Como organizar uma sapateira

Mulheres costumam ter problemas para guardar sapatos, pelo simples fato de que mulheres têm muitos sapatos. Eu não sou nenhuma Imelda Marcos, mas tenho lá minhas compulsõeszinhas. Mesmo assim, com um pouco de paciência, foi fácil, fácil organizar minha sapateira nova. Tão fácil que até sobrou espaço para outras coisinhas…

Tarde de sol e frio – perfeita para ficar dentro de casa. Uma sapateira vazia e muitos sapatos no chão, esperando para irem morar na sua casa definitiva. Comecei fazendo uma separação de sapatos de verão e de inverno. Os de verão ficam atrás, esperando que setembro chegue e eles possam trocar de lugar com seus irmãos do frio. A regra vale tanto para os sapatos femininos quantos para os masculinos – em menor número aqui em casa, claro.

Se você olhar com atenção, vai ver que os sapatos masculinos ocupam exatamente a metade do espaço dos femininos. Isso me fez pensar que não devo comprar sapatos durante um bom tempo… Coloquei tênis e Crocs na primeira prateleira, sapatos e botas pretos na segunda, sapatos de festa na terceira e marrons na quarta. No fundo, os de verão, seguindo mais ou menos o mesmo esquema de cores. Os coloridos ficaram misturados, quebrando um pouco a minha organização. No caso dos sapatos e tênis do meu marido, segui a mesma regra, colocando sandálias e chinelos no fundo. Sapatos marrons em cima, tênis mais embaixo.

O bom é que sobrou espaço. Quatro prateleiras para eu me divertir colocando outras coisas.

Uma das coisas que eu estava precisando de espaço para guardar eram os cintos. Não vejo forma melhor de guardá-los que não seja pendurados. Ocupam menos espaço e ficam sempre a mão, prontos para serem usados. Como minha sapateira veio sem espaço para isso, tivemos que improvisar. Um pedaço de madeira, sete ganchos e voilà! Só foi preciso prender na porta – tarefa que eu gentilmente cedi para o outro usuário aqui da sapateira… :)

Cintos pendurados, parti para a ocupação das prateleiras vazias. Quatro, totalmente à minha disposição!

As primeiras beneficiadas foram as minhas bolsas, que estavam perdidas no fundo de um baú. Como a maioria das minhas bolsas são de tecido, lona e palha, prefiro guardá-las empilhadas, separadas por tipo e cor. As de festa, estruturadas, coloquei no fundo, em pé, para não ter perigo de amassar.

Assim, organizadinhas, elas ocuparam apenas a sétima prateleira, deixando espaço para guardar toalhas, bonés e bolsas de viagem, lá em cima, onde o acesso é mais difícil.

Missão cumprida, fechei as portas e fui tomar um chazinho, que o frio já estava soprando aqui fora.

Para saber mais:

-Dicas para organizar a casa aproveitando dias de folga

-Dicas úteis para quem está mudando de casa

13 ideias sobre “Como organizar uma sapateira

  1. Ana Paula

    Olá, tudo bem?
    Será que você ainda teria as medidas da sua sapateira? Estou procurando uma sapateira ha tanto tempo e finalmente achei uma que pudesse caber os meus sapatos e ao mesmo tempo finalmente encontrei uma que fosse bonita!
    Ficaria extremamente grata com a informação.
    Se não for abusar muito, qual material foi usado? é em mdf?
    Parabéns pela organização dos sapatos, ficou uma gracinha.
    Obrigada, beijos,
    Ana Paula.

    Responder
  2. Daniele Autor do post

    Oi, Ana Paula. A minha sapateira foi mandada fazer sob medida, para encaixar num nicho da parede do quarto. Ela é toda de mdf e foi feita na loja Móveis Lustro, de Gramado – RS.

    Responder
  3. Franciele

    Oi Daniele, seguindo a pergunta da Ana Paula, você teria as medidas da sua sapateira? Eu estou reformando meu quarto e quero fazer uma também, mas não tenho muita noção de tamanho. Se puder me ajudar, agradeço de coração.
    Beijos

    Responder
  4. Kézia

    Noooossa simplesmente perfeita! Cabe tudo mesmo! E dá pra dividir com o maridão…srsrsrsrs queria mandar fazer mas não tenho noção da altura e profundidade…seria possível vc informar??? a largura vai ser de acordo com o espaço disponível no nosso quarto.
    Bjos

    Responder
  5. Mirna

    Oiiie Daniele, amei a dica, estou procurando uma destas faz mto tempo, não tenho noção de tamanho.

    Please, vc poderia passar as medidas???

    Quero uma dessas!!!! Amei!!!

    Parabéns pela idéia!!

    Responder
  6. Karina Moreira

    olá adorei sua sapateira mas a distancia para mim é o grande problema se puder me passar as medidas por e-mail agradeço porque assim poderei mandar fazer aqui em sp.
    mil bjs e obrigada seu blog é demais

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>