Brincando com elástico

elástico

Hoje eu estava lendo algo na internet e me lembrei de uma antiga brincadeira, em que usávamos elástico, do tipo usado para colocar em roupas, para pular e fazer umas acrobacias em torno deles e das pernas de amigas, que serviam de apoio para os elásticos. Era um pula pra lá, pula pra cá, torce, distorce… E ainda tínhamos alguns nomes para cada tipo de manobra, como se brincar com elásticos fosse mesmo uma ciência.

Não consigo lembrar quem trouxe a mania para a escola e nem quando ela foi embora. Mas lembro muito bem do dia em que pedi dinheiro para minha mãe antes dela sair para o trabalho e fui, com minha amiga Daiana, no armarinho da esquina comprar elástico. O armarinho era grande e dividido em duas seções: o armarinho propriamente dito, onde se podia comprar botões, tecidos e uma variedade imensa de miudezas – tudo exposto em belos armários de madeira com grandes portas de vidro e balcões do mesmo padrão; e, no outro lado da loja, um armazém pequeno, onde se podia comprar café moído na hora e salame de cabeça (daqueles que ficam pendurados sobre o balcão e o cliente bate a cabeça quando se aproxima…).
Ah, como eu gostaria de morar perto de um armarinho assim hoje em dia… Este aí de cima chamava-se Casa Souza e fechou quando eu nem tinha chegado na adolescência ainda. Mas mesmo assim foi muito útil e serviu para muitos dos meus projetos crafts da infância. Eu gostava de ir até lá, nem que fosse para acompanhar minha mãe ou minha tia Iara e ficar olhando para todas aquelas portas de vidro, com caixas, caixinhas, peças de tecido e sabe-se lá mais o que belezas escondiam.
Galões, rendas, trancelim… e elástico em metro. Naquela tarde, Daiana e eu compramos muitos metros de elástico fino. Já em casa, um nó bem feito e nossos elásticos estavam prontos. Como éramos só duas e o elástico precisava de dois pontos de apoio, a solução era usar uma cadeira numa ponta, enquanto a amiga ficava em pé, com o elástico em volta dos tornozelos no outro lado. Para não dar briga, revezávamos e cada uma pulava durante um tempo.
Depois que ela ia embora, a saída para mim era usar duas cadeiras. Tirando o inconveniente de que, às vezes, uma das cadeiras caia no chão depois de uma manobra mais radical, tinha a grande vantagem de poder brincar o tempo que quisesse, sem precisar dar a vez. Eu usava velhas cadeiras remanescentes dos anos 70, que a minha mãe mantinha na garagem, para dias de festa em casa.
Talvez as meninas de hoje não achem mais graça em brincar com elásticos. Mas eu sinto saudades! Era divertido. Tão divertido quanto pular corda, brincar com io-iô ou com bambolê. Brincadeiras que faziam com que a gente sorrisse e cantasse, feliz da vida.

56 ideias sobre “Brincando com elástico

  1. Julia MS

    Eu adorava essa brincadeira! Sabia todas as músiquinhas, manobras e “passos”.
    Bons tempos…

    Há algumas semanas, na época das férias colegiais, vi um grupo de vizinhas, entre 07 e 10 anos brincando de elástico!
    Sem mentira, me emocionei! Puxei uma cadeira a beira da piscina e fiquei observando… as mesmas músicas, as mesmas manobras, os mesmos passos.
    Fiquei com vontade de ir lá brincar também.

    Responder
  2. Priscila Cunha

    Nossa! Que nostalgia! Também brinquei muuuuito de elástico! Era craque, principalmente porque era a mais alta da turma!
    Mas não lembro de nenhuma música! :(
    Lembro que começava no pé e ia até o pescoço.

    Uma delícia!

    Valeu a lembrança!

    Bjos!

    Responder
  3. Creuza Moura

    ah me faz voltar no tempo este post.
    lá em casa sempre fomos muitos, então nunca tinhamos de usar a cadeira, nao usávamos elástico não sei porque, mas, lembro que mina Dinda tinha uma confecção de calcinhas e roupas de Lycra, e dava pra gente metros e mais metros de licra picada que quando era esticada virava um rolinho elástico, na escola o meu era fashion, colorido, diferente das meninas que compravam o elastico no armarinho.
    realmente as crianças de hoje não brincam de coisas inocentes, sem violência.
    Ah que saudade da minha infância

    Responder
  4. Juju

    Guria que saudade de pular elástico. Como era bom!! Me lembro também que na minha rua tinha uns guris pentelhos( primos, vizinhos, irmãos de amigas) que de vez em qdo eles apareciam e ficavam puxando os elástico, dava uma raiva..ehehehe. Bons tempos. Que saudade de qdo as crianças eram apenas crianças e qualquer pedaço de elástico era capaz de divertir por horas!!
    Beijos

