Adesivo: frases nas paredes

adesivo de vinil - frase

Quem gosta de ler acaba sempre anotando frases, na esperança de poder usá-las em algum momento. Eu vivo com post-its grudados aqui perto do meu computador, para não esquecer de coisas bacanas que leio. Há um bom tempo, escolhi algumas frases e mandei fazer adesivos de vinil com elas, para colar pela casa. Mas o tempo foi passando e elas acabaram esquecidas. Hoje, continuando minha operação “ou usa, ou se desfaz!”, finalmente colei minhas frases. Comecei pelo quarto, com a citação de Mia Couto: “Os factos são reais depois de serem inventados”. Mantive no português de Portugal, porque nunca gostei de traduções do português para o português – acho sem sentido.

adesivo de vinil - frase na parede

Colar adesivos assim, longos, dá mais trabalho do que parece. Primeiro, é preciso medir para deixá-lo centralizado. Depois, é preciso medir para que não fique torto. Eu acho que o melhor jeito é colando alguns pequenos pedaços de fita crepe, para servirem de guia. Também ajuda bastante se duas pessoas fizerem o serviço. Colar sozinho fica ainda mais complicado. Para medir, você pode se basear pelo chão, pelo teto ou por algum objeto. Aqui em casa, nos baseamos pela cabeceira da cama, que é reta.

adesivo de vinil - frase

Com o adesivo posicionado, sempre é bom refazer as medidas, para ter certeza de que você não vai colar torto ou descentralizado. Por enquanto, o que você vê nas fotos é o adesivo completo, inclusive com aquele papel protetor da parte de trás.

adesivo de vinil na parede

Com a fita crepe, você prende todo o adesivo na parede (inclusive o papel protetor) e só depois retira o papel, com cuidado. O ideal é que uma pessoa vá puxando o papel no sentido horizontal, enquanto outra vai passando a mão levemente por cima do adesivo – que está com uma máscara auto-colante que ajuda na aplicação – para que ele grude na parede.

frase na parede - adesivo de vinil

À medida que a máscara é retirada, é sempre bom ir tomando cuidado com o adesivo. Ele pode enrugar, amassar ou soltar da parede se você fizer muito rápido ou com muita força. Paciência é fundamental. Para se ter uma ideia, eu levei mais de 10min para aplicar esta frase e contei com a ajuda do meu marido.

adesivo na parede do quarto

Depois de tudo retirado, a frase fica bonitinha no lugar. Mas sempre vai ser preciso tomar cuidado com a limpeza da parede. Como é um adesivo colado em uma superfície bastante porosa e com micro irregularidades, algum movimento muito brusco ou produtos químicos podem fazer com que ele se desgrude. A melhor maneira de limpar é usando um pano limpo e seco. Panos com muitas plumas não são indicados, porque alguns pedaços podem acabar grudados nas bordas do adesivo.

frase de adesivo colada na parede

Além da frase sobre a cama, também coloquei uma na parede do corredor. Desta vez, para medir, usamos o rodapé como base para fazer as medidas. Colocamos a cerca de 1,70 do chão.

adesivo de vinil - frase colada na parede

Seguimos o mesmo esquema de prender tudo com pequenos pedaços de fita crepe e depois ir retirando o papel de trás, à medida que íamos colando o adesivo – ainda com a máscara.

adesivo de vinil - frase colada na parede do corredor

frase colada na parede - adesivo

frase colada na parede

No corredor, a frase é de Paulo Leminski: “Pelos caminhos que ando, um dia vai ser, não sei quando”.

frase colada na parede do quarto

E na foto acima você pode ver um exemplo de como o adesivo pode ficar se a gente não medir direito. Esta frase aí eu colei sozinha e o resultado foi um caminho de rato, que subiu a ladeira e depois desceu de novo. Claro que este adesivo foi arrancado e jogado no lixo (é impossível descolar adesivos assim e reaproveitar, eles praticamente se autodestroem quando são arrancados).

Na foto abaixo, como ficou o quarto, com o adesivo reto e definitivo :)

frase colada na parede

Claro que este post dá direito a um kit de adesivos para o primeiro comentário! Boa sorte!!!

Para saber mais:
-Tutorial: como aplicar adesivo de vinil
-Azulejos de cara nova com adesivos
-Mês do Adesivo

31 ideias sobre “Adesivo: frases nas paredes

  1. Daniele Autor do post

    Desta vez a Julia deu sorte!
    Pode mandar os seus dados para a Caixa de Sugestões, Julia :)
    Meninas, não desanimem, não, que ainda tem vários kits para sortear…

    Responder
  2. Julia MS

    Agora comentando de verdade!!!
    Adoro frases de adesivos nas paredes…
    Tenho uma que eu gosto, em especial, do Antoine de Saint-Exupèry: tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.
    Pequeno Príncipe é um clássico, ainda tenho o livrinho que ganhei quando nasci!

    Beijo!

    Responder
  3. Pingback: BananaCraft » Mês do Adesivo: a primeira ganahadora da semana…

  4. Heidi Vogel

    Que boa idéia … já tinha visto no quarto de uma adolescente, mas era pintando. Com adesivo … quando enjoa, arranca e coloca outro …

    Mas … A parede … tem que ser bem lisinha, né?
    A de sua casa parece q é … o tipo de tinta deve ajudar …
    Que tinta foi usada na pintura? lembra-se?

    bjks, Heidi

    Responder
  5. Daniele Autor do post

    Heidi, a parede tem que ser bem lisa, sim. Se não, desgruda tudo. A tinta aqui de casa é látex semibrilho, se eu não estou enganada. Vou confirmar e depois te digo.
    Oi, Mah! Saudades de você!!!
    Pati, acho que foi Shelley-Allegro Script, mas não tenho certeza. Já faz muito tempo que as frases foram feitas.

    Responder
  6. Pingback: BananaCraft » Adesivo: frase no vidro da porta

  7. Gisele Franco

    Ai ficou tãoo lindo….estou procurando alguem que faça essas frases onde eu moro, estou de casamento marcado e tem uma musica do Milton Nascimento que marcou meu namoro e que eu estou louca pra colocar na cabeçeira da cama da minha casinha nova!
    de novo….ficou L -I-N-D-O………bjssss

    Responder
  8. HARRISON BOURGUIGNON

    Tá certo que o Mia Couto é moçambicano, mas vá lá… os adesivos são bonitos. Estou aprendendo muito com teu site e pretendo colocar em pratica algumas técnicas de adesivos. Em algum momento você falou de cliparts, estou com dificuldades apenas em encontrar um bom banco de imagens.
    Abç.
    Excelente trabalho!

    Responder
  9. cristina masi

    Tenho atelie decoracao para quartos de BEBE, amei esse trabalho, como sou artesa, sera de grande valia completarmos nossas decoracoes com este tipo de trabalho. Tenho certeza que faremos grande parceria
    Parabens pelo trabalho!

    Abracos
    Cristina Masi.

    Obs.: conheca meu site!!!

    Responder
  10. ana

    Oi…achei lindos esses adesivos…queria saber se vcs fazem ou em que tipo de lugar posso encomendá-los. Obrigada e realmente ficam lindos na decoração.

    Responder
  11. Vera

    queria um adesaio cdom a frase:
    “Fisicament, habitamos um espaço, sentimentalmenter, somo habitados por uma memória’
    José Saramago

    Vocês poderia fazer algo assim
    obridA

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>