Como colorir bordados usando giz de cera

meninas

Bordar é algo divertido e que eu sempre adorei fazer. Quando vejo algo novo relacionado com o assunto, sempre fico curiosa para tentar. Não foi diferente no momento em que eu vi um tutorial explicando como colorir com giz de cera o tecido em que se vai bordar. Corri para ver como ficava.

O primeiro passo é básico, como em qualquer tipo de bordado a mão livre. É preciso riscar o modelo a ser bordado. Eu prefiro usar o lápis, porque desenho a mão livre, apenas olhando para o modelo para me inspirar. Quem não gosta ou não tem habilidades para o desenho, pode copiar usar papel manteiga ou carbono. Aquelas canetas cuja tinta, depois de um tempo, fica invisível também são uma boa pedida, principalmente para peças que não vão ser lavadas depois.

Desenho feito, é hora de colorir com giz de cera. Eu pintei tudo, deixando apenas os contornos para serem bordados. Claro que usar um giz de cera de qualidade ajuda. Eu, como só tinha um made in China em casa, mandei ver assim mesmo. O problema do giz de cera vagabundinho é que ele fica soltando poeiras que acabam dando uma sujada no tecido.

giz de cera

Tudo pintado, é hora de grudar a pintura no tecido. Para fazer isso, é só recortar um pedaço de papel manteiga um pouco maior do que o desenho, colocar sobre o tecido e passar com ferro, em temperatura bem alta.



Eu adoro pintar, então foi uma brincadeira colorir as bonecas. E outra brincadeira bordar todos os contornos, com linha preta, para dar destaque.

Por fim, preguei uns micro-icro botões nos vestidos das fruit-girls. Gostei muito do resultado. É muito mais rápido de fazer do que se fosse preencher tudo com linha e o visual fica inusitado, com uma carinha de aquarelado.

menina cabeça de pera



O que eu vou fazer com este bordado? Isso vai ser assunto para outro post…


Para saber mais:
-O tutorial do Pimp Stich, que originou este tutorial aqui

-A clássica caixa de giz de cera
-Colorindo bordado com giz de cera – a lavagem

51 ideias sobre “Como colorir bordados usando giz de cera

  1. ELAINE

    Oi Dani,

    Como sempre vcs me alegram e me entusiasmam a fazer coisas novas. entro no Banana tdos os dias, as vezes ate mais de uma vez. E sempre me alegro. Sou dona de casa e tenho 2 filhos( um de 3 anos e outro de 6 meses). Estava meio deprê, mas depois que descobri vcs, minha vida virou outra, como diz meu marido: vivo “inventando moda”. Mesmo sem conhecer vcs, ja me sinto de casa.
    Um grande beijo. e Obrigada por vcs existirem ( Sem demagogiarsrsrs)
    Elaine

    Responder
  2. Daniele Autor do post

    Elas são fofas mesmo, Cih!
    Uma capa de livro ia ficar incrível, Ceres!
    Drica, ainda não testei. Quando testar, conto pra vocês. Mas mesmo que saia, acho uma ótima idéia para usar em coisas que a gente não lavaria de qualquer jeito, como capas de livros, quadros, tampas de caixas… As possibilidades são muitas.
    Obrigada pelo carinho, Elaine! Beijo pra você também!
    Mariza, espero que a sua filha goste e se anime a desenhar para depois bordar. Beijo!

    Responder
  3. Rosana

    Ameiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!super diferente eu as crianças vão amar fazer!!!!!!!!parabéns e obrigada pela incrível dica!bjos!

    Responder
  4. Ana

    Dani, aqui com as crianças eu costumo usar um giz de cêra pra tecido.É importado, mas não é caro e costuma ter na Kalunga. O processo é o mesmo que vc fez. E o legal é que não desbota!

    Responder
  5. Daniele Autor do post

    Rosana, divirtam-se! Beijos
    Ana, adorei a dica. Vou procurar giz de cera para tecido. Hoje estou testando lavar o tecido pintado com giz comum. Como você disse, já percebi que desbota um pouco. Obrigada!

