Como fazer uma flor de tecido

Se as flores de plástico não morrem, é bem provável que as de tecido também não. E ainda são muito mais bonitas. E fáceis de fazer. Com uma tira de tecido, agulha, linha e um pouquinho de jeito você faz uma flor em pouco tempo. Olha só!

Aproveite um retalho de tecido para fazer a sua rosa. Esta que eu vou mostrar no tutorial eu fiz a partir de um retalho apenas arredondado nas pontas, sem costura e nem acabado. No final deste post você pode ver outras flores que eu fiz, usando tiras de tecido com as bordas costuradas.

Um retalho de tecido xadrez de 30x4cm com os cantos superiores arredondos é o ponto de partida para a flor. Com uma linha, vá franzindo o tecido, suavemente. Arremate mas não corte a linha. Com ela, você vai costurando a rosa, à medida que vai dobrando e enrolando o tecido sobre si mesmo, para formar as pétalas.



Quando chegar ao final, prenda bem e arremate. Para uma rosa assim, bem tosca, você não vai levar nem dez minutos.

Gostei da brincadeira e fiz uma mini rosa roxa, aproveitando um pedaço de uma tira de malha que cortei de uma blusa. Fiz da mesma forma que o passo-a-passo acima, com a diferença de que este pedaço de tecido havia sido arrematado na borda com overloque.


Também fiz uma maior, com uma tira de tecido costurada na borda. Gostei mais desta rosa, porque ela ficou mais encorpada. O segredo foi usar um tecido mais grosso e firme e uma tira bem mais longa, com 60cm de comprimento. O fato de estar costurado, sem as bordas desfiando, também ajudou bastante.



Para saber mais:
-Aqui no BananaCraft, um tutorial de como fazer uma flor de tecido que é um alfineteiro.

79 ideias sobre “Como fazer uma flor de tecido

  1. Val

    Adorei!
    Por acaso não tens o tutorial de como fazer tulipas? Tou querendo fazer algumas pra decorar minha casa nova. Quero dar um ar craft a ela.
    Beijinhos e obrigada!

    Responder
  2. Daniele Autor do post

    Que bom, Simone!
    Mah, já que a primavera logo vai começar, a gente pode dar uma ajudinha extra para florir tudo – nem que seja com tecido… Beijo!
    Val, vou fazer um post sobre isso. Você não é a primeira pessoa que me pede… Beijo!

    Responder
  3. Maristela Pratezi

    Adorei. Fácil e rápido. Pra está aposentada e precisa dar uma de decoradora numa festa foi ótimo.É bom encontrar o que queremos quando se está aprendendo.Isso me ajudou muito. Obrigado.

    Responder
  4. Cacau

    São lindas suas flores.Eu encontrei o seu site por acaso pois estava a procura de máquinas para fabricar flores de plástico; é que faz tempo que estou desempregada e o que sei fazer não aprendi em cursos proficionalizantes, sei fazer algumas flores de papel crepom e tecido, mas não sei as de plástico…também sei pintar um pouco em tela…mas como NÃO tenho curso…não sei o profissional…o fato é que meus pais sofreram um acidente de altomóvel… minha mãe se salvou mas está prostada com pouco tempo de vida…o fato é que não posso sair de casa pois sou eu quem cuido dela…você poderia me informar onde encontro máquinas ou outros produtos para a fabricação de flores de plástico?Se souber me informe…desde já agradeço sua atenção!Fique com Deus!

    Responder
  5. denise

    moro no tocantins e estou gravida de 8 meses
    de uma menina então to decorando o querto
    dela de flores, mas por aki niguem faz essa
    arte, por isso quero aprender.
    Te agradeço
    Denise.

    Responder
  6. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Retrospectiva BananaCraft: setembro de 2008 - Um site no estilo faça-você-mesmo, dedicado às pessoas que adoram coisas feitas a mão!

  7. Clara

    Bom dia
    Adorei sua técnica de flores de tecidos, trabalho com bijouterias em geral e gostaria muito de aprender alguns modelos de flores de tecidos, feltro e também couro.
    Um abraço.

    Responder
  8. JANNAYNA

    PARABENS ! AMEI ESTOU GRAVIDA DE 6 MESES E KERO FA\ER DE LEMBRAÇA DE NASCIMENTO DA MINHA FLOR, POIS TUDO DELA E DE FLOR… BEIJOS… OBRIGADA!!

    Responder
  9. neusamaria

    Parabéns pela criatividade! Amo artesanato e adoro tentar fazer td q vejo.Com o seu passo a passo então, ficou facil te “copiar”! Brigadão pelas ideias.Estarei sempre de olho nas novidades. Bjks

    Responder
  10. Pingback: BananaCraft » Tutorial: flor de tecido feita a mão

  11. Kárem Ribeiro

    Gostei.
    As flores sempre trazem beleza.No monento também as flores de tecido tem sido muito utilizadas como ornamentos para o vestuário.
    Fiquei feliz com a flor branca.
    Já quero fazer para mim.
    Beijos.
    O artesanato é vida.