    Responder
  5. Déa

    Aqui na escola é uma disputa! Os elásticos chegam a ficar cheios de babadinhos de tão surrados, e sabe quem mais curte? Os meninos! Até umas mães e professoras se arriscam…eu também dou lá meus pulinhos, para não esquecer que fui criança.
    Bjo

    Responder
  6. pri

    No ano passado, tive chance de levar elásticos em vários lugares, desde escolas particulares a escolas públicas. O melhor é que em todos os lugares a brincadeira foi muito boa. E em cada um deles, novos jeitos de brincar eram descobertos. Minha amiga, Rosana, conseguiu no Brás um saco com restos de elásticos de confecções. Além de reciclarmos um material, outra vantagem era que os elásticos que ela achou eram coloridos, o que evitava que ficassem muito sujos depois de tanta brincadeira.

    Responder
  7. Marina

    nossa, brincar de pular elástico era bom demais!
    bambolê também, gerava altos campeonatos! hahaha :]
    bons tempos… acho que hoje não deve mais ser assim…

    mas, também, na minha época – década de 80 – minha mãe devia dizer a mesma coisa…

    Responder
  8. Karina

    Daniela,

    Seu blog é demais. As idéias e trabalhos que posta são muito fofys e criativas.
    Indiquei seu blog num selinho.Não entendo muito disso já que sou nova neste assunto de blog. Veja no meu blog porque nem sei como fazer as coisas.

    Espero que gosto, pois como conheço poucas pessoas de blogs indiquei os que admiro.

    abraço e bjs karina

    Responder
  9. Fe Nobrega

    Nossa não acredito …..kkkkkk…eu tava ontem tentando lembrar as manobras pra ensinar pra minha filha…..e não conseguiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii…….Agora vce me vem com essa nostalgia???????que ótimo…..adoreiiiiiii

    Responder
  10. adriana fuzo

    nossa! Que saudade!!!!!!!!!!
    lembrei muito da minha infancia! Alguem lembra das musicas
    e dos pulinhos?
    so lembrei de um q pra entra simulava o ato de vestir uma
    calcinha!!!!!!
    gente! Quero ensinar pra minha Valentina!
    muito inocente! Maravilhoso! E no ato da compra ja era a entrada
    ingenua ao mundo craft!
    beijos

    Responder
  11. Daniele Autor do post

    Não imaginava que tantas leitoras também brincaram com elásticos…
    Alguém sabe umas musiquinhas? Eu não consigo lembrar de nenhuma.
    Beijos, queridas!

    Responder
  12. Elaine

    Nossa, meninas,
    TBm viajei no tempo, que coisa gostosa relembrar esses momentos tão bons de nossa infancia.
    Hj aqui onde eu moro eu ainda nao vi ninguem brincanco de elastico, acho que foi se perdendo ne?
    Mas que bom saber que em alguns lugares ainda se brinca de coisas tão legais como esta.
    vamos todas fazer uma roda de pular elástico? PRimeirinhaaaaaaa!!!!!!!!!rsrsrsrsr
    bjos

    Responder
  13. Fernanda

    Ontem mesmo minha sobrinha veio toda inocente…tia será que no meio das suas fitas não tem nenhum elastiquinho pra mim não?!!!!
    É…a brincadeira do elastico ainda está na moda! Sexta é dia de levar brinquedo na escola e minha sobrinha já pediu um elastico pra levar!!!

    Bjs

    Responder
    1. Jade

      Existem vários tipos de pular,mas o legal mesmo eh o ‘Cruzadinha’
      Vc arrasta o elástico de um lado sobre o outro.Pisa com um pé em cima,virado para a direita.Atrás,pisa com um pé por cima também,virado para a esquerda.Dá um pulo e tem de permanecer com os pés sobre o elástico.
      Flávia,é muito bom saber que vc também gostava de pular elástico quando criança,pois eu adoroo!Tenho 10 anos e vivo chamando minhas amigas para brincarem comigo!Espero um dia a gente brincar juntas!Beijinhos e Queijinhos!!!!!

      Responder
  14. Nádia Fratantonio

    É uma delicia lembrar dessas brincadeiras tão divertidas….E apesar de parecerem abandonadas, não acho que essas brincadeiras deveriam se perder…até por isso comprei: O Livro das Garotas Audaciosas, de Andrea J. Buchanan & Miriam Peskowitz… Lá encontrei brincadeiras como pular elastico, amarelinha, como amarrar um cabelo com o lapis…e tantas outras coisas que espero um dia, poder mostrar e ensinar ou para minha filha, ou para minha sobrinha….