    Responder
  6. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Idéias para bordar a mão livre - Um site no estilo faça-você-mesmo, dedicado às pessoas que adoram coisas feitas a mão!

  7. Daniele Autor do post

    Oi, Ana! Que bom que você gostou! Beijos :D
    Floriane, se você usar o giz de cera da sua filha, toma cuidado para ver se eles não estão manchados com outras cores – criança costuma pintar uma cor por cima da outra e o giz acaba ficando “sujo”. Se estiver, é preciso limpar antes num pedaço de papel, para não manchar o tecido. Boa sorte!
    Olá, Rute! Também achei a técnica muito boa – e divertida!

    Responder
  8. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Colorindo bordado com giz de cera - a lavagem - Um site no estilo faça-você-mesmo, dedicado às pessoas que adoram coisas feitas a mão!

  9. Marlice Dias

    Adorei a ideia sou educadora de ed ifant e vou usar muiiiiiiiiiiito.
    so uma pergunta naum sai com lavagens?
    obrigada e parabens!

    Responder
  10. Pingback: BananaCraft » Bordado: tutorial de ponto atrás

  11. sandra lattaro

    Voce é perfeita, cada bordado lindo.
    Comecei a copiar sua ideia, mas infelizmente nao sou muito de desenhar.
    Gostaria de saber como conseguir riscos de desenho livre, ou se vc. pode
    me passar.
    Desde já agradeço.

    Responder
  12. Ana Paula

    Sou professora e gostaria de usar essa técnica com as crianças, adorei! É um material que elas dominam, vai ser muito legal. Mas gostaria de saber se sai ao lavar?
    Obrigada!

    Responder
  13. gelci gomes

    Adorei as dicas na minha cidade , nem conhecem fiquei empolgadissima ,vou começar agora mesmo , vou aproveitar a pascoa , para faturar muito obrigada bjssssssssss .

    Responder
  14. Selma

    Fiz e gostei muito do resultado.
    Mas a dúvida é, mesmo com a termolina, o gis desbota do tecido a cada lavagem?
    Será que não há outro fixador que resolva?
    Abços. Selma

    Responder
  15. Irma

    Oi Dani, gostei muito. Sou artista plástica e estou me aventurando nas artes aplicadas. Obrigada pelas dicas, com certeza já irei fazer minhas experiências.
    Beijos
    Irma

    Responder
  16. Pingback: BananaCraft » Camiseta pintada com giz de cera

  17. Silvia Pazzinatto

    Encontrar o Banana Craft em minha caixa de entrada, é ter a certeza que o restante do dia será simplesmente inspirador. É simplesmente delicioso vasculhar cada pedacinho ali contido e dar asas à imaginação seguida de ação! Parabéns!!!!!!!!! Parabéns por todo o carinho e dedicação regados dos mais elaborados detalhes. bjs

    Responder
  18. Elia

    Oi querida Daniele, que bom te encontrar…
    minha mãe de 81 anos pintou e bordou panos de pratos com o giz de cera
    lavou até com candida e não saiu… claro que ficou mais clarinho, mas
    deixou uns tons pasteis lindos… ela adorou… e se entusiasmou… kkkkk….

    Responder
  19. janaina

    Oi meninas, eu adoro customizar camisetas e vou dar umas dicas para a pintura com giz não sair: Antes de pintar lave a camiseta pra sair a goma, depois quando o desenho estiver pronto, passe termolina leitosa por cima com um pincel, deixe secar bem depois é só contornar o desenho com canetinha acrilpen(acrilex) ou bordar em volta. BJUSSSS…EU AMEI O BANANACRAFT

    Responder
  20. Giane

    Olá, eu testei a dica da termolina e realmente as cores ficam iguais depois de lavar apeça, não desbota nadica. Muito obrigada.
    Uma dúvida Daniele : é preciso pintar e passar a ferro no mesmo dia? Pretendo fazer com meus alunos na escola e eu usarei o ferro lógico né, segurança em primeiro lugar rss, e eles não vão dar conta de pintar no mesmo dia, pode ser por etapas??? Muito obrigada de novo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>