    Responder
  12. cristina campos

    adorei as tres ficaram lindas vou tentar fazer uma e como adoro trabalho a mão fico feliz de ter encontrado este muito bem explicado parabens

    Responder
  13. Viviani

    Olá,
    Parabéns pelas flores, será que vc poderia me mandar o passo a passo, tenho uma empresa de blusinhas e gostaria de colocar uma rosa para dar um toque especial no meu modelo.

    Responder
  14. Daniele Autor do post

    Meninas, tem mais modelos de flores aqui no blog mesmo. Vocês podem pesquisar através da caixa de procura.
    Eu não tenho como enviar tutoriais por email. Eles estão todos aqui no blog :)

    Responder
  15. catia reis

    Primeiro, parabéns pela flor…é linda, adorei, super fácil,o que eu procuro na realidade, é uma flor feita de fita voal ou cetim, ví essa florzinha aplicada num vestido e adorei,procuro nas lojas de aviamento, mas não encontro,(já pronta) se alguem souber como se fa, por favor, mande a dica.
    Muito obrigada e mais uma vez parabéns!!!!

    Responder
  16. Janice

    OI !
    Estou muito feliz em saber que você ensina a sua arte…..ensinar é aprender duas vezes…..já li isso em algum lugar….são lindas…parabéns

    Responder
  17. Ivete

    Parabens, de muito bom gosto. Tenho muito retalho e gostaria de aproveita-los fazendo varios tipos de flores. Seria possivel atravez de voces!.

    Responder
  18. iranilda

    amei sua ideia sao lindasgostaria de saber se voce sabe como engomar
    tecido para ficar duro pretentendo faser flores de chita vou ficar mto grata obrigada um beijaooooooo[iranilda]

    fka com Deus.

    Responder
  19. Lincoln

    Oi meninas, encontrei o blog por acaso e gostei do trabalho, parabéns! Estou procurando uma fábrica de formas e boleadores para fazer flores de tecido/ papel. Encontrei em lojas mas com um preço muito proibitivo, será que alguém poderia me ajudar? Agradeço qualquer informação…
    Continuem apresentando idéias simples e bonitas, bom trabalho, está super legal, continuarei de olho…

    Responder
  20. marcia

    Adorei e não me dei conta q é tão fácil qndo se quer aprender algo obrigada, pois através de suas orientçãoes fica + fácil aidna bjs

    Responder
  21. Jéssica Caroline Pereira

    Gostei muito desse medelinho prático, é uma bela dica pra quem quer ganhar dinheiro! Os retalhos vc consegue com uma costureira e aí e só fazer as forzinhas e sair vendendo (:

    Responder
  22. maria gabrielle gonçalves

    eu achei essas florzinhas um horror eu mesma consigo fazer melhor!

    mentirinha achei um barato esse jeito de fazer florzinha

    Responder
  23. Hélia F.A.Barbosa

    Gostei das florzinhas, mas estas eu já sabia fazer. Gostaria de aprender a fazer rosas e camélias em cetim , organza cristal, gazar e musseline. Sei que são necessários moldes e goma. E, como montar as flores, colar, etc. ? Ficarei felicíssima se alguém puder me ajudar. Em minha cidade não ´há ninguém que saiba. Obrigada desde já.

    Responder
  24. maria emilia

    adorei este site pois nao conhecia,gostaria de saber mais como fazer flores em tecido para colocar em roupas sociais,desde ja muito obrigado

    Responder
  25. Pingback: BananaCraft » Flor de tecido para enfeitar a casa

  26. daniele lima

    Gostaria que você me ajudasse. Ha mais de uma semana procuro aprender como fazer flores de tecido,que servem como forma de docinho.Procuro mais precisamente pela receita da goma (como fazer)pra passar no tecido e ele ficar durinho.obrigada

    Responder
  27. Ruth di

    Amei a flor para entrar no outono cheia de primavera!! rs…obrigada, e parabéns, eu façi um de cetim para enfeites…Ruth

    Responder
  28. Agda

    AMEI VIU D.LEDA. AGORA A SENHORA É MINHA PRIMEIRA PROFESSORINHA QUE ENSINOU A FAZER FLORZINHA DE TECIDO…GRATA DE CORAÇÀO. BJINHOS,FICA COM DEUS. AGORA TEM QUE COLOCAR A CARINHA DA D.LEDA PRA GENTE CONHECE-LA.

    Responder
  29. alessandra soares

    tenho uma diquinha ……
    quando o tecido for fino e sem costura, a tira pode ser dobrada ao meio, sendo q as petalas ficarao por conta do lado da dobra, dando o acabamento…
    adorei a ultima flor mais coloridinha, realmente, mais incorpada ficou mais bonita!

    Responder
  30. patricia

    Você é muito prendada, parabéns pelo excelente trabalho e por partilhar conosco, sou uma aspirante a aprendiz de trabalhos manuais e estou em busca de novidades para começar fazendo uma tiara para minha bebê de sete meses, um beijo e mais uma vez parabéns

    Responder
  31. ROSANGELA APARECIDA MANZAN BIANCHI

    OI EU AMO ARTESANATO E AMEI SEU TRABALHO EU GOSTARIA DE PODER CONFECIONAR FAIXAS DE CABELO EU TENHO 3 MENINAS BJS DA RO….

    Responder
  32. Pingback: Dica – Garrafa Reciclada para decoração | PaPel com Alegria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>