as vistas vai ser possível enxergar o avesso do tecido, já que a tendência é que abertura da gola vire-se para fora. Colocando vistas, sempre que a blusa estiver vestida, o que vai ficar visível são as vistas e não o avesso do tecido. Com as vistas no lugar, é hora de pregar a gola.

costura molde blusa

As tiras de tecido de 60cm de comprimento vão formar a parte inferior da blusa. Primeiro, é preciso franzir a borda superior de todas as partes. Para saber o quanto cada parte deve ser franzida, comece pela que vai ficar em cima, presa na pala. Depois de fazer o ponto de franzido na máquina de costura, vá puxando o fio até que a tira esteja franzida. Coloque-a em cima da pala e vá acertando, para que ambas fiquem com a mesma largura. Em seguida, faço o mesmo com a tira do meio, tomando cuidado para costurá-la por cima da primeira. Com última, você repete a operação, com a diferença de que prende ela por baixo da do meio.

costura molde blusa


costura molde blusa


costura molde blusa

O resultado vai ser uma espécie de micro saia, assim que você tiver unido as três partes da frente com as três partes de trás.

molde blusa costura

Depois de prendar a “micro saia” na pala, é hora de costurar as cavas. Eu gosto de usar um viés, porque ele dá acabamento e é muito fácil de costurar. Com viés amarelo, primeiro alinhavei uma das bordas do viés no lado direito da cava e costurei à máquina. Em seguida, dobrei para dentro, tomando o cuidado para que o viés não fique visível pelo lado direito da blusa. Para que tudo fique no lugar correto, sempre alinhavo antes de costurar. Com isso, minha cava fica com duas costuras pelo lado direito e o viés pelo avesso.

costura molde blusa


costura molde blusa

Só ficou faltando fazer a bainha embaixo. Antes de costurar, é importante medir para ter certeza de que a frente e as costas estão do mesmo tamanho. Eu prefiro bainhas não muito largas, porque ficam mais bonitas e delicadas. Para arrematar o decote, forrei um botão de 32mm com um dos tecidos de flores. A função deste botão é só manter um pedaço do decote fechado. Por isso, não fiz casa, apenas costurei o botão mantendo os dois pedaços do decote presos. Ainda assim, achei que estava decotado demais, então usei um botão de pressão (colchete) desses de costurar a mão, para unir o decote um pouco mais acima.

costura molde blusa

Como eu já havia falado, costurei duas blusas usando o mesmo molde. Elas são iguais, embora o resultado final seja diferente, apenas porque troquei os tecidos e as cores. A blusa amarela com laranja ficou mais divertida, enquanto a rosa, que você vê abaixo, ficou mais romântica e delicada.

costura molde blusa rosa

Como minha mãe me ajudou a costurar, foi ótimo ter feito duas roupas ao mesmo tempo, assim cada uma ia fazendo um pedaço e nunca uma de nós duas ficava parada. Levamos um pouco menos de duas tardes para fazer as blusas, desde o corte do molde até a peça pronta. Espero que vocês aproveitem o tutorial e se inspirem para fazer suas próprias blusas. É uma delícia vestir uma roupa feita a mão, por nós mesmas.

16 ideias sobre “Costura: Molde de blusa sem mangas e com gola

  1. Daniele Autor do post

    Obrigada, Simone!
    Fabiana, você pode aumentar o molde de um jeito fácil. Basta aumentar as medidas baseando-se em uma roupa sua que seja de tecido sem elastano. Corte primeiro em papel, para ter certeza de que ficou no tamanho correto. Bjs

    Responder
  2. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Pink: blusa com bolinhas, florezinhas e babadinhos - Um site no estilo faça-você-mesmo, dedicado às pessoas que adoram coisas feitas a mão!

  3. Carmen

    Meu anjo aodrei , olha estou precisando de um molde de uma blusa frente unica, vc poderia me ajudar? mandando p meu e mail? agradeceria de coração.. bjss

    Responder
  4. NADJA

    Odorei o seu blog!!!

    Adoro costurar, pena que meu tempo para essa terapia é bem pequeno, achei linda a blusa, assim que tiver um tempinho vou fazer uma para mim. Parabéns, mais uma vez….

    Responder
  5. adriana

    parabéns…linda blusinha adoro costurar se vc tiver outros modelos de blusas para criança e adulto é só mandar para o meu email fico super agradecida

    Responder
  6. maria odilia e .santos

    adorei as sujestões.
    Poederia enviar-me mais modelos, estou aprendendo a costurar.
    abraços, maria odilia

    Responder
  7. Tere

    Gostaria muito, mas muito mesmo, de saber onde você conseguiu o colchete de pressão rosa e o tamanho dele . Faço roupas de Barbie e já cansei de procurar por colchetes de 5mm coloridos ou pelo menos rosa, branco e preto.
    Obrigada!
    Tere

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>