Xícaras de feltro

Procurando na web por xícaras de feltro e como fazê-las, não encontrei nada! Então decidi fazer as minhas, com meu próprio molde e design. Gostei do resultado, porque elas ficaram fofas, quentinhas e lindinhas. Siga o passo-a-passo e faça as suas!

Eu usei feltro marrom e rosa bem clarinho e linhas de bordar nessas mesmas cores. Para o enchimento da xícara, fibra siliconada. Para os moldes, use o desenho abaixo. Você pode imprimir ou desenhar, seguindo as medidas que eu coloquei dentro de casa desenho.

Comece pela xícara, recortando o molde em feltro marrom.

Costure na lateral.

Depois, costure o fundo. Uma agulha curva ajuda, mas também é possível costurar com agulha comum.

Corte a asa e separe um pouco de lã. A lã vai servir de enchimento, para a asa ficar fofinha. Neste caso, a fibra siliconada não funciona, porque a asa é muito pequena e fica difícil colocar qualquer coisa dentro dela. A lã é fácil porque você enfia com uma agulha. Mas antes de enchê-la, é preciso costurar as duas partes. Eu fiz um caseado, pra ficar bonitinho.

Com o auxílio da agulha, vá colocando fios de lã dentro da asa da xícara. Coloque quantos fios for necessário para que ela fique fofa. Eu coloquei cinco, de uma lã grossa.

Depois que estiver satisfeita com a espessura, apare os fios e costure a asa na xícara.

Eu costurei também com caseado, dos dois lados.

Agora é a hora de fazer o pires. Corte dois círculos de 7cm cada um.

Costure um no outro usando ponto caseado. O pires está pronto!

Vamos encher a xícara, para ela ficar fofinha e mais estruturada.

Coloque fibra siliconada no interior, cuidando para que a xícara fique bem cheia. Coloque um círculo de 4cm de feltro rosa em cima e costure nas laterais da xícara.

Para dar acabamento, faça um caseado também na borda da xícara.

Agora a decoração. A mão livre, recorte três folhas de feltro rosa.  Coloque em cima da xícara, para testar como vai ficar. Quando decidir, cole as folhas com cola universal para artesanato. Esta cola é boa porque gruda rápido e não faz sujeira. Se preferir, você pode bordar – mas aí lembre-se de bordar antes de fechar a xícara. Eu fiz um bordado por fora, para esconder o lugar onde prendi o conteúdo da xícara. Fiz um bordado simples, só para dar acabamento.

Pronto! Sua xícara está fofa e quentinha! Amanhã, acompanhe aqui no BananaCraft um passo-a-passo de como fazer um docinho de feltro – para acompanhar o chá. :)

Para saber mais:
-Passo a passo: bule de feltro
-Doce de feltro

12 ideias sobre “Xícaras de feltro

  1. Roberta Martins

    A xícara ficou uma graça, acompanhada com a dica do enchimento de lã, ficou melhor ainda!!!!! rsrsrsrs
    Muito lindinha mesmo, parabéns.

    Responder
  2. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Doce de feltro

  3. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Bule de feltro - passo-a-passo

  4. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Eu só quero chocolate!

  5. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Feltro na mesa - Um site no estilo faça-você-mesmo, dedicado às pessoas que adoram coisas feitas a mão!

  6. vilma alves tulio

    foi uma maravilha compraR a revista MINHA CASA N. 01 ENCONTREI AS INFORMAÇÔES SOBRE TRABALHAR C/ FELTRO,A MUITO TEMPO TRABALHO C/ OS MAIS DIVERÇOS ARTESANATOS,ESTAVA A OPORTUNIDADE C/O FELTRO,FIQUEI ENCANTADA,C/ CERTESA SERA MUITO UTIL P/ MIM, POIS DEPENDO DESTE TRABALHO P/ SOBRIVER,MAIS UMA VES PARABENS.ESTOU A PROCURA DE UMA MAQUINA QUE FACILITE O CORTE C/ O FEUTRO,CASO VOCES TENHAM ESTA INFORMAÇÂO,SERA DE EXTREMA UTILIDADE P/ OS MEUS TRABALHOS,ASSIM POUPAREI UM POUCO A CALOZIDADE NOS MEUS DEDOS C/ O USO DA TESOURA.MUITOS ABRAÇO ,C/CARINHO—VILMA

    Responder
  7. Pingback: BananaCraft » BananaCraft na revista Minha Casa

  8. Pingback: Crafts para fazer no inverno » BananaCraft

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>