Costura: vestido xadrez – com molde

Já faz alguns dias que eu venho falando aqui que estou numa fase costura. Em menos de um mês, já fiz 7 blusas, 1 casaco e 1 vestido. Escolhi justamente o vestido para mostrar primeiro aqui. Como eu também já disse aqui, não sou costureira profissional (aprendiz acho que é um termo apropriado) e muito menos modelista. Mesmo assim, me arrisquei a fazer um molde. Espero que vocês se inspirem com o meu vestido xadrez tamanho P.

Para começar, peguei um vestido que eu já tinha, coloquei em cima de um papel e fui riscando, para fazer o molde. Usei um daqueles rolos de papel de presente, porque são largos e beeeem compridos. Acho melhor riscar no papel com giz, porque é fácil de apagar e não corro o risco de manchar a roupa que está servindo de modelo. Ali no final deste post estão os meus moldes, com as medidas, para vocês terem uma idéia. Eu uso tamanho P, nº36.

Com todas as partes do molde cortadas – acho que é a parte mais chata e demorada, é hora de cortar o tecido. Toda calma e paciência, para não estragar o tecido. Eu gosto de prender o molde com alfinete no tecido, para ficar mais fácil de cortar sem me preocupar se está tudo no devido lugar. Este tecido xadrez eu ganhei da minha mãe, que comprou para fazer um vestido para ela e nunca fez.

Depois de cortar todas as partes do molde, é hora de começar a costurar. Eu gosto de alinhavar tudo, para já ir tendo uma idéia de como as coisas vão ficar, antes mesmo de costurar. É mais demorado, mas em compensação evita ter que desmanchar a costura da máquina. No vestido, comecei alinhavando as três partes da frente. Tudo certo, costurei à máquina e depois fiz um zig-zag na união entre os dois tecidos, para o tecido não ficar desfiando. Quem tem overlock não sofre com os desfiados. Quem usa máquina comum precisa fazer como eu.

Frente costurada, é hora de uni-la nas costas, também alinhavando primeiro, costurando e depois fazendo um zig-zag na união entre as duas partes do tecido. A parte mais fácil está pronta. Agora é preciso fazer o babado que faz as vezes de manga, a gola e as vistas frontais, onde vão os botões. Para as mangas, primeiro é preciso franzir a parte reta do tecido. Na parte ovalada, faça um zig-zag, só para dar acabamento. Como é só um enfeite, esta manga não vai preencher todo o espaço da cava. A parte que fica na axila não recebe babado. Para prender exatamente no meio, dobrei o babado ao meio no sentido do comprimento e marquei o meio da cava, na parte superior. Comecei a costurar pelo meio, indo para um lado e depois para o outro. Assim, minha manga ficou exatamente do mesmo tamanho na frente e atrás. Por dentro, para dar acabamento, costurei um viés bem clarinho, para esconder as costuras. É importante notar que ele não é costurado como um viés comum, mas todo virado para dentro. Dessa forma, ele não aparece na cava pela parte de fora, mas deixa o avesso bem acabado.

Para mim, a gola é a parte mais complicada. Antes de prendê-la ao vestido, é preciso cortar a abertura frontal. No meu caso, o corte tem 20cm de comprimento. A gola é composta de quatro pedaços de tecido. Primeiro, eu alinhavei a parte mais larga uma na outra e, em seguida, costurei. Depois, prendi esta parte nas duas menores e elas no vestido em si. Para ficar centralizada, fiz exatamente como com a manga: comecei pelo meio.

Por fim, é preciso costurar as vistas onde serão feitas as casas e presos os botões. Cada pedaço de 21x7cm de tecido será costurado em cada lateral da abertura do vestido. As vistas ficam trespassadas, dando acabamento para a gola.Na borda da vista que fica por cima, prendi um viés verde, só para fazer um detalhe. Ele é meramente decorativo.

Meu vestido ainda tem um cinto, que mede 140cm de comprimento por 6cm de altura. Cortei esta medida no tecido, costurei as bordas e prendi viés em cima e embaixo, para combinar com o detalhe da frente. Por último, fiz quatro casas e forrei quatro botões. Ufa! O vestido está pronto.