    Responder
  15. Edna Tempo de Algodão

    Menina, nem te conto…brinquei muito de pular elástico na minha infância! Me vi dentro da tua história …é igualzinho rsrsrsr
    Dá uma grande vontade de voltar no tempo!

    bjos

    Édna

    Responder
  16. Priscila

    Meninas, que eu me lembre, pular elástico não tinha música… a música era pra pular corda: Um homem bateu em minha porta e eu abri, senhoras e senhores, pulem de um pé só, senhoras e senhores, põem a mão no chão, senhoras e sen hores, dêem uma rodadinha, e vá pro olho da rua!!!

    Mas do elástico nnao tinha música (não que eu lembre). Tinha uma sequência louca pra seguir e o grau de dificuldade aumentava quando vc subia o elástico. Vasculhei a net e nos comentários da revista crescer a professora letícia disse:

    Letícia – Joinville/SC | 21/11/2008 08:20

    sou prof de ed fisica… ensinei para meus alunos o mesmo que aprendi quando criança e era assim dentro, fora, dentro, fora, dentro, pisa, (pisando no elástico) fora, X (nesse x, depois do X vc precisa pular e cair com os 2 pés certinhos dentro do elástico… Dai vai aumentando o grau de dificuldade canela, batata da perna, joelho, coxa e cintura (quando chega na altura da cintura vc não precisa mais saltar sempre com os 2 pés juntos, no caso vc deve levantar uma perna de cada vez, seguindo a música. depois o elástico fica na altura do peito, aí vc deve fazer uma manobra de entrada e saida depois é pescoço, faz a mesma manobra só que com o pescoço e depois quem segura o elástico deve levantar o braço e vc salta no meio, ao invés de usar as pernas vc usa os braços… (dentro, fora, dentro, pisa, fora e X) se conseguir passar daí, recomeça tudo, mas quem segura o elástico utiliza somente uma pena, deixando o espaço bem estreito.

    Mas acho que tinha várias formas de brincar de elástico, o que era ótimo pq as regras a gente inventava… e essas a gente seguia! Beijos

    Responder
  17. Olá.
    Visito seu blog já há algum tempo e o considero MARAVILHOSO! parabéns por tanto capricho e criatividade!

    Adoro colocar a mão na massa: pintar, costurar (sou bem iniciante na máquina ainda), bordar, decorar…enfim…o que me falta é tempo pois tenho 3 filhos….rsrrs

    Mas anoto (também sou viciada em listas…rsrs) tudo que pretendo fazer e vivo dando um pulinho aqui pra ver se encontro algo fácil e rápido pra me inspirar!

    Quanto à brincadeira de elástico…nossa! Como eu brincava quando era criança. Gostaria de ensinar minha filha, mas não lembro de todas as manobras. Enfim…o que eu lembro também é de que às vezes a gente não tinha elástico em casa e minha avó nos dava um tapete velho de cozinha (aqueles que a gente usa no sul, feitos com tiras longas de lycra) e a gente descosturava os dito cujos e ia amarrando uma tira na outra. Ai que saudade! ahuahuauha

    Bjs e parabéns

    Responder
  18. maria jose

    As meninas de hoje não só acham graça como passam o tempo todo pulando elástico. Minha filha e as colegas pulam sem parar e o elástico suja tanto que preciso lavar quase todo dia. Uma diversão e tanto. Elas adoram e cada vez inventam novos pulos.

    Responder
  19. Lilian

    Amei ler estes posts do elástico… muito bom ! relembrar é reviver o momento especial !
    O seu blog é demais !!! Parabéns !
    queria muito aprender a bordar legal e aqui é um ótimo local para me reciclar… muitas dicas bacanas, é como vc falou num post … passar as informaçòes adiantae e compartilhar é a melhor forma de fazer fluir a energia e conhecimento… concordo com vc.
    bjs
    Lilian

    Responder
  20. kaka

    elastico eu amo
    Elastico é a bincadeira legal bonita e especial pode pula meninas e ate meninas ate o animal pula alastico e fala babal elastico com mingual pula de um um pe so ate cança a dia todo que brincadeira

    Responder
  21. renata

    gostaria muito de RELEMBRAR a musica de pular elastico.sera q alguem lembra?
    please, eu adorava e quero ensinar p meus filhos .

    Responder
  22. Mariangela silva leite

    Acho muito legal essa brincadeira, gostaria de ensinar a minha filha mas não lembro como é, só vi comentários, mas ensinando não. Será que vcs conseguirião
    me passar com é que faz. Obrigado

    Responder
  23. juliana soares

    Que bom, achei que fosse só eu que estivesse procurando a brincadeira..tenho uma turma de meninas que estou ensinando a pular elástico,aí eu aproveito e coloco os meus 85 quilos para pular também!Tenho 33 anos e desenterrei esta brincadeira.Se alguém lembrar da musiquinha por favor me mande!

