Tutorial: Gaveteiro de madeira com textura

gaveteiro de madeira com textura

Se tem uma coisa que eu gosto nesta vida é de ter um lugar para cada coisa, uma coisa para cada lugar. Faz tempo que eu queria comprar um gaveteiro de madeira, para ajudar na organização aqui do meu craft room. Pois foi preciso ir até Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, para eu comprar um. Depois de comprado, estava em dúvida sobre o que fazer nele. Não queria simplesmente forrar as gavetas com papel ou tecido, como todo mundo faz.

A solução? Depois de um mega empurrão da minha amiga Fabi Sehnem – que incluiu uma aula virtual e tudo, decidi pintar de creme e usar uma técnica de textura de renda na frente das gavetas. Vi uma caixa que a Fabi fez assim e gostei de como ficou. Mas não tinha muita certeza se ia levar jeito para a coisa. A Fabi garantiu que era fácil e eu acreditei nela. Ainda bem, porque era fácil e eu agora tenho um gaveteiro estiloso, com a cara que eu queria.

gaveteiro de madeira

Para começar, pintei um gaveteiro de MDF (que custou R$16,50) com tinta PVA na cor creme. Usei um rolinho de pintura, para a tinta ficar uniforme, sem marcas de pincel. É bom lixar levemente entre uma demão e outra, para o visual ficar mais leve. Quando a tinta já estava bem seca e depois de umas três demãos de pintura, preparei as gavetas para fazer a textura com pasta de modelagem.

renda plástica

Para dar o efeito de renda, usa-se uma daquelas toalhas plásticas rendadas – daquelas que as avós têm mania de colocar na cozinha, como se fosse algo bacana. Parênteses: a minha era mesmo da minha avó. Quando ela faleceu, acabei herdando várias coisas que eram dela e que minhas tias não quiseram. Uma delas foi esta toalha plástica, o kitsch do kitsch. Bom, cortei um pedaço da toalha, exatamente do tamanho da frente da gaveta. Uma dica é procurar por toalhas plásticas com a trama da renda bem aberta, para que a pasta passe pelos buracos e a textura fique mais bonita.

gaveteiro de madeira

Para que a renda ficasse bem fixada, usei fita crepe. É o ideal porque gruda mas não a ponto de tirar a tinta. Prendi a fita nas laterais, no topo e na base.

gaveteiro de madeira

Com uma espátula plástica, espalhei um pouco de pasta de modelagem por cima da renda plástica. A quantidade de pasta que a gente usa é muito pouca, porque a camada é fina e, no meu caso, cada gaveta era bem pequena.

gaveteiro de madeira com textura


gaveteiro de madeira com textura de pasta de modelagem


gaveteiro de madeira


gaveteiro de madeira com textura

Agora é a única parte complexa da história toda: tirar a renda e manter a textura na madeira. Parece complicado, mas não é. Basta puxar a fita crepe com calma e cuidado e, depois, retirar a renda com delicadeza. Como a pasta de modelagem tem bastante consistência e é firme, a textura fica no lugar certo.

gaveteiro de madeira


gaveteiro de madeira

Como eu tinha seis gavetas, resolvi fazer um teste e reaproveitar o mesmo pedaço de renda. Lavei a renda plástica em água corrente, sequei bem e grudei na outra gaveta. E funcionou direitinho. Mas é importante lavar sempre a renda entre uma aplicação e outra, porque senão a textura fica prejudicada, com menos detalhes.

gaveteiro de madeira

Mostrei a foto acima para a Fabi e ela me disse para lixar levemente a pasta de modelagem, para tirar aquelas pontinhas muito agudas. Quando estava bem seco, fiz isso, usando uma lixa bem fina. Tirei toda poeira e em seguida passei cera incolor, para dar brilho e proteger. Se você preferir, pode passar uma demão de verniz e, quando estiver seco, passar a cera.

gaveteiro de madeira


gaveteiro de madeira

E aí já estão as gavetas, guardando pequenos laços, flores e outros pequenos apliques – muitos deles também comprados em Santa Catarina. Como tenho uma tendência a mudar as coisas de lugar, não tenho certeza se é isso mesmo que vou abrigar no meu gaveteiro. Por enquanto, já está me ajudando a deixar minha mesa mais organizada.

gaveteiro de madeira com passarinho

E mais bonita, é claro.
Ah, a escolha da cor é porque tomei a decisão de, em 2009, deixar meu craft room nos tons aqui do blog. Vermelho, beges, marrons, amarelos e tons terrosos são exatamente o que tenho em mente…

P.S. A Fabi está me lembrando que não é preciso cortar a renda plástica. Pode usar inteira, prendendo apenas a parte onde será colocada a pasta. Assim dá para aproveitar para peças maiores depois. No meu caso, a toalha plástica era muito grande e eu não consegui prendê-la na gaveta, que é bem pequena. Obrigada, Fabi!

19 ideias sobre “Tutorial: Gaveteiro de madeira com textura

  1. Bárbara

    Uau…. tutorial MEGA EXPLICATIVO!!!
    Tudo anotadíssimo! :)
    Depois mostro as experiências!
    Beijocas

    *Como uma prof. como está não tem como errar! :)

    Responder
  2. Drica

    adorei o tutorial! parabens….sabe q eu vivo procurando estes gaveteiros de mdf por aqui e nao encontro…..por acaso vc sabe d algum lugar q venda aqui no RS? bjao e obrigada! :D

    Responder
  3. Daniele Autor do post

    Lia, achei muito fácil de usar as toalhas. Elas são praticamente um stencil. Obrigada!
    Drica, por aqui também não vejo, não. Você já procurou em Tramandaí? Ali na entrada da cidade tem uma loja grande que vende muitas peças de MDF. Talvez tenha… Beijos!

    Responder
  4. Lili

    Adorei a dica! Acho que dá até pra fazer um meio pé na parede…fica discreto e delicado…vou tentar! Ah! Capa de caderno em MDF deve ficar bom também, né?
    (muito obrigada pela divulgação no seu site…fiquei muito feliz!) ;-D

    Responder
  5. Cristiane Monteiro

    Oi!

    Sou curiosa por natureza e apaixonada por “faça você mesmo”… porém, nunca tenho tempo de fazer td que gostaria… adoro dar uma espiadinha no seu blog de vez em quando! e qual não foi minha surpresa ao ver que você comprou o gaveteiro na minha cidade natal??? O projeto final ficou lindo!
    Adorei saber que vc passou por Jaraguá do Sul… quando resolver vir de novo, entre em contato!

    Boa sorte… bjo!

    Responder
  6. Pingback: BananaCraft » Tutorial: gaveteiro de caixas de papelão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>