Agora os moldes, para você anotar as medidas e reproduzir. Lembre-se de conferir se você usa tamanho P. Se usa tamanho maior, vai precisar aumentar as medidas. O ideal é usar um vestido seu como guia.









Como sou costureira de primeira viagem, talvez tenha esquecido de alguma dica. Se alguém ficar com dúvidas, por favor, entre em contato. Vou ter o maior prazer em tentar ajudar :)

62 ideias sobre “Costura: vestido xadrez – com molde

  1. silvana

    adorei este post, estou tbm na fase da “costureira”, acabei de fazer o curso no senai e estou me divertindo em fazer as roupas da minha família. Espero que vc continue compartilhando conosco suas costuras. bjs.

    Responder
  2. andrea

    Oi Daniele
    Parabens!!!
    Também costuro mas ultimamente só estou passeando todos os dias pelo seu blog,que, diga-se de passagem é perfeito!
    Estou reformando meu quarto-atelie.Amei todos os posts.
    Beijos
    Andréa

    Responder
  3. zelia

    aaadorei parabens.tambem fico brincando o dia enteiro de costurar so na agulha porque nao tenho maquina de costura . adorei depois mostre mais sua arte .beijos

    Responder
  4. Daniele Autor do post

    Adriana, depois que fizerem o vestido, lembrem de mostrar pra gente! Obrigada!
    Zelia, esta semana outros tutoriais de costura vão ser publicados. Obrigada! Bjs

    Responder
  5. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Pink: blusa com bolinhas, florezinhas e babadinhos - Um site no estilo faça-você-mesmo, dedicado às pessoas que adoram coisas feitas a mão!

  6. Livia

    Olá! Ameiii seu vestido, pena que eu uso a numeração 42! Senão iria fazê-lo amanhã!
    Adorei suas dicas e idéias, parabéns!
    Só uma coisa, onde vc encontra tecido bonito? Onde vc comprou esse xadrez?
    Eu não consigo encontrar xadrez bonito!
    Me ajuda, por favor!
    beijos

    Responder
  7. maiza

    Gostei do vestido não é complicado para iniciantes fazer suas dicas de costuras são perfeitas.muita obrigada continui postado dicas.
    Obrigada.

    Responder
  8. Daniele Autor do post

    Livia, esse tecido é vintage. Minha mãe comprou há muito tempo… Tenho visto tecidos com estampa xadrez na maioria das lojas aqui do Sul. Espero que você também encontre!
    Eu é que agradeço, Maiza :D

    Responder
  9. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Retrospectiva BananaCraft: Outubro de 2008 - Um site no estilo faça-você-mesmo, dedicado às pessoas que adoram coisas feitas a mão!

  10. bi

    Oi dani,td ok?Bom amei esse site pq tô a procura de uns vestidos,e eu quero estreiar um no primeiro dia de aula,então vou pedir pra minha tia fazer,o modelo muito massa e acho q vou usa-lo se importa?
    bjuss lindinhuh o site

    Responder
  11. Pingback: BananaCraft » Tutorial: Como costurar uma camisa havaiana

  12. Elba

    Dani,

    assim como vc , eu tb sou costureira de primeira viagem. Minha mãe, recentemente , ajudou-me a fazer um vestido. Adorei a experiência da costura. Gostei bastante de suas dicas, faz a costura parecer fácil. Vou tentar costurar esse seu modelo, quero ver se sou capar de fazer um vestido com gola. Parabéns!

    Responder
  13. josie

    ei…
    adorei seu vestido…xadrez…
    se vc puder me passar mais moldes de vestidinhos eu adoraria…
    hahahaha..
    o q me falta no momento é um tempinho…
    bjosss sucessosss.

    Responder
  14. Cleusa

    Gostei muito, achei vc sincera e simpática.
    É a primeira vez que visito seu blog, e com certeza voltarei a visitar.
    Parabéns pelo trabalho.

    Responder
  15. cintia

    parabens,eu quero aprender a costurar mais nao consigo entender sobre os moldes,me ajude por favor,ja faz tempo que eu estou tentando,so eu e Deus,obrigada

    Responder
  16. alessandra

    ganhei uma maquina de costura e estou tentando aprender a usa-la!!!
    uma amiga me deu uns toques,mas nao da para ficar perguntando toda
    hora pra ela o que fazer.entao estou tentando aprender.minha filha quer
    um bustie,mas nao sei como pregar aquele elastico fininho que nem sei o
    nome….haha.e nem sei se precisa de alguma peca especial na maquina?
    se puder me ajude!!!!!!obrigada!!!!

    Responder
  17. Mari Santos

    Olá!
    Adorei seu blog.
    Esses dias me despertou a vontade de costurar pra mim e vc tem me ajudado muito. Ainda não tive coragem de me aventurar, mas comprarei em breve um tecidinho lindo para fazer esse vestidinho.
    Coloca mais passo a passo que é sempre legal!! De repente como tirar as medidas de uma roupa que já temos, por onde começar a costurar…
    Abraços

    Responder
  18. Edna

    Olá,
    Achei lindo esse vestido. Tenho muita vontade de aprender a costurar, até entendo algumas coisas de costura, mas não consigo cortar bem, o tecido não sai retinho e dá diferença no tamanho dos moldes que pego das revistas. Você pode me dar algumas dicas? Também gostaria de saber o que é refilar em costura e como se faz isso. Você sabe? Pode me dizer como é?
    Obrigada
    Abraços

    Responder
  19. ANA MARIA CORREA DE SOUZA

    CARAS AMIGAS ADOREI O MODEL.ALIAS GOSTO DE TUDO QUE RECEBO DE VOCES NO MEU IMAIL.É DEMAIS.MAS HOJE ESTOU COM OUTRO PROBLEMA.SERA QUE VOCES PODEM ME AJUDAR.NAO SEI SE É POSSIVEL MAS COMO VOCE ENTENDE DE COSTURA E SEU BLOG É UM AMOR,E ENCANTADOR,GOSTARIA DE ABUSAR DA SUA BOA VONTADE.SE VOCE ASSISTE A NOVELA VIVER A VIDA,VOCE SABERIA ME ESÇAO O MODELO DO VESTIDO QUE TAIS ARAUJO-HELENA-USOU QUANDO FOI VISITAR PETRA SOZINHA,.ESTOU LOUCA POR ELE E GOSTARIA DE FAZER UM IGUAL,MAS NAO ENTENDO MUITO DE COSTURA……………………AINDAAAAAAAAAAAAA.
    SE VOCE PUDER ME AJUDAR EU TI AGRADESÇO MUITO.
    BEIJOS E DESDE JA OBRIGADA……………
    ANA MARIA

    Responder
  20. cristiana gregorio

    faço senai modelagem basica quero começar fazer minhas roupas e vc me insentivou pois sou costureira profissiona e estava com preguiça de por a mao na massa vou aproveitar melhor meu curso adorei

    Responder
  21. grah

    Moça, adorei, vc é ótima, diferente de vc, eu sou ansiosa, e quero ver logo pronto, não costumo alinhavar, mas sei que é o melhor a fazer. Não sou costureira, mas adoro inventar coisas pra mim e minha filha usarmos. O bom é criar coisas diferentes que ninguém tem, e depois ainda vc pode ver a sua idéia por aí; já aconteceu comigo duas vezes, com uma camisa xadrez e um vestido todo de retalho; alguém prestou atenção e copiou a idéia.

    Um grande abraço e sucesso!!!

    Responder
  22. Pingback: BananaCraft » Moda romântica

  23. KÉZIA

    OLA!!!EU ADOREI TBM SOU COSTUREIRA, FAÇO UMA ROUPA USANDO OUTRA COMO MOLDE…SEMPRE PROCURO PESSOAS ASSIM COMO VC PARA COMPARTILHAR NOVAS EXPERIENCIAS DE COSTURAS…QUANDO PUDER, COLOCA VESTIDOS LONGOS DE MANGA LONGA…OBRIGADA!!!

    Responder
  24. Rosângela

    Oi, adorei seu blog e muito do vestido tb! Quando puder dá uma passada no meu blog, comecei agora e já tem sorteio….
    Beijo!

    Responder
  25. Sheila Sayed

    Você falou sobre os desfiados que ficam no tecido. Eu tenho uma dica ótima para quem não quer ter esse problema. Já ouviu falar na técnica de passar a borda do tecido na vela como se você estivesse costurando em uma máquina? Isso funciona mesmo, na maioria dos tecidos sintéticos. Pegue uma tir de tecido e treine em uma vela. Passe rapidamente a borda pela lateral da chama, como se estivesse costurando. Com certeza suas bainhas e seus babados ficarão muito mais bonitos. Não pode ser em local que tenha corrente de ar e o tecido não pode estar esfiapando. Um beijo e qualquer coisa me mande um emal.

    Responder
  26. herika

    olà!!! bom dia adorei o molde desse vestido.como estou começando agora tive dificuldades,as paginas nao abriram totalmente mas serviu de exemplo pra eu continua em frente

    Responder
  27. Larissa Souza

    Estou querendo comprar uma máquina de costura para iniciar o aprendizado com artesanatos e peças mais fáceis. Pode me dar uma dica? Que marca e modelo de máquina devo comprar? Que outros acessórios são importantes?
    larissars2@hotmail.com

    Responder
  28. Larissa Souza

    Ola! Gostaria de uma dica de máquina de costura. Pretendo aprender com artesanato e peças pequenas. Pode me dar uma dica de marca e modelo?
    Larissa atilarissa.blogspot.com

    Responder
  29. claudia

    olha vc está de parabéns…e muito obrigada por suas explicações tão boas e carinhozas viu! ainda to engatinhando na costura mas com pessoas como vc vou tendando c aminhar..obrigada por existir..bjs…. claudia

    Responder
  30. geni

    amei o vestido xadrez, não sou costureira mas gestaria de ter esssa profissão, e de vez em quando eu passeio por essa página. Beijos

    Responder
  31. CLEUSA MOREIRA

    Acabei de fazer um curso de corte costura gostaria de eu mesma cortar e confeccionar o meu vestido caipira[festa junina] voce pode me ajudar POR FAVOR????!!!!!!

    Responder
  32. leni buch

    adorei este modelo, n/sou costureira,sei o basico, estou tentando fazer o curso de costura , mas acho que vou fazer este modelito, por favor vc/ tem como mandar este modelo por correio, em tamanho normal p/ cortar eu pago, …seria facil , por em cima do tecido o molde e cortar,,,,acho que qualquer pessoa pode cortar responda por favor este email………………

    Responder
  33. Pingback: Tutorial: colete de broderi » BananaCraft

  34. lilia

    ava leno o post e vi que vc tem o mesmo problema que eu não tem a máquina de overlock, a minha maquina é a singer facilita e entre uma costura e outra acabei descobrindo que ela faz um ponto tipo overlock, tentei em outras maquinas e deu certo. descori que ela fazia qdo fui passar o zigzag bem na pontinha ai formou o ponto e fica lindo, vc pode fazer o teste p ver se da certo na sua, so e preciso alguns ajustes na maquina: vc coloca a maquina no ponto zig zag grande ou no pequeno (depende do acabamento e da espessura do tecido ) e no local de ajustar o tamnaho do ponto vc coloca no tamnaho meno que sua maquina tiver, depois é só por o tecido de forma que a maquina ao fazer o zigzag pegue o pano apenas de um lado. no ponto zigzag a agulha vai para a direita e para esquerda não é? então vc poe o tecido bem na pontinh assim a aguha vai pegar o pano apenas qdo for p a esqerda assim, demora um pouco mas o resultado é lindo. espero ter ajudado, qqer duvida me manda um email

    Responder
  35. Anne Gama

    Fiz um vestido evasê com corte na cintura, mais atras ficou empapussado. Gostaria de saber uma dica para meu vestido ficar justinho atras na parte da costa. Me ajude porfavor, na minha cidade não existe curso de corte costura e é meu sonho aprender. To fazendo tudo sozinha mais preciso de uma dicas!! bjinhos…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>