    Responder
  24. Fabiola

    Oii !!!
    Brinquei muito de Pular Elastico!!!!Era mt bom adorava!!!
    mas infelizmente não me lembro como brincar e nem de nenhuma musica!!!
    Venho tentando achar algumas Pistas,para ver se me lembro mas ta dificl,
    quero ensinar minha filha de 8 anos!!

    Se possivel me passe um Email,me explicando ficarei mt Grata!!!
    até mas…

    Responder
  25. cilene correia

    poxa amei tudo isso estou encantada. brincadeira do elastico era a minha predileta.
    esqueci todas as musicas mais se vc conseguir algumas me passa por favor.. estou louca procurando se puder me ajudar eu agradeço, um beijão e boa diversão.

    Responder
  26. secreto

    eu amo elastico eu so tenho 2 por inquanto,e eu sei tem:calombi,calçinha,coca cola,macarronada,macarronadinha.e tbm tem essa que e nova que se chama crusamento,fica de lado,passa uma mao por baixo do elastico onde o seu pe ta depois denovo crusando pelo seu pe depois o pe que esta fora vai para o outro lado e o pe que esta dentro vai por fora passando por dentro e indo para o outro lado

    Responder
  27. Danielle

    Que legal vim procurar algumas musicas p/ pular elástico com minha filha (Nycolle), e acabei relembrando de momentos muito bons. E foi bom saber que não sou a unica.rsrsrsrs !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
  28. Tiago de Amorim

    Olá, meu nome é Tiago e tbém sou Prof. de Educação Física. Gostaria que alguém me lembrasse como se canta as brincadeiras de pular elástico… alombi, calçinha, coca cola, macarronada, macarronadinha ou qualquer outra a não ser: dentro, fora, dentro, fora…

    Responder
  29. BRANCA

    Oi Dani,
    Brinquei muito de elástico… Mas, não lembro das manobras. Sou professora do Ensino Fundamental e ainda hoje, vejo meninas brincando de pular elástico na hora do intervalo, ou seja, algumas coisas são “eternas”, que bom!
    \o/ Beijos \o/

    Responder
  30. Sussu

    Oi, meninas! Meninas? Acho que não. A maioria já é mãe. Mas assim como eu, todas voltaram a infância com esse post do elástico. Vou fazer inveja a vocês. Não precisa ficar olhando e só lembrando do passado feliz. Briquem. Eu vou bincar. Sou chefe escoteira e estou preparando meus jovens (que têm entre 18 e 21 anos) para brincarem de elástico com os lobinhos (que têm entre 07 e 10 anos). Assim, todos nós vamos nos divertir, sem medo de ser ridículos! Sejamos felizes, MENINAS! Bjs. Sussu.

    Responder
  31. bruna

    triiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    Responder
  32. denu

    oi a todas, adorei de recordar con voçeis a brincadeira de pular elastico,hoje con 37 anos me faz sorreir recordalo. ate faz uns 2 anos atras ententei pegar esta brincadeira nas minhas filhas mas durarao un dia, moramos en barcelona y por elas seren españolas as brincadeiras delas sao otras completamente diferente,na verdade acho q nao saben o q e brincar realmente. adorei recordar..beijos

    Responder
  33. karol

    gostei muito de que voce falou pois eu tenho 10 anos e ainda amo bricar de elastico pois e muito legal e eu amo brincar e ate estou fazendo uma competiçao de elastico e com demais
    karol”!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

    Responder
  34. Larissa

    Nossaaa amei o blog
    tenho 17 anos, e esses dias tava brincando de passar embaixo da corda e ir abixando com meus amigos. Ai lembrei da brincadeira do elastico, to procurando igual doida as musiquinhas não lembro quase nada.
    Só que é na canela, joelho, coxas, cintura, embaixo do braço e pescoço.
    gostaria mto que alguem lembrasse as musicas e me fala.
    Queria ensinar meus amigos.. e que msm os adolescentes podem sair do computador e brincar um pouco como antigamente. Me diverti mtoo.!

    bjos
    obg

    Responder
  35. Ana Gabriela

    Olá,como é bom relembrar essas brincadeiras antigas.Precisamos resgatar essas brincadeiras.Não me lembro mais as regras.Será que tinha como vc me passar.Quero ensinar para minha sobrinha e minha filha.Abraços.Ana

    Responder
  36. laura

    bom eu sei uma e assim:cavalinho cavalinho cavalinho americano quem tem dente chupa cana quem nao tem come banana a,e,i,o,u e sei outra tambem e assim o:o tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem o tempo respondeu pro tempo que o tempo tem o mesmo tempo que o tempo tem